TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO FUNCIONAL PARA TERCEIRA IDADE

Por:   •  2/11/2019  •  Artigo  •  2.072 Palavras (9 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 9

FELIPE JOSE NICKEL (8022707)

Bacharelado em Educação Física

TREINAMENTO FUNCIONAL PARA TERCEIRA IDADE

Tutor: Prof. Marcel Frezza Pisa

Claretiano - Centro Universitário

CURITIBA

2019

TREINAMENTO FUNCIONAL PARA TERCEIRA IDADE

Resumo:  Levando em conta o processo de envelhecimento, a pratica de exercícios físicos de resistência, podem diminuir os aspectos naturais processo, assim como garantir maior autonomia, independência e qualidade de vida aos idosos. Os efeitos positivos desse tipo de execícios físico, dependem da combinção de diversas váriaveis, como número de séries e repetições, assim como da intensiade da sobrecarga e frequência. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo  descrever o treinamento funcional para a terceira idade, pois os mesmos sofrem alterações na massa muscular e óssea, nos processos ósteo-articulares, nas funções pulmonares e cardiovasculares, entre outras. Já no fator psicológico, há inumeras mudanças em decorrência da inatividade e dependências funcionais, levando dessa forma o o idoso a uma idade mórbida, acarretando baixa estima, estresse, depressão, sedentarismo dentre outros. Um dos problemas. Um agravante que pode ocorrer é a incapacidade instalada, que ocorre principalmente pelo aumento das quedas, criando sérias limitações e exigindo cuidados que alteram seu ambiente e dia-a-dia. Entretanto, contatamos na atualidade o aumeto no numero, dessa faixa etária, de praticantes de atividade física. Isso se deve em grande partepelo resultado de pesquisas que comprovam os beneficios que os exercícios físicos promovem. Dentre as principais atividades físicas, indica-se a musculção ou exercícios funcionais que apresentem alterações importantes no metabolismo humano, influênciando positivamente o indivíduo, juntamente com o treinamento de força. Seus efeitos permitem a melhora da sua capaciade funcional e qualidade de vida.

Palavras-chave: Envelhecimento, Funcional, Força, Qualiade, Vida.

INTRODUÇÃO

Treinamento funcional é de suma importâcia para o combate ao envelhecimento dos músculos e para saúde em geral dos idosos, podendo ser feito de diversas maneiras, com elásticos, cordas, mudas de roupas, cones, cadeiras, livros, bancos, pesos em academias, destaca-se que exercícios aeróbios e de resistência são os pilares para um programa de treinamento físico aplicado ao idoso. Assim, intervenções que contenham exercício de força, resistência cardiorrespiratória e equilíbrio, parecem ser as estratégias mais apropriadas para proporcionar melhorias globais, principalmente para o desempenho satisfatório em atividades  motoras, em virtude de estimular componentes imprescindíveis à ativiade física, para um treinamento ser considerado funcional este deve proporcionar uma dose adequada de exercícios frente às posssibilidades de resposta ao estímulo, além de ser seguro em termos de aplicação a prática (CAMPOS, 2011).

O programa de treinamento funcional para o individuo da terceira idade deve focar no aprimoramento de capacidades físicas condicionantes e coordenativas relacionadas à fincionaliade, sendo para isso, importante o controle e manipulação de todas as variáveis do treinamento e a seleção de exercícios, incluindo movimentos essenciais e tranferíveis para as ações do cotidiano.

As cargas de treinamento devem ser, necessariamente, progredidas, de acordo com nível de habiliadade e conforto do idoso, sendo indicado o uso de escalas de percepção subjetiva de esforço específico, os parâmetros fisiológicos como força, potência, resistência e flexibilidade muscular, são componentes principais da capaciade funcional e são altementes  modificáveis. Com isso, a manuntenção de atividades funcionais ou execuão de exercícios físicos que melhorem ou mantenham esses parâmetros, devem fazer parde da vida do indivíduo a fim de combater, prevenir e ou amenizar declínios funcionais presentes no processo de envelhecimento. (BROOKS,2008).

Para Campos (2011), ao realizar o treinamento de força com a população idosa é preciso ter um profundo cconhecimento de todas as alterações fisiológicas associadas á idade e dos riscos desse tipo de ativiade, além de realizar da realização de uma minuciosa anamnese com avaliações físicas e exmes médicos, que serão fundamentais para ter uma certeza e segurança dos benefícios dessa ativiade.

Ainda, segundao o autor supracitado, apesar de inúmeros estudos e incentivos à prática desse método de exercício, ainda estamos longe de atingir em totaliade esse público, pois existe muita inativiade e assim acarreta antão, o aumento de doenças crônicas e muitas dificulades para manter-se a autonomia durante a velhice, o que apresenta forte ligação com a qualidade de vida. Esse declínio pode tornar a pessoa idosa dependente de outras ou de algum outro tipo de assistência relacionados a problemas de saúde, ou lesões musculares e ósseas, já os benefícios do treinamensto de força em geral para esse publico alvo são: o aumento da massa ósssea  e muscular, aumento da mobilidade articular, elevação da taxa metabólica, redução de tecido adiposo, aumento da sensibilidade à insulina, proteção de articulações anatomicamente instáveis, diminuição de processos degenerativos ou inflamatórios, diminuição da possibilidade de quedas, aumento da independência física, alivio das tensões emocionais, aumento de autoconfiança, diminuição da frequência cardíaca e diminuição da pressão arterial.

Ao realizar o treinamento de força, sendo musculação ou qualquer exercício físico de resistência, o indivíduo deve se basear sempre nos princípios da conscientização, da saúde, da individualidade biológica e no princípio da adaptação, esse tipo de treinamento diante de uma prescrição planejada e que esteja de acordo com as necessiades indivíduais e tambem específicas, pode fazer com que os idosos tenham  uma autonomia com o favorecimento de uma melhor qualidade de vida. Os estudos, as pesquisas e os incetivos à prática do treinamento funcional direcionado aos idosos devem ser continuados, com intuito de demosntrar a população o quanto são importantes esses métodos de exercício e como as pessoas idosas podem melhorar suas capacidades através de seus benefícios respeitando o critério da individualiade (BAECHLE; WESTCOTT, 2006)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com