TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A prática do treinamento resistido e sua influência na terceira idade

Por:   •  14/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: A prática do treinamento resistido e sua influência na terceira idade.

Objetivo Geral

O presente trabalho tem como principal objetivo demonstrar a importância do treinamento resistido sobre as atividades da vida diária dos idosos, sendo o envelhecimento, um processo com características individuais, progressivas e irreversíveis, que com o passar dos anos leva o indivíduo a sofrer com o surgimento de vários sintomas e comportamentos, como perda da independência funcional, que devido a sarcopenia (perda de massa muscular e aumento do tecido adiposo) deixa o idoso vulnerável com risco de queda, lentidão na marcha e com dificuldade de exercer suas atividades da vida diária.

. A prática de exercícios resistidos vem sendo apontada como uma das principais atividades recomendadas ao idoso, pois ela promove um ganho real de massa muscular, melhorando a composição corporal e reduzindo a dependência nas atividades cotidianas.

Objetivo especifico:

Analisar os efeitos dos exercícios resistidos no cotidiano dos idosos.

Reconhecer o processo natural do envelhecimento, bem como, suas capacidades funcionais.

Identificar as capacidades funcionais, autônomas e independentes no envelhecimento.

Demonstrar adaptações ao treinamento resistido para o idoso.

Situação Problema:

Com a perda de algumas capacidades funcionais, o idoso não se sente confiante para realizar tais movimentos, onde é necessária uma atenção especial por parte do professor, fazendo com que ganhe a confiança do idoso e supere esse desafio.

Justificativa:

O seguinte trabalho foi elaborado com a visão de fundamentação do tema, a partir de estudos já feitos para a comprovação da eficácia do Treinamento Resistido sobre a Sarcopenia. Partindo do problema, se o treinamento resistido surtirá efeitos benéficos em indivíduos idosos de forma que venha acabar ou retardar a sarcopenia, baseando-se em estudos já realizados e publicados em artigos científicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com