TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescimento e aprendizagem motora

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ALAN DIEGO DA SILVA – R.A. 1159042

CRESCIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA

Trabalho      apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para  a disciplina de Crescimento e Aprendizagem Motora como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Júlio César Amorim Santos.    

POLO
2015

Objetivo: Compreender os componentes descritos por Weineck (2005).

Descrição da Atividade: Considerando os conteúdos apresentados na Unidade 3, responda às seguintes questões:

1) Dentro de um programa de treinamento físico, qual é a importância dos cincos componentes descritos por Weineck (2005)?

R: Segundo Weineck, um programa de treinamento físico não deve  se basear apenas na duração, quantidade e frequência de estímulos (aspectos quantitativos), mas também deve procurar se embasar na intensidade e na densidade dos estímulos (aspectos qualitativos). Por isso, ele acreditava que para se aperfeiçoar os treinamentos seria necessário o conhecimento dos seguintes componentes:

a) Intensidade do estímulo;

b) Densidade do estímulo (relação tempo/carga/execução/ recuperação);

c) Duração do estímulo isolado, ou de uma série;

d) Volume do estímulo (duração e número de estímulos por treino)

e) Frequência do treinamento (número de sessões por dia e/ou por semanas).

2) Descreva especificamente os efeitos de cada componente.

R: A “Intensidade do estímulo”, ou porcentual do desempenho máximo, é de grande importância para o treinamento, pois através dele podemos parametrizar o desempenho do indivíduo, mediante resistência, força, velocidade e flexibilidade. Através da medição do consumo de oxigênio podemos avaliar a resistência ao exercício, por exemplo, caso o consumo de oxigênio durante o treinamento não alcançar a o percentual de 30% (superior a taxa normal de consumo), o treino será considerado ineficaz em intensidade.
A “Densidade do estímulo”, nada mais é do que a relação entre o tempo de execução do exercício, com volume de carga (peso) e o tempo de recuperação entre as execuções. Ou seja, tem influência direta na velocidade dos movimentos cíclicos ou acíclicos. Pois em casos de estímulos pequenos entre si (densidade elevada de estímulos) ou na distância de percurso (duração elevada), ou se o número de repetições for alta, haverá conseqüentemente o aumento na intensidade dos estímulos. Assim, o nível de intensidade do treinamento está intrinsecamente ligado aos grupos de músculos que serão ativados e de que modo os processos de regulação neuromuscular serão ativados. Na “Duração do estímulo” isolado, ou de uma série, o que acontece é que se o músculo sofrer um estímulo por um longo período de tempo desenvolverá um aumento das estrias transversais, ocasionando um AUMENTO DE MASSA MUSCULAR. Porém, se o estímulo for de curta duração, apesar de intensidade do treinamento, haverá apenas um aumento de força e não um aumento de massa muscular. Por isso, a capacidade do músculo estará representa através do número de estímulos sofridos durante o treinamento.
Já o “Volume do estímulo”, seria a duração e número de estímulos por treino, onde a frequência ao treinamento seria o diferencial para o sucesso do treinamento. Por exemplo, no caso de intervalos muito grandes entre as sessões, o resultado seria perdido, pois a memória corporal já teria perdido parâmetros para o desenvolvimento dos músculos, por isso, treinos curtos e freqüentes são mais eficazes que treinamentos longos e com a mesma carga de exercícios, porém como maior volume de estímulos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (103.2 Kb)   docx (107.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com