TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Nutrição e Dietética

Por:   •  5/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

1) O que são as variáveis relacionadas ao comedor? Explique os cinco

determinantes (biológicos, socioculturais, antropológicos, econômicos,

psicológicos) do comportamento alimentar citados por Gedrich (2003).

As variáveis relacionadas ao comedor foram categorias que Gedrich por meio das quais pensou para classificar o comportamento alimentar de cada indivíduo.

Biológico: essa determinante é subdividido em componentes fisiológicos, patológicos e genéticos:
a) Fisiológicos: conferidos pelas necessidades energéticas e de nutrientes para manutenção do metabolismo orgânico.
b) Patológicos: determinadas doenças culminam em evitamentos criteriosos de determinados alimentos; como exemplo há o diabetes, a doença celíaca, além de diversos tipos de intolerâncias alimentares e alergias.
c) Genético: pode atuar sobre a sensibilidade gustativa, indiretamente sobre a palatabilidade e, consequentemente, sobre as preferências alimentares.

Ainda na categoria biológica, cabe também levar em conta a influência do sexo, da fase da vida, da sensibilidade sensorial às substâncias específicas e da palatabilidade.

Socioculturais: Incluem a questão do convívio do indivíduo (família, amigos, relações de trabalho), dos grupos a que gostaria de pertencer (status social, identificação com o grupo) ou do grupo ao qual o individuo não deseja estar associado (distinção). Contudo, devemos levar em conta que o determinante sociocultural tem caminhado junto aos demais, uma vez que ele é abordado em todos os outros fatores, destacando os determinantes antropológicos e psicológicos.

Antropológico: refere-se a liberdade de escolha alimentar da pessoa em paralelo à representações do que ele prefere consumir, isso quer dizer que tem que estar de acordo tanto como conhecimento e sentimentos do indivíduo.

Econômico: Traduz-se no poder de compra e a disponibilidade de cada indivíduo e estão relacionadas aos fatores demográficos (classe econômica), cada um tem seu poder de compra e suas condições financeiras.

Psicológico: O determinante psicológico é abordado no fator sociocultural, engloba o pensamento provindo do contexto e que dita a escolha, de acordo com os objetivos já descritos no determinante sociocultural.

2) O que as variáveis aparência, tipos de preparação, variedade e sabor podem

influenciar na seleção alimentar?

Os fatores individuais e suas variáveis são baseados muitas vezes pela cultura local (Ex: Na Índia, 50% da população não consome carne por questões principalmente culturais e econômicas), ou seja, o homem comedor nas suas necessidades e nas preferencias pessoais, tanto de ordem psicológicas (gostos, aversões, estilos alimentares pessoais e emoções) quanto fisiológica sensoriais - sensibilidade (conhecimento da porção, apresentação visual, quantidade e qualidade dos alimentos, meios de conservação, técnicas de preparo) como variáveis na hora da escolha de seu alimento podem ser atrativos ou repulsivos, conforme o meio em quem ele encontra-se inserido.

3) O que são os métodos de avaliação da escolha alimentar?

Foi englobado nove fatores que levam em consideração à escolha alimentar:

Saúde: controle de peso e doenças.
Conveniência da aquisição e preparação dos alimentos: odor, sabor e aparência.
Preço: fator econômico
Conteúdo natural: preocupação com o uso de aditivos e alimentos naturais.
Humor: fator emocional.
Familiaridade: hábitos alimentares.
Preparação ética: fatores ambientais e políticos socialmente aceitáveis.
Controle de peso: destacado separadamente do fator de saúde como fator de preferência estético cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com