TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Educação Física

Por:   •  3/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

Brincadeiras cantadas no desenvolvimento motor em crianças com autismo.

Sounds of motor development in children with autism.        

Helena Maria Jardim VIANA¹

Discente da Universidade Brasil, helena0viana@gmail.com

Tiago Jesus dos SANTOS²

Discente da Universidade Brasil, tiago.sants7@gmail.com

Introdução

Atualmente o autismo representa um grande desafio para os profissionais da educação, pois, a criança autista apresenta dificuldades na comunicação e na socialização comprometendo o seu comportamento na interação em sala de aula. O ambiente escolar pode trazer às crianças a oportunidade de inclusão, utilizando  linguagens simples, claras e concretas, construindo assim um espaço para o desenvolvimento motor e a inclusão social.

O Autista tem três tipos de comportamentos: Interações Sociais; Comportamentos estereotipados, repetitivos e restrição de interesses; Comprometimentos qualitativos na comunicação e na linguagem. Sendo que brincadeiras que envolve expressão corporal para a criança tem um papel fundamental para seu desenvolvimento pois estimula suas habilidades básicas. Conforme Araújo/APAE-Piumhi (2012): “As brincadeiras são uma ferramenta lúdica para desenvolver o potencial cognitivo, psicomotor, social e afetivo da criança, sempre respeitando o seu nível de desenvolvimento, promovendo aulas muito prazerosas”.

De acordo com Sassaki (1999, p. 41) inclusão social pode ser conceituada como sendo o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade. A inclusão social constitui então um processo bilateral no qual as pessoas, ainda excluídas, e a sociedade buscam, em parceria, equacionar problemas, decidir sobre as soluções e efetivar a equiparação de oportunidades para todosO objetivo desse artigo é mostrar brincadeiras cantadas, através de expressão corporal, dança e ritmo, que pode ser desenvolvido o socioemocional e a capacidade motora de um autista, pois sua habilidade motora é irregular. O autista consegue se comunicar e se relacionar com as pessoas ao seu redor, desde que não desrespeite seus limites, a dança pode assim ser um meio para a construção também da inclusão educacional do aluno autista.

Através das atividades espera-se que os alunos possam criam novas formas de se comunicar, onde dentro da aula o aluno possa se expressar e colocar para fora aquilo que está dentro de si, fazendo que o professor saiba formas de mantê-lo dentro da aula causando assim interesse para que ele permaneça até o fim da atividade. Fazendo com que o aluno entenda que não vive no mundo só dele, e sim é capaz de se relacionar com outras pessoas a sua volta.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com