TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA GESTÃO EM COMERCIO EXTERIOR

Por:   •  25/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

OS PRECURSORES DAS PCAS

Émile Jaques-Dalcroze

Nasceu em Viena (Austrália), início como professor de música onde criou um ensinamento baseado em movimentos corporais expressivos, seu objetivo era alterar os métodos tradicional dos atores, bailarinos, evoluindo os padrões da dança clássica, apoiando também as dimensões do prazer. Ele chamou seu método de eurritmia que tinha como conceito visar e desenvolver aperfeiçoamento corporal de atores e ginastas, para isto Émile ressalta que para desenvolver uma atividade estética quando o sentido muscular do corpo estivesse suficientemente amadurecido para converter sensações em movimento.

François Delsarte

Nasceu na França, empenhou - se em uma profissão de cantor, mas com o decorrer do tempo teve problemas com sua voz, e então, decidiu estudar a relação entre o gesto, as emoções e a natureza, aprofundando nos movimentos, expressões, voz, emoções, onde seu objetivo é criar exercícios que despertassem a criatividade do aluno.

Wilhelm Reich

        Nasceu em Ucrânia, formado em medicina sendo médico psicanalista, tinha uma visão aguçada e é considerado um dos mais importantes precursores do PCAS, ele conseguiu influenciar profissionais das mais diferentes formações e abordagens corporais onde defendia uma ação pedagógica de natureza política e afirmava que a neurose era resultado de questões sociais, cujo remédio estava na leitura correta da linguagem corporal. A importância do equilíbrio energético como fundamento de uma vida saudável emocional e humanamente. Para ele, não haveria saúde mental sem saúde física ou ecológica, e vice-versa.

Elsa Gindler

        Nasceu na Alemanha, é uma das criadoras da ginástica harmônica. Em meados da Segunda Guerra Mundial teve suas obras queimas devido aos bombardeios que teve em sua cidade. Segundo relatos o objetivo de Gindler era desenvolver o potencial físico e mental das pessoas e determinação para que desempenhassem bem suas necessidades cotidianas. Apresentava uma maneira peculiar e humanista do corpo humano, onde, foi uma das primeiras professoras a desenvolver a prática da Educação Física baseada na compreensão dos exercícios, porém, não concordava com alguns métodos da ginastica na época. Gindler não se interessava apenas pelo desenvolvimento físico do aluno, mas também pelo seu desenvolvimento global, autônomo, livre e responsável.

Alexander Lowen

Nasceu nos Estados Unidos, foi discípulo de Wilhelm Reich e deu continuidade aos seus estudos seguindo um método bioenergética, visando compreender a musculatura das pessoas, as forças irracionais pessoais, sociais e políticas. Ele recorreu aos estudos de Reich sobre o comportamento, também o conceito eurritmia, relaxação progressiva e ioga tendo como objetivo o trabalho respiratório. Com isto deveria criar novas atitudes mentais com base em uma ação pedagógica que visasse o corpo.

Moshe Feldenkrais

        Nasceu na Rússia, criou seu próprio método de cura dando o nome de “consciência pelo movimento e integração funcional", colocando-o à disposição para todos. O método tinha como visão contrariar a uniformização de movimentos, o gesto puramente mecânico, a vida por trás de máscaras, a motivação extrínseca, privilegiando a presença dos desejos espontâneos, o aumento das habilidades potenciais, a emancipação dos educadores e protetores, a fuga aos padrões sociais e a autovaloração. Os movimentos propostos por ele é deixar que o cérebro tenha tempo para distinguir sensações, diminuir a quantidade de força e a velocidade empregadas nos exercícios, a fim de que o sistema nervoso e muscular possa ter tempo para realizar a auto-organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com