TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE GINASTICA LABORAL

Por:   •  2/11/2018  •  Resenha  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 6

A Ginastica Laboral surgiu em ação preventiva para a saúde do trabalhador e também com objetivo  de obter rendimento na empresa. Com a Revolução Industrial foi preciso estudar propostas em  busca do capital, do poder financeiro e econômico. Pensar em globalização é pensar em  competitividade, onde a tecnologia está cada vez mais avançada, e crescendo muito rápido. (LIMA, 2004). O primeiro registro encontrado da GL foi em 1925 na Polônia, logo após na Alemanha Oriental, e também na Holanda, Bulgária, e Rússia com o objetivo de  propor exercícios baseados na reação motora. (RIMOLI, 2006).

TIPOS DE GINASTICA LABORAL

a) Ginástica Laboral Preparatória (GLP): Realizada antes de qualquer trabalho,  assim que o trabalhador chega à empresa. Serve para aquecer a musculatura e as  articulações que serão exercitadas no horário de trabalho. O tempo de duração é de  no mínimo de 5 minutos e máximo de 15 minutos (LOPES; NOGUEIRA; MARTINEZ, 2008).

b) Ginástica Laboral Compensatória (GLC): Realizada no meio do expediente, três horas após o trabalho executado, tem como objetivo compensar os músculos que foram trabalhados no período. Estudos encontrados relata que ao exercer essa atividade é fundamental para que o funcionário tenha um bom desempenho e  aumente o ritmo da produção da empresa (LOPES; NOGUEIRA; MARTINEZ, 2008).

c) Ginástica Laboral Relaxante (GLR): Realizada no final do expediente com o  objetivo de relaxar os músculos, realizada com alongamento e massagem para  aliviar tensões que o trabalhador pode acumular (RIMOLI, 2006).

BENEFÍCIOS

Os benefícios que a Ginastica Laboral traz para os funcionários é:

a) Aumentam a disposição e a motivação;

b) Diminui as dores e tensões musculares;

c) Relacionam-se mais, há um melhor trabalho em equipe;

d) Aumenta a força, resistência e velocidade;

e) Melhora a saúde nos seus aspectos, social, físico, mental, e espiritual.

Para terem um bom desenvolvimento de produtividade atualmente as empresas estão investindo na saúde dos seus funcionários  para que assim possam obter posteriormente:

a) Aumento da qualidade na produção;

b) Diminuindo o afastamento médico;

c) Diminuindo as doenças de lesões musculares; dores e tensões ocasionadas pelos esforços repetitivos;

d) Aumento de capacidade em movimentos, diminuindo as falhas, os erros que  acontecem quando estão com problemas na saúde.

LIMA, G. D. Ginástica laboral: metodologia de implantação de programas com abordagem ergonômica. Jundiaí-SP: Sextante, 2004

LOPES, T. C. E.; NOGUEIRA, E. J, MARTINEZ, M. R. L. Influencia da ginástica laboral em funcionários que trabalham com telemarketing. Efdeportes: Revista Digital. Buenos Aires: Ano 13, n.124, set, 2008. Disponível em: < http://www.efdeportes.com/efd124/ginastica-laboral-em-funcionarios-que-trabalham-com-telemarketing.htm> Acesso em Outubro, 2014.

RIMOLI, B. C. Ginástica laboral: uma aliada na melhoria da vida dos bancários  dentro e fora do trabalho. 2006. 55f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Educação Física) – Faculdades Integradas Fafibe de Bebedouro, São Paulo, 2006.


As artes marciais consistem em um grupo de atividades físicas milenares, que por meio de exercícios de combate, força, agilidade e disciplina buscam a integração da mente com o corpo, ou seja, são atividades corporais de ataque e defesa, podendo também ser caracterizadas como lutas esportivas, a partir do momento que são praticadas de forma sistematizada, com regras, envolvendo competição e visando rendimento (DRIGO et al., 2006; SILVA; CASAL, 2000).  As artes marciais foram trazidas para o ocidente e, com o passar dos anos, a prática destas tiveram diferentes finalidades, como a defesa pessoal e a prática de esportes.

JIU-JITSU

ORIGEM E AULAS: 

De acordo com (Maciel, 2014) Originário da Índia era praticado por monges budistas. Preocupados com a auto defesa, os monges desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas. Passou pela China e se desenvolveu no Japão. O nome significa “arte suave”. As aulas duram cerca de uma hora e trinta minutos, que é dividida entre preparo físico, ensino de novos movimentos e lutas entre alunos. Nas duas primeiras partes não há separação de faixa ou gênero, já na terceira, eles combatem entre si de acordo com a faixa conquistada.

 A PRÁTICA DO JIU JITSU

As três partes são obrigatórias, levando o praticante ou atleta a demonstrar habilidade técnica, domínio e precisão de movimentos, sem colocar em risco a integridade física do adversário.

  1. Técnicas de batidas com as mãos e pés (sem contato), na luta à distancia
  2. Técnicas de arremesso quando em contato em pé.
  3. Luta no solo, com técnicas de estrangulamentos, chaves e imobilizações (JJIF,1994)

É dividido em:

  1. Quedas (Ju-Dô)
  2. Traumatismo / Atemí (Karatê-Jitsu)
  3. Torções (Ai-ki-Jitsu)
  4. Estrangulamentos
  5. Pressões (Ai-ki-Dô)
  6. Imobilizações
  7. Colocação (Posição de combate, Momento de Ataque e esquiva) É praticado em pé e no chão e com ou sem quimono.

BENEFÍCIOS

 Para todas as idades apresenta grande gasto calórico. A qualidade respiratória também é aumentada conforme os exercícios vão se intensificando. Nas mulheres, a musculatura é trabalhada como um todo, facilitando maior fortalecimento e o torneamento do corpo. A autoconfiança e a resistência também são favorecidas. Crianças devem iniciar a partir de 5 anos, e a coordenação motora é uma das maiores beneficiadas. A disciplina e o estilo de vida saudável também são estimulados. Para os idosos, o maior benefício é a melhora do raciocínio, da musculatura e da capacidade respiratória. Mas, se a pessoa foi sedentária por toda a vida, a prática é contra indicada, em razão do risco de lesões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (121 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com