TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintomas de Estresse

Por:   •  25/10/2018  •  Abstract  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

Segundo De Rose Junior et. al (2004) o “stress” competitivo é um assunto muito explorado nas pesquisas da área da psicologia do esporte, sendo o jogo um dos fatores que mais gera situações de “stress”. Para De Rose Junior et. al (1999) o “stress” é um dos fatores psicológicos mais frequentes no esporte competitivo. E De Rose Junior (2002) coloca o “stress” como um dos fatores determinantes no desempenho.

Segundo Santos e Shigunov (2000), a preparação psicológica é tão importante quanto às preparações físicas, técnicas e táticas, já que de nada vai adiantar estar em excelente nível físico, técnico e tático quando se tem influências psicológicas fortes o suficiente a ponto de afetar a performance.

O objetivo dessa pesquisa será verificar os sintomas de estresse pré-competitivo em atletas infanto-juvenis de diferentes modalidades, basquetebol e voleibol, e comparar os resultados entre elas para verificar se existe uma causa comum entre as modalidades. Para a coleta desses dados será aplicada a Lista dos Sintomas de Estresse Pré-competitivo Infanto-juvenil (LSSPCI), em 78 atletas, da cidade de Mococa-SP, de ambos os sexos, com idade entre 14 a 17 anos, 30 minutos antes do início das partidas.

Palavras-chave: Adolescente; Esporte; Pré-competição.

INTRODUÇÃO

Sabemos que atualmente os fatores psicológicos como a ansiedade e o estresse são bases de vários estudos devido à influência que esses fatores exercem na prática esportiva dos atletas.

Para Fabiani (2009) o fator psicológico deve ser treinado já que pode influenciar a técnica, a tática e o condicionamento físico. E para Caputo et. al (2017) dentro do âmbito esportivo, o componente psicológico tem tanta importância quanto os componentes físico, técnico e tático do treinamento.

Portanto a compreensão do que esses fatores causam no organismo pode nos ajudar a melhorar o desempenho e a performance dos atletas. Segundo Leite (2007), o estudo das emoções e seu controle têm como objetivo melhorar a compreensão das mesmas e predizer a conduta e o rendimento em uma competição.

Segundo Samulski (2002) no desenvolvimento e controle do estresse, as técnicas de maior importância para a psicologia são desenvolvidas pelos próprios atletas na regulação de seu estado emocional. Para nortear esses exercícios é preciso saber qual, ou quais os fatores/causas que geram o estresse.

Visando conhecer quais os sintomas de estresse entre os jovens atletas, o objetivo desse estudo será verificar os sintomas de estresse em atletas de 14 a 17 anos praticantes de diferentes modalidades esportivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com