TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC MULTICULTURALISMO

Por:   •  22/5/2015  •  Monografia  •  3.821 Palavras (16 Páginas)  •  1.217 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADES MAGSUL[pic 1]

                

FABYANA ARAUJO FREITAS

O MULTICULTURALISMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PRESENTE NA FRONTEIRA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL RAMIRO NORONHA DE PONTA PORÃ/MS

PONTA PORÃ

2013

O MULTICULTURALISMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PRESENTE NA FRONTEIRA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL RAMIRO NORONHA DE PONTA PORÃ/MS

[pic 2]

        

.

Data de aprovação: ___/____/ 2013

Local: Faculdades Magsul        

Banca Examinadora:

___________________________________________________________________________

Orientador(a): Prof.ª MS. Andrea Natalia da Silva

                       

___________________________________________________________________________

Membro: 

___________________________________________________________________________

Membro: 

AGRADECIMENTOS

        

                Em primeiro lugar, quero agradecer a Deus que esteve e sempre estará presente em todos os momentos da minha vida, me guiando, me protegendo e olhando por mim nas minhas conquistas e nas minhas derrotas.

                O meu agradecimento a todos que de alguma forma direta ou indiretamente contribuíram para a concretização de mais um sonho e projeto de investigação.

        Agradeço a Faculdades Magsul pelo apoio e auxílio em todos os momentos críticos que passei.

        A Professora Mestre Andréa Natalia da Silva pela sua dedicação e apoio na orientação científica, disponibilizando seu tempo precioso e muito concorrido.

        A todos os meus mestres que colaboram na minha formação pessoal e profissional. Principalmente ao Professor Mestre João Antonio da Silva Barbosa, que acreditou em mim e me ajudou em todos os momentos bons e ruins que vivenciei até a conclusão da minha Licenciatura.

        Aos meus colegas de profissão que colaboram de alguma forma, incentivando e trabalhando coletivamente na conclusão do curso.

        A minha família, pelas atitudes de compreensão, de encorajamento e principalmente incentivo nos momentos que pensei em desistir, nas angustias e obstáculos que foram surgindo e estiveram sempre ao meu lado.

        A todas as pessoas, amigos e funcionários das Faculdades Magsul que indiretamente me auxiliaram de alguma forma, vivenciando todos os momentos da minha vida acadêmica.

        A todos que indiretamente e diretamente esteve presente nessa conquista da minha vida, meu muito obrigado por tudo.

FREITAS, Fabyana Araujo. O MULTICULTURALISMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PRESENTE NA FRONTEIRA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL RAMIRO NORONHA DE PONTA PORÃ/MS. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura Plena- Curso de Educação Física, Faculdades Magsul, Ponta Porã, 2013.

RESUMO

O objetivo do presente trabalho de conclusão sobre “O Multiculturalismo nas aulas de Educação Física Escolar presente na Fronteira: um estudo de caso com o Ensino Fundamental da Escola Municipal Ramiro Noronha da cidade de Ponta Porã/MS”, têm como objetivo a análise da importância da cultura na futura formação dos alunos nas aulas de Educação Física, sendo o professor articulador de toda a aprendizagem e inserção da pluralidade cultural no cotidiano escolar.

O Multiculturalismo é um tema presente em nossa fronteira e presente nas escolas pontaporanenses, tendo como forte aliado o parâmetro curricular, sendo um tema transversal a ser trabalhado nas aulas de Educação Física.

O profissional da área não somente de Educação Física, mas da educação em geral, tem um papel importante em inserir multiculturalidade na educação.

O objetivo desse trabalho é analisar o caminho pedagógico utilizado pelos professores de Educação Física frente ao tema transversal multiculturalidade no processo educativo.

É nesse contexto que pretendo destacar a cultura de Ponta Porã versus Pedro Juan Caballero destacando a importância da cultura na vida dos alunos pontaporanenses e paraguaios. Pesquisando sobre a parte cultural do Sul- Matogrossense e suas diversidades, manifestações e características culturais. Através desse recolhimento de dados, por meio de uma pesquisa qualitativa, com estudo de caso, questionários e entrevistas, que espero verificar como esta sendo trabalhada a multiculturalidade na escola e principalmente nas aulas de Educação Física.

Palavras Chaves: Multiculturalidade, Educação Física, Fronteira

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................................

CAPÍTULO - 1 MULTICULTURALISMO NO ÂMBITO ESCOLAR................................

  1. O que é multiculturalismo?..................................................................................................
  2. Revisão Literária sobre o multiculturalismo.......................................................................

  1.3 Multiculturalismo e Escola .................................................................................................                

CAPÍTULO - 2 EDUCAÇÃO FÍSICA e MULTICULTURALISMO...................................

   2.1 Revisão Literária sobre Educação Física e multiculturalismo...........................................

CAPÍTULO - 3 ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL RAMIRO NORONHA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL:  APRESENTAÇÃO, ANÁLISE DE DADOS E RESULTADOS OBTIDOS.......................

3.1 Aspectos culturais da cidade de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero..................................

3.2 Fundação da Escola Municipal Ramiro Noronha........................................................

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (311.1 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com