TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Táticas e métodos de basquete

Projeto de pesquisa: Táticas e métodos de basquete. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho possui a intenção de apresentar as táticas e técnicas do basquetebol, bem como, a sua importância para este esporte coletivo. Estes assuntos serão abordados na forma de respostas às questões propostas no arquivo PEGE, do ambiente virtual.

2 QUESTÕES

Buscando a compreensão e o entendimento das primeiras unidades desta disciplina, a leitura das duas primeiras unidades foi realizada de modo a responder às questões propostas pelo professor da disciplina. A produção referente a este questionário segue nos próximos parágrafos.

Por ser um esporte coletivo, no basquetebol a técnica e as táticas desenvolvidas e utilizadas no desempenho do jogo são de suma importância. Contudo, é importante entender o que é técnica e o que é tática para assim, poder avaliar qual será a melhor estratégia a ser empregada na obtenção de melhores resultados. Partindo desse pressuposto, entende-se por técnica, o conjunto de habilidades ou conhecimentos específicos utilizados para a resolução de um problema, que é possibilitada quando aliada a uma complexa combinação e processos mentais e motores e às aprendizagens passadas. Para Weineck (1999), técnica esportiva “são os procedimentos envolvidos na prática que permitem a execução de uma tarefa da forma mais objetiva e econômica possível”. Logo, é possível compreender que a análise temporal, situacional e espacial para a resolução de uma tarefa no meio esportivo, caracteriza a técnica.

Nesse sentido, a importância de se ter uma técnica aferida no basquetebol, é que esta possibilitará ao jogador um melhor desempenho em quadra, no que tange a defesa, ao rebote e ao deslocamento.

A respeito das táticas, é possível defini-las como um conjunto de processos psíquicos, cognitivos, motores e neurais que conduz às tomadas de decisões adequadas perante às situações, ou problemas, apresentados em quadra durante o jogo (Ferreira e De Rose, 2003, apud Reis, 2005). Quanto melhor for a decisão tomada pelo jogador, melhor será a tática empregada no jogo e, possivelmente, impactará em um melhor resultado.

Tendo por base essa conceituação de técnica e tática no basquetebol, é possível perceber que ambas são de extrema importância para a condução do jogo bem como, a conquista do resultado, pois se o jogador, participante, ou aluno não possuir boa técnica, ou seja, não tiver um bom entendimento das habilidades básicas do esporte: drible, defesa, deslocamento, etc., de nada adiantaria ter boa tática, pois decisões adequadas em uma situação onde não se tem o domínio dos gestos técnicos não resultarão em desempenho satisfatório. Da mesma maneira, um participante que tem a melhor técnica de defensa ou ataque, mas não sabe como agir quando confrontado, não conseguirá desempenhar seu papel no jogo, implicando negativamente no resultado. Sendo assim, é importante que o técnico ou educador consiga aliar os dois conceitos simultaneamente no aprendizado do jogador, incitando-o a praticar cada vez mais suas habilidades motoras, bem como, lhe proporcionar situações que necessitam da sua postura e atitude psíquica ou, cognitiva para conseguir solucionar.

Levando em consideração todo o exposto anteriormente, é possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com