TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Remoto em Casa

Por:   •  29/9/2021  •  Resenha  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

Nível de atividade física em mulheres com câncer de mama que realizaram treinamento combinado  

 

RESUMO

 

INTRODUÇÃO

O tratamento de câncer de mama causa efeitos adversos nas mulheres, como dor moderada ou intensa, que agride 30% a 90% das mulheres. O nível de atividade física também pode ser bastante reduzido nas mulheres com câncer de mama.

O exercício físico, com treinamento aeróbico e resistido pode diminuir os efeitos causados pela doença, ajudando a melhorar a fadiga, frequência cardíaca e melhora a qualidade de vida da mulher, elevando a autoestima e saúde. E com isso o objetivo desse artigo é avaliar o nível de atividade física laboral de pacientes com câncer de mama.

MÉTODO

Essa pesquisa foi desenvolvida na cidade de São Luís, no estado do Maranhão. E participaram dela mulheres com idade entre 30 a 59 anos que estavam em tratamento de câncer de mama.

Participantes.

As mulheres com idade de 30 a 59 anos que teve os critérios  para serem incluídas nos estudos realizar tratamento ou acompanhamento de câncer mamário. As que teve como exclusão e que não poderiam entrar na pesquisa, teve como impedimento, aquelas que não poderiam praticar treinamento físico, engravidar, estar amamentando, não ter condições de comunicação e locomoção, distúrbios mentais, entre outros.

Foram coletadas amostras dessas mulheres em dois grupos, o primeiro foi o grupo experimental que foi realizado o treinamento combinado(aeróbico + resistido) e tratamento hospitalar. O segundo, o grupo controle que só foi realizado com o tratamento hospitalar.

Instrumentos e procedimentos.

Na anamnese foram usados alguns dados, por exemplo, a renda familiar, grau de instrução, o tipo de câncer mamário e a fase que se encontrava no tratamento. A atividade física foi separada em níveis com um questionário respondido pelas participantes, e ficou dividido como, muito ativo, ativo, ativo e insuficientemente ativo e inativo.

Protocolo do treinamento combinado:

O treinamento constitui em exercícios aeróbicos mais resistidos, são 3 sessões por semana com supervisão de um profissional qualificado, o treino de flexibilidade são 2 sessões sem nenhuma supervisão, com o total de 12 semanas de treinamento. Cada sessão teve o tempo de 60 minutos, seguindo uma ordem de 30 minutos no cicloergômetro, o treino de flexibilidade durou 15 minutos apenas.

O protocolo de treinamento resistido foram de 3 séries para cada exercício com 12 repetições e intervalo de 1 minuto entre as séries e repetições, e trabalhando a velocidade de 3 segundos na fase concêntrica e excêntrica. O treino de flexibilidade foi ativo sem dor em 3 séries.

Análise estatística.

O teste de Kolmogorov-Smirnov verificou normalidade nos dados que foi usado, como idade, peso, estatura, tiveram variâncias iguais.

O teste de Mann-Whitney verificou o grau de instrução, renda familiar, tipo de câncer e estágio do tratamento.  

O teste de Qui-quadrado e Mc Nemar o vínculo de emprego e o teste de Wilcoxon o nível de atividade física e efeitos adversos.

RESULTADOS

Participaram do estudo 28 mulheres, nesta pesquisa houve 3 perdas. A listagem do hospital teve 300 participantes, porém 269 não participaram dos estudos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com