TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VARIÁVEIS ANTROPOMÉTRICAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Por:   •  19/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.374 Palavras (10 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DE

VARIÁVEIS ANTROPOMÉTRICAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES 

2016

VARIÁVEIS ANTROPOMÉTRICAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES 

Trabalho de aula elaborado na disciplina de Crescimento e Desenvolvimento, sob orientação do prof. como instrumento principal de avaliação semestral

2016

SUMÁRIO

Introdução …………………………….......................…………………………….....…………… 3

Objetivo …………………………………………………………………........................………… 4

Materiais e Método  ……….………………………………………........................…………….. 5

Resultados das medidas antropométricas e testes motores das crianças de 10, 11, 12, 13 e 14 anos.................………………………………………………………........................……….. 7

Conclusão ….....……………………………………………………........................…………… 16

Referências  …...….......................……………………………………….......................………17


INTRODUÇÃO

Cada vez mais o esporte é considerado de suma importância para a construção do perfil físico, de hábitos e comportamento na vida de adultos, jovens e crianças. Permitir estas experiências de forma saudável e positiva é fundamental, e como uma ferramenta eficaz tem-se o esporte, que auxilia esta construção com crianças e adolescentes. Durante a fase em que se aplica a educação física escolar, a mesma deve ser aplicada com excelência, pois muitas vezes este será o único contato com o esporte que o indivíduo virá a ter ao longo de sua vida. É nesta fase também que muitas crianças e adolescentes irão mostrar que podem se sobressair, assim descobrindo-se e caminhando para serem futuros atletas.

Garantir um desempenho significativo nos esportes em âmbito escolar pode ser o começo da caracterização de um sucesso futuro para o indivíduo, tarefa árdua e que possui inúmeras variáveis a serem consideradas. Porém trilhar estes caminhos pode ser o início para o entendimento de grandes performances de alguns atletas. 

“Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.” Art.2º Parte Geral (Livro I) Título I Das Disposições Preliminares ECA

A adolescência é caracterizada pelas mudanças físicas que ocorrem nas crianças, como desenvolvimento das mamas nas meninas e nos meninos desenvolvimento dos testículos, e em ambos o aparecimento de pelos em áreas púbicas.

Segundo o legislativo, adolescente é todo aquele entre doze e dezoito anos de idade, porém em muitos casos as mudanças físicas que caracterizam a adolescência podem ser perceptíveis logo aos dez anos de idade, as quais normalmente perduram entre três a quatro anos. Apresentados estes dados, podemos concluir que para a realização desta pesquisa colhemos dados de indivíduos em constante transformação física, fator que influencia muito sobre os resultados, o que devido as variações hormonais também há interação com o psíquico, onde indivíduo pode se sobressair ou não em seus percentuais.

“Os resultados apresentados fortalecem o conceito que a maturação sexual explica diretamente as variáveis de aptidão física especificamente em algumas idades cronológicas. Dentre todas as variáveis analisadas, a maturação sexual teve maior impacto na adiposidade, seguida da força, velocidade e da potência aeróbica.” Influência da maturação sexual na aptidão física de escolares do município de Ilhabela – Um estudo longitudinal. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde • Volume 13, Número 3, 2008.

Portanto, este estudo é usado para avaliar variáveis antropométricas nos níveis escolares do 5º ao 9º ano, como forma de observarmos a saúde e condições físicas das crianças que se submeteram a essa avaliação. Trata-se de um estudo transversal contemporâneo de base populacional, envolvendo crianças de 10 aos 14 anos. A coleta de dados realizou-se do seguinte modo: em um primeiro momento, as escolas foram contatadas em relação ao projeto, com detalhamento das atividades planejadas. Após o consentimento foi realizada a avaliação física das crianças na escola, avaliação antropométrica: peso, altura e medidas de desempenho motor (flexibilidade, potência de membros inferiores, potência de membros superiores, resistência muscular localizada, velocidade, agilidade e resistência aeróbia).

OBJETIVO

        O objetivo se encontra em apresentar dados colhidos em um estudo transversal que visa analisar variáveis antropométricas e medidas de desempenho motor de cinquenta crianças e adolescentes com faixa etária entre dez e quatorze anos, sendo este total dividido em 50% de indivíduos do sexo feminino e 50% do sexo masculino.

MATERIAIS E MÉTODOS

Amostra

“Com a autorização da direção da escola de”, o presente trabalho foi realizado com 25 meninas e 25 meninos com idades de 10 a 14, nascidos no período de 2001 a 2005. Essa autorização foi concedida graças a um documento expedido pelo chefe de departamento de Educação Física da Universidade. Os participantes foram divididos em 10 grupos para a realização das atividades. Demos início ao trabalhando chamando 5 meninos de 10 anos, em seguida 5 meninas de 10 anos, seguindo a mesma ordem com as outras faixas etárias, até a conclusão da pesquisa de campo.

        

Materiais

Para a realização do trabalho foram usadas fitas métricas, uma balança, um medicine ball de 2 kg, 1 fita adesiva larga, agulha e linha, duas trenas uma de 6 metros e outra de 10 metros, três colchonetes, 8 cones, 2 cronômetros.

Procedimentos

Este trabalho de campo foi realizado na quadra da escola, onde as crianças foram chamadas de 5 em 5; pedimos ás mesmas que tirassem os calçados e encostassem 1 a 1 de costas para a parede onde estava colocada a fita métrica 1 metro acima do solo. Após a medição eram encaminhadas para a balança para verificar o peso. Em seguida, para o comprimento tronco cefálico, onde elas sentam-se em uma cadeira com uma fita fixada à parede desde o acento da cadeira para 1 metro acima; depois encaminhadas para verificar a envergadura, onde foi medido 1 metro e fixado uma fita métrica a partir deste metro, dando o total de 2 metros para realizar o teste de envergadura. O de flexibilidade, foi fixado uma fita ao chão com uma marcação aos 38 cm, onde nesta marcação colocamos 15 cm de cada lado de fita adesiva, e estendemos o restante da fita até dar 1 metro, durante o teste as crianças colocam seus calcanhares sobre esta fita adesiva de 15 cm e estendiam o restante da perna, o inicio do teste se dá quando eles estendem os braços acima da cabeça e vão abaixando lentamente tentando empurrar o objeto (fita adesiva) o mais distante possível. Em seguida realizamos o medicine ball, onde foi fixado uma trena de 10 metros, dando início na parede e estendemos toda a trena, fixamos ela ao solo, o aluno senta-se encostado na parede e pernas estendidas, para arremessar deve-se trazer o medicine ball até o peito e jogá-lo para frente. Logo após o salto horizontal, estendemos uma trena de 3 metros ao solo, o aluno dá um impulso do ponto zero e salta, a marcação é feita do calcanhar mais próximo do ponto zero. Em seguida foi realizado teste abdominal, onde colocamos colchonete no chão, posicionamos as crianças, segurando as pernas e realizamos o teste durante 1 minuto. A corrida de 20 metros foi feita a medição e marcamos o ponto de saída e o ponto de chegada com cones, utilizando dois cones no ponto zero, uma marcação com fita adesiva aos 20 metros e dois cones nos 22 metros, saindo de lá, foi feito o quadrado da agilidade, marcado 4 metros cada lado com cones. A corrida de 6 minutos foi feita na medida de 16 metros na horizontal e 8 metros na vertical, dando o total de 48 metros o percurso da corrida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (370.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com