TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese do artigo: Esporte: um fenômeno heterogêneo: estudo sobre o esporte e suas manifestações na sociedade contemporânea

Por:   •  31/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  966 Visualizações

Página 1 de 6

O esporte se manifesta de diferentes formas, sua finalidade é moldada de acordo com as intenções dos indivíduos participantes. A categorização do esporte é dada por dois componentes: o sentido da prática e a modalidade esportiva. A modalidade esportiva são as práticas esportivas desempenhadas, possuem regras específicas, normalmente regulamentadas por instituições. Por outro lado o sentido da prática esportiva pode ser classificado como atividade de alto rendimento ou atividade de lazer.

Atualmente o esporte se manifesta diariamente na cultura e nos costumes da sociedade, porém por ser um fenômeno complexo a conceituação hegemônica de esporte é improvável. O esporte pode ser compreendido de maneiras variadas, seu sentido é modificado pelos traços sócio-culturais dos participantes das atividades esportivas.

Historicamente observam-se diversas formas de manifestações esportivas, sendo que o esporte contemporâneo mostra ascendência na organização e princípios sociais provenientes da transformação ocorrida na Inglaterra do século XVIII, onde alguns jogos realizados em determinadas regiões passaram por um processo de institucionalização das regras. Essas práticas se espalharam pela Inglaterra e logo surgiu a necessidade do processo de criação de normas universais, pois as normas regionalizadas dificultavam a disputa entre pessoas de diferentes localidades. Com a intensificação desse processo outros países europeus passaram a observar essas atividades.Durante o século XX o esporte sofreu grandes transformações, além de haver mais possibilidades de atividades, o esporte adquiriu a condição de espetáculo.

Dessa forma, ao evento sócio-cultural que abrange diversas atividades humanas voltadas para competição, com regras particulares e institucionalizadas, que se manifestam através movimentação corporal, chama-se de esporte. Nesse âmbito a competição não é classificada como boa ou má, sendo que está é característica intrínseca do esporte e da vida humana. Assim, o esporte pode ser caracterizado pelos exercícios corporais que obedecem a regras peculiares desenvolvidas pelos participantes ou por instituições competentes, que utilizam a competição contra os feitos do próprio participante, ou de um adversário, para a comprovação da capacidade humana.

Para a compreensão de um fenômeno vasto como o esporte é necessário sopesar seus diferentes contextos. O esporte depende da modalidade esportiva e do sentido que o praticante lhe dá. Existem inúmeras formas de manifestação esportiva, um campeonato profissional de futsal, tem como sentido uma competição de alto rendimento e modalidade específica, enquanto um jogo de vôlei entre idosos, tem como sentido lazer e outra modalidade especifica (vôlei), sendo que no segundo caso a regras podem ser ajustadas as necessidades e limitações dos praticantes. Os dois grupos estão envolvidos com o esporte, mas de formas diferentes.

As formas diferentes sob as quais o esporte se apresenta deve-se ao sentido da atividade esportiva e a modalidade esportiva praticada. O sentido da atividade esportiva é proveniente das posições sociais, culturais e históricas dos participantes, portanto tem relação direta com o motivo pelo qual a atividade é praticada, assim como os valores disseminados

por ela. Os valores difundidos por determinada prática esportiva diferenciam a atividades esportivas de alto rendimento das de lazer. A modalidade esportiva é caracterizada elo conjunto de normas e regras que a regem, muitas modalidades tem órgãos (federações,ligas, confederações) que atuam na regulamentação da prática.

Toda prática esportiva é apresentada pela sua modalidade e pelo sentido dado pelos praticantes, no entanto não há diversos tipos de esporte e sim formas distintas de expressar o esporte. Desse modo, a uma mesma modalidade podem ser dados sentidos diferentes, ou um mesmo sentido pode ser aplicado a modalidades diferentes. Portanto existem infinitas combinações possíveis para a atividade esportiva, então ao buscar o entendimento de uma prática esportiva é necessário analisa-la como fenômeno complexo. O esporte possui peculiaridades que dependem do indivíduo que o pratica, pois este molda e é moldado pela prática esportiva.

O esporte influencia hábitos e condutas em nossa sociedade, pois transmite princípios dependentes do sentido dado a atividade esportiva. Portanto o esporte possui elementos importantes de aprendizado. Sendo consideradas duas maneiras de apresentação do esporte, no que diz respeito ao sentido, o esporte de alto rendimento e o esporte por lazer.

O esporte de alto rendimento remete ao esporte profissional, aquele no qual os atletas tem estrutura e materiais de treinamento voltados para a melhora continua do desempenho, visando vantagem competitiva. Neste ambiente profissional o objetivo vai além da vitória, buscando também lucros financeiros. Nesse âmbito é necessário homogeneizar as regras do esporte de alto rendimento, o que acarreta determina hegemonia cultural, através da transmissão de valores. Aqueles que tomam o esporte de alto rendimento como única expressão do esporte, buscam a vitória e a superioridade em relação aos oponentes, sendo estes são valores passados por esta prática esportiva.

Por outro lado a prática esportiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com