TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro Liderança e Administração Esportiva - Jean Lucas Rosa

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  904 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo do livro Liderança e Administração Esportiva

Autor: Ida Ribeiro Morales

Aluno: Jean Lucas Rosa – 2º período de Educação Física – Bacharelado

Fundação de Ensino Superior de Passos – FESP

Faculdades Integradas do Sudoeste Mineiro

Capítulo 1 – Definição de Gerência

Podemos definir gerência, de maneira especial gerência esportiva, como “a administração de informações, recursos humanos e materiais, em unidades organizacionais, com a finalidade de alcançar objetivos, satisfazendo a clientes e proporcionando realizações àqueles que a executam.”

O gerente deve ser aquele que administra, organiza, incentiva e controla uma determinada equipe ou grupo de pessoas. Ele “não é um executor, a ele compete fazer que as pessoas façam” e façam bem e em tempo hábil.

Capítulo 2 – Explorando seu potencial

Devemos investir muito tempo em nosso desenvolvimento pessoal. Eu não conseguirei convencer ninguém a seguir uma linha de pensamento ou atitude se eu mesmo não sigo, não conheço e não tenho convicção daquilo.

“Não podemos gostar de ninguém se não gostamos de nós mesmos”. Devemos alimentar o nosso ego, para depois trabalharmos e cuidarmos dos outros, levando sempre o trabalho muito a sério, pois estamos trabalhando com seres humanos, seres que trazem sentimentos e emoções.

Capítulo 3 – A formação da equipe

Podemos definir equipe como um grupo de pessoas que trabalham visando um mesmo objetivo. O líder é peça essencial e deve exercer seu papel de maneira em que exista sintonia entre toda a equipe.

“A equipe integrada irá conseguir desenvolver propostas valiosas para o desenvolvimento do todo...”

Capítulo 4 – Reuniões

Reuniões são vistas, na maioria das vezes, como algo chato e sem sentido, mas se conhecermos os métodos certos para realizarmos uma reunião, conseguiremos alcançar os objetivos planejadas e trabalhar bem com toda a equipe.

As reuniões podem ter vários objetivos, como ser objetiva, consultiva, decisiva e criativa.

Existem vários tipos de lideranças, que dizem respeito tanto a condução de reuniões quanto ao estilo do líder no dia a dia. A liderança pode aparecer como democrata, autocrata e permissiva.

Quando lideramos, podemos e devemos notar os tipos de pessoas que fazem parte da equipe e através disso trabalhar o foco e os objetivos da equipe, sabendo utilizar os talentos e trabalhando os defeitos de cada um. Os tipos de membros encontrados podem se dividir em otimista, tímido, falante e disperso.

Capítulo 5 – Delegação e tomada de decisões

“Praticar a delegação é sinônimo de gerenciar. Não há gerente se não existe delegação.”

O gerente sabe delegar é aquele gerente que confia em si mesmo e confia em suas atitudes. Quando ele delega alguém a alguma função, ele está demonstrando confiança nesta pessoas e está fazendo com que ela se sinta útil e importante.

Quando não existe a verdadeira delegação, os membros passam simplesmente cumprir tarefas, não assumindo responsabilidades e não se sentindo importantes.

Alguns gerentes não delegam por falta de confiança no subordinado ou por medo do funcionário fazer melhor do que ele, entre outros motivos.

Ao gerente cabe o papel de delegar e realizar as tomadas de decisões nos momentos certos e com a pessoa certa.

Capítulo 6 – Motivação

Criar uma equipe motivada e empenhada com a causa, pode ser a chave do sucesso. Quando a equipe está motivada tudo fica mais fácil, nada é problema, não existe stress, tudo é motivo para crescimento.

Existem diversas teorias de motivação, da qual podemos destacar 3:

- Teoria de Maslow – Hierarquização das necessidades humanas;

- Teoria X e Teoria Y – Uma visão tradicional da direção e do controle e a integração dos alvos dos indivíduos e da organização;

- Teoria dos dois fatores – baseada em pesquisas de opinião.

Críticas e elogios são sempre bem vindos e construtivos para uma equipe. Essas críticas e elogios devem ser ditos no momento certo e da maneira certa e para a pessoa certa.

Capítulo 7 – Criatividade

Os processos criativos são divididos nos seguintes estágios:

1-Tomada de contato

2-Preparação

3-Incubação

4-Iluminação

5-Verificação

A criatividade deve ser incentivada e utilizada para que uma equipe obtenha os resultados esperados. Às vezes esta criatividade pode levar a equipe ao insucesso, mas ela deve ser criativa o bastante para recomeçar.

Para estimular esta criatividade, o gerente deve ser democrata e acolher a ideia e opinião de todos.

Capítulo 12 – Relacionamento humano

Para termos um bom relacionamento interpessoal, precisamos primeiramente nos amar, para depois transparecer este amor no cuidado com o outro. Uma equipe deve ser cuidar, se amar, e o líder da equipe deve incentivar isso e ele deve ser o primeiro a agir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com