TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO FÍSICO PARA A TERCEIRA IDADE

Por:   •  25/5/2016  •  Monografia  •  3.212 Palavras (13 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 13

UNIASSELVI – CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI[pic 1]

PÓS-GRADUAÇÃO EAD

ANDRÉ LUÍS MÜLLER LIMA

[pic 2]

TREINAMENTO FÍSICO PARA A TERCEIRA IDADE

MUNDO NOVO - MS

2013


ANDRÉ LUÍS MÜLLER LIMA

TREINAMENTO FÍSICO PARA A TERCEIRA IDADE

Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Treinamento desportivo do curso de pós-graduação do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.

Professor Tutor Externo: Paulo Soares

MUNDO NOVO – MS

2013


TREINAMENTO FÍSICO PARA TERCEIRA IDADE

André Luís Müller Lima1

Paulo Soares2

RESUMO

O presente artigo refere-se ao treinamento físico para a terceira idade, tendo como objetivo compreender como se dá o processo de treinamento e sua historicidade procurando  focalizar as necessidades e dificuldades apresentadas pelas pessoas durante o envelhecimento, salientando a necessidade de busca de recursos e propostas a serem oferecidas na identificação daqueles exercícios que são propícios a uma efetiva qualidade de vida. Diante disso, faz-se necessário incentivar as pessoas da terceira idade a praticarem atividade física; analisando os benefícios causados tanto na parte fisiológica e psicológica; bem como ficarem atentas as doenças causadas pelo sedentarismo, compreendendo como se dá o processo do treinamento e os benefícios funcionais dos exercícios físicos para uma vida saudável. Para isso  realizou-se uma pesquisa bibliográfica baseada em artigos, monografias, livros e revistas eletrônicas, buscando aperfeiçoar os conhecimentos diante da visão dos teóricos que defendem este assunto na perspectiva da abordagem qualitativa, onde percebeu-se que o treinamento físico é de extrema importância para que o idoso consiga envelhecer com qualidade de vida. Por isso as pessoas precisam compreender o que são e como funcionam os treinamentos, para que assim entendam a necessidade de utilizá-los em suas vidas, principalmente na terceira idade.

Palavras – chave:  envelhecimento; qualidade de vida; exercício físico;

INTRODUÇÃO

Sabemos que a população idosa vem apresentando um aumento gradual tanto no Brasil como no mundo. Diante desta realidade, necessitamos investigar quais os benefícios que os exercícios físicos podem proporcionar a esta parte da população, para que o envelhecimento ocorra com qualidade.

Os municípios estão investindo na construção de academias ao ar livre. Quando visitamos estas academias percebemos grande quantidade de idosos que relatam realizar diariamente exercícios físicos, principalmente por estarem preocupados com a sua saúde.

___________________

1  Estudante do  Curso de pós- graduação – EAD, em Treinamento desportivo do Centro Universitário Leonardo da Vinci, Email: andrebutt@msn.com.

 2 Professor Orientador , graduado em Estudos Sociais (História e Geografia) e pós- graduado em Metodologia do Ensino, Email: paulogudi@hotmail.com

No entanto sabemos que muitas pessoas possuem problemas de saúde que nem eles mesmos conhecem. A prática de exercícios sem acompanhamento médico ou de um profissional de educação física pode também causar alguns malefícios a saúde destas pessoas.

        Outro fato interessante é que a inatividade física é atualmente considerada a doença do milênio, não só para os mais jovens, mas também para os idosos, que aos poucos também se vêem  cercados por avanços tecnológicos interessantes e mais práticos que os fazem diminuir ainda mais suas atividades físicas.

Todo ser humano busca a sensação de bem-estar e prazer para viver a vida, pensando nisso é que se pode investigar como se dão os processos de treinamento físico para a terceira idade,   Tendo como  principal objetivo  demonstrar a importância  do mesmo para pessoas da terceira idade e os benefícios acarretados com esta prática.

2. TREINAMENTO FÍSICO: QUALIDADE DE VIDA PARA A TERCEIRA IDADE

Vivemos em uma sociedade que acarreta vários tipos de doenças descobertas ao longo dos anos pelos cientistas, cuja medicina tenta tratá-las com a maior eficácia possível.. Pensando nisso profissionais da área da medicina e também de Educação Física tentam provar que os exercícios físicos acondicionados a uma boa alimentação pode evitar vários tipos de doenças bem como tornar a vida na terceira idade mais prazerosa.

Diante desta realidade é que surge o treinamento físico, uma atividade física planejada e sistemática que via a melhora das capacidades físicas de ambas as idades. Sabe-se portanto que o treinamento físico possui características individuais, sendo assim, o treinamento físico que serve para uma pessoa pode não servir para a outra, necessitando é claro da intervenção de profissionais que atuam nesta área.

Segundo MACIEL (2003) O treinamento físico é a base para o treinamento dos atletas, é através dele que os atletas condicionam seu corpo para a prática esportiva, aumentando força e massa muscular, diminuindo o percentual de gordura, aumentando a flexibilidade, melhorando as capacidades aeróbia e anaeróbia, enfim melhorando seu condicionamento físico geral.

De acordo com SANTOS (2012) o processo de envelhecimento além de estar atrelado à longevidade, também pode estar atrelado ao declínio nas capacidades funcionais e na independência do idoso. Portanto com o envelhecimento, a tendência é que as pessoas se tornem cada vez menos ativas, com base na ideia equivocada de que o exercício (esforço) é uma tarefa apenas para os jovens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (257.6 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com