TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO FUNCIONAL: ESPECIFICIDADES DO TREINAMENTO FUNCIONAL RESISTIDO E SUAS CARACTERISTICAS

Por:   •  30/4/2018  •  Artigo  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  879 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA DE GOIÁS

GINÁSTICA III

TREINAMENTO FUNCIONAL: ESPECIFICIDADES DO TREINAMENTO FUNCIONAL RESISTIDO E SUAS CARACTERISTICAS

Acadêmicos: Matheus Ferreira de Faria

(matheusffaria7@hotmail.com)¹

Marcelo De Souza Batista

(marcelobsbatista@gmail.com)²

RESUMO

O tema desse artigo é a especificidade do treinamento funcional resistido, trata-se de uma revisão de literatura que tem como objetivo levantar os elementos que constituem o treinamento funcional. Utilizou-se da revisão de literatura onde foram consultados conhecimentos relativos ao assunto em estudo, através de livros e artigos publicados. A partir do dialogo com a literatura apresentamos as principais definições sobre o treinamento funcional que tem como objetivo melhorar as capacidades funcionais.

INTRODUÇÃO

A partir desse artigo, traremos uma breve explanação em relação aos elementos e características que compõem o treinamento funcional, tentando salientar as valências físicas, áreas de aplicação e objetivos dessa prática corporal.

Nosso objetivo principal é salientar os elementos constituintes do treinamento funcional para melhor esclarecer suas características e possibilidades.

Para construirmos esse artigo utilizaremos o método de pesquisa "revisão bibliográfica", por acreditarmos que, por ser uma área com poucas publicações, discussões e atuações, esse método seria o mais eficaz em nossa busca por esclarecimentos.

DESENVOLVIMENTO

O Treinamento Funcional, assim como o treinamento em si, é milenar, sendo difícil determinar uma data, criador ou localização de seu início. Mas o treinamento funcional tem como objetivo de melhorar as capacidades funcionais. Segundo (CAMPOS  e CORAUCCI NETO. 2004) 

A capacidade funcional do corpo humano é a habilidade de realizar as atividades normais da vida diária com eficiência e independência, e o treinamento funcional resistido visa melhorar esta capacidade.” (CAMPO e CORAUCCI NETO, p.45. 2004) 

É grade a diversidade de atuação do treinamento funcional, assim treinamento funcional tem por característica resgatar através de um programa de treinamento individualizado e específico a capacidade funcional do indivíduo, independente de seu nível de condição física e das atividades que ele desenvolva. Utilizam-se exercícios que se relacionam com a atividade específica do indivíduo e que transferem seus ganhos de forma efetiva para o seu cotidiano, assim o Treinamento funcional torna o desempenho, fator até então restrito somente aos atletas, acessível a qualquer pessoa, condicionando todas as suas capacidades físicas (D´ELIA e D´ELIA, 2005)

Outra forma de se pensar o treinamento funcional esta nas atividades diárias no qual, o Treinamento Funcional busca a transferência dos movimentos executados durante o treino para as atividades cotidianas, para isso é importante o uso de exercícios com o mesmo tipo de contração, coordenação, velocidade, amplitude de movimento e posição. Pela lei da especificidade, para melhorar o desempenho numa atividade física o exercício precisa ser o mais similar possível da atividade propriamente dita. Portanto quanto mais semelhante o exercício é da atividade real, maior a probabilidade de que as melhorias nas funções aplicadas nos esportes, em casa ou no trabalho irão acontecer desse modo percebe-se a importância do treinamento funcional aplicado tanto para o desenvolvimento de habilidade básica que possa oferecer uma melhoria na execução de atividades diárias. (LIEBENSON, 2006b)

Outra vertente em que o treinamento funcional pode se orientar é o Treinamento Funcional com Cargas, que segundo PEREIRA, et AL (2012):

O treinamento funcional com cargas (TFC) vem se consolidando como uma estratégia empregada não apenas com o objetivo de promover o aprimoramento do desempenho físico, mas também voltado ao processo de reabilitação e prevenção de lesões (Peate, Bates, Lunda, Francis, & Bellamy, 2007). Segundo Hibbs, Thompson, French, Wrigley e Spears (2008), o TFC consiste em um conjunto de movimentos multiarticulares caracterizados por níveis de alta e baixa intensidade, que são realizados visando tanto a melhoria do controle, estabilidade e coordenação motora, via modulação do sistema nervoso central (core stability), como o aumento da massa muscular (core strength), sendo esta considerada uma adaptação ao treinamento de sobrecarga. (Pereira, et al. 2012. p.43)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (181.1 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com