TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ser humano em relação

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 5

1. Marque apenas a alternativa incorreta:

a. ( ) O espectro de atuação da bioética pretende envolver não apenas a responsabilidade de médicos, cientistas, biotécnicos, mas também as decisões e o destino de cada ser humano, as responsabilidades políticas e culturais da coletividade, o que torna a bioética muito acima da deontologia e da ética médica.

b. (x) Temos de deixar o médico responder sozinho com seu código de ética, ou ao pesquisador com todos os interesses pessoais e institucionais que cercam a pesquisa científica, sobre quais procedimentos médicos ou quais as políticas adotadas em ciência e tecnologia.

c. ( ) A este debate que reúne primeiro a comunidade científica, pretende somar-se a sociedade civil, juristas, religiosos, filósofos e dirigentes políticos, todos interessados em fundamentar posturas e justificar escolhas.

d. ( ) Nenhuma das alternativas acima, pois todas estão corretas.

2. Sobre as políticas de ação afirmativa é incorreto afirmar que:

a. ( ) As políticas de ação afirmativa suscitam uma grande polêmica em todas as sociedades em que se propõem medidas concretas para sua implementação.

b. ( ) No Brasil as políticas de ação afirmativa desvela inúmeros aspectos ligados à própria construção histórica da nossa sociedade e sua forte hierarquização, lógica de privilégios, autoritarismo, apadrinhamento e favor.

c. ( ) As políticas de ação afirmativa brasileiras são orientadas a ignorar determinados grupos que tiveram suas oportunidades de acesso a recursos e bens da sociedade negadas ou minimizadas ao longo da história.

d. (x) No Brasil as políticas de ação afirmativa estão o voltadas para favorecer o acesso às mulheres, à população indígena, aos afro-descendentes ou outros grupos excluídos, a direitos básicos inerentes a todos os seres humanos.

3. Tendo como base as definições e histórico das palavras negritude e etnia, marque apenas a resposta incorreta:

a. ( ) O movimento negro, também chamado de renascimento negro, encontra nos Estados Unidos expressões musicais como o jazz, o blues, o negro spiritual.

b. (x) Quando se menciona o termo negritude, muitos o associam à superioridade de uma raça sobre outra ou à valorização de uma raça em detrimento de outra, o que é um pensamento correto.

c. ( ) No Brasil, a primeira iniciativa de valorização da cultura negra coube a Francisco Solano Trindade, poeta, cineasta, pintor, ator, crítico teatral. Nascido em 1908 em Recife, fundou em 1936 o Centro Cultural Afro-Brasileiro e a Frente Negra Pernambucana.

d. ( ) O primeiro negro a marcar seu nome na história nacional foi Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo de resistência contra a escravidão no século XVII. Por mais de 15 anos liderou o Quilombo, até ser assassinado em 20 de Novembro de 1695.

e. ( ) André Lalande afirma que raça é um grupo de indivíduos, de menor extensão do que a variedade, nos quais se perpetua, pela hereditariedade e independentemente da ação do meio, um conjunto de características biológicas, psicológicas ou sociais que os distingue dos indivíduos pertencentes a outros grupos próximos

4. Conforme Debora Diniz, doutora em antropologia, professora de Direito da UnB e pesquisadora da Anis Instituto Bioética, a grávida brasileira vítima de zika deve ter direito ao aborto. Marque abaixo apenas a alternativa que não corresponde com as explicações e justificativas da doutora:

a. ( ) Para Debora, o escândalo não deve ser o direito ao aborto em caso de zika, mas a negligência do Estado brasileiro em enfrentar a epidemia. Ela afirmar que a conversa precisa ganhar contornos justos, e o mais importante deles é reconhecer que as mulheres estão desamparadas pela incapacidade do Estado de eliminar o mosquito.

b. ( ) Debora afirma que o direito ao aborto é só uma das formas de proteger as necessidades de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com