TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um programa de natação específico para crianças autistas

Por:   •  9/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - CCBS

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DEF

CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ALUNA: LUANA GOMES DE LIMA DE SOUZA

ASSUNTO: Natação

TEMA: Natação com autistas

Um programa de natação específico para crianças autistas

(Porque a inclusão de crianças com o transtorno do espectro autista na natação é tão pequena em clubes aquáticos?)

CAMPINA GRANDE-PB

2020

LUANA GOMES DE LIMA DE SOUZA

UM PROGRAMA DE NATAÇÃO ESPECÍFICO PARA CRIANÇAS AUTISTAS

Projeto de pesquisa científica em andamento de acordo com o curso de bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, com base nas abordagens passadas por aula remota.

Docente: Professor Nivaldo Gerôncio.

CAMPINA GRANDE-PB

2020

Justificativa

Ao observar a lacuna existente, principalmente, na falta de qualificação no ambiente de trabalho, como clubes aquáticos, referente a capacitação de tratar-se crianças autistas de uma maneira mais lúdica e individual para cada particularidade desse transtorno, notou-se a viabilidade de elaborar um projeto de pesquisa com ênfase na disseminação do conhecimento sobre o autismo em si e seus meios de inclusão. Além destas lacunas que podem gerar uma oportunidade de projeto, existe a motivação pessoal da autora, que vivenciou em um dos projetos de extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), aulas de natação infantil com crianças sem o transtorno do espectro autista e crianças com o transtorno que tiveram uma atenção voltada especificamente para eles em uma piscina separada dos demais. A pesquisa tem por foco, portanto, representar justamente esses alunos autistas que estão em minoria e incluí-los mais ainda com turmas específicas nos próprios clubes de natação com profissionais qualificados na área, iniciando assim o atendimento de uma forma mais individualizada, para permitir uma ambientação adequada da criança, utilizando dicas visuais em todas as etapas de aprendizagem e também materiais de apoio visual (cores principalmente) que permitam a criança entender a organização das tarefas, essas são estratégias que, de acordo com a literatura especializada, têm se mostrado eficientes no atendimento a crianças autistas. Como um incentivo a mais que ratifica a importância do projeto, observou-se que este é um tema bastante abordado na atualidade em meio ao âmbito dos profissionais de Educação Física porém, que não é muito posto em prática dentro do cotidiano ou até mesmo nos meios de lazer, o que pode influenciar e incentivar outros alunos a explorarem mais o tema, assim como os demais profissionais ligados à modalidade.

Objetivo Geral

Analisar o índice de inclusão das crianças autistas nos clubes aquáticos e qual a abordagem utilizada pelos profissionais/professores de natação diante desse aspecto.

Objetivos Específicos

Identificar a mudança no comportamento da criança com autismo através da prática da natação

Aplicar métodos lúdicos e específicos para a aula de natação com a criança autista.

Discussão

A presente pesquisa é caracterizada, principalmente, pelo estudo de artigos referente ao assunto e qual seria a realidade atual na maiorias dos clubes aquáticos existentes por todo o país. A natação infantil é uma das melhores atividades físicas para a criança realizar pois estimula o seu desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com