TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Portifólio Unopar Educação Física

Por:   •  19/9/2018  •  Monografia  •  2.380 Palavras (10 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

MOREIRA, Lucas Inácio de Lima. A Importância da Educação Física escolar. Ano de Realização, 2018. Número total de folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Nova Friburgo, 2018.

RESUMO

Este trabalho foi produzido com o intuito de mostrar a importância da disciplina de Educação Física no ambiente escolar. E através dele questionar e responder perguntas como: Qual a sua importância no processo educativo? A disciplina está ligada á um momento histórico? Faz parte de uma necessidade social das pessoas? Será que as escolas e os professores estão tendo problemas em atingir os propostos pelo ensino da mesma? Além de promover uma ação social, a Educação Física escolar têm como intenção promover a saúde dos alunos, o desenvolvimento humano e motor. O objetivo deste trabalho é discutir a necessidades pedagógicas e educacionais da Educação Física e entender questões que impedem um bom desenvolvimento da mesma. Finalizando com parte teórica e prática, visando o bom desenvolvimento e comprometimento do aluno, provando que a matéria não deve ser ministrada só como uma recreação e sim como as outras matérias.

Palavras-chave: Professor de Educação Física; Alunos; Educação Física Escolar.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        TEMA DO PROJETO        5

1.2        JUSTIFICATIVA        5

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        6

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        6

1.5        OBJETIVOS        7

2        REVISÃO DE LITERATURA        7

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        9

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA        9

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

6        REFERÊNCIAS        10


  1. INTRODUÇÃO

A Educação Física costuma ser a matéria mais aguardada da semana, embora no ensino médio os alunos já não tenham tanta empolgação de quando eram crianças. É também, a disciplina que mais apresenta aspecto preventivo, sobretudo em relação á saúde e bem-estar. Porém, a Educação Física muitas vezes é mal-empregada nas escolas, principalmente a respeito do ensino prático e teórico.  

 Atualmente tudo que envolve a Educação Física, acarreta muitas discussões, bem como o ambiente escolar, os alunos e os professores. Uma grande e talvez a maior arma que o professor têm em relação á esses alunos é a sua auto-reflexão. A reflexão sobre a prática pode mudar a realidade na qual, está inserido.

È muito importante que o professor conscientize seus alunos da importância da educação no ambiente escolar e vida pessoal. Desta forma mostrar que a Educação Física é tão importante quanto as demais disciplinas.  

Praticar Educação Física ajuda na promoção da saúde dos indivíduos, favorece o desenvolvimento motor, reduz o estresse do dia-a-dia e coopera para um estilo de vida melhor. Isso tudo relacionasse com o desenvolvimento, crescimento, cultura corporal e na formação do cidadão.

Através da Educação Física o aluno irá aprender sobre a importância da atividade física na sua vida e que ela está voltada para construção do ser humano.

Para Soares (1996), as aulas de Educação Física não são só daqueles que dominam a parte técnica, elas não se baseiam só nos resultados e  sim levar as aulas a sério como as outras disciplinas. O foco deve se dar á inclusão e não a exclusão. Desta forma o aluno poderá vivenciar os seus aprendizados e levar isso para sua vida fora da escola.

De acordo com Guimarães (2001), atualmente a disciplina de Educação Física está voltada para á prática de esportes e suas técnicas, e não a formação de pessoas, tornando-se assim uma disciplina fragmentada. Desta forma existe a necessidade de ensinar o aluno de ir além da técnica e ensinar também, a cooperação, o respeito e a relação social.

O desenvolvimento dos alunos será dado através do professor, ele torna-se assim um agente que serve para abrir os olhos de seus alunos. È muito importante que o professor mostre aos seus alunos que, as aulas de Educação Física vão muito além dos esportes. Desta forma o professor se torna um mediador que proporciona aos seus alunos uma visão crítica, criativa e participativa.

 Os pais também precisam estar cientes da importância da Educação Física escolar, ela traz uma sério de benefícios as crianças e adolescentes. São atividades diferenciadas que geram ação interventora e estimuladora do sistema pisco, neuro e motor.

Este trabalho tem como importância analisar o contesto escolar como um todo, bem como a concepção dos alunos, professores, pais e até mesmo a própria instituição de ensino. Compreender e tentar melhorar as dificuldades, desafios e problemas na construção do ensino-aprendizagem.  

  1. TEMA DO PROJETO

O tema escolhido A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR tem como principal motivo provar o porquê a disciplina merece levar sua devida atenção no escolar. Mostrar os pontos positivos e o motivo pelo qual ela muitas vezes não tem o devido valor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (180 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com