TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Voleibol CARACTERÍSTICAS DO JOGO

Tese: Voleibol CARACTERÍSTICAS DO JOGO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Tese  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 6

CARACTERÍSTICAS DO JOGO

O Voleibol é um desporto coletivo jogado por duas equipes num campo dividido ao meio por uma rede. O objetivo do jogo é enviar a bola por cima da rede, de forma a tocar o campo contrário e impedir, por outro lado, que ela toque o chão do seu próprio campo. Cada equipe dispõe de três toques para devolver a bola.

A bola é posta em jogo, o jogador que efetua o saque bate a bola de forma a enviá-la por cima da rede para o campo contrário. Os Jogadores tentam evitar que a bola entre no seu campo usando qualquer parte do corpo (antes não era válido usar membros da cintura para baixo, mas as regras foram mudadas). A jogada desenvolve-se até que a bola toque no chão, enviada para fora ou uma das equipes não consiga devolve-la corretamente.

Em cada jogada é ganho um ponto. Quando a equipe que recebe ganha a jogada, ganha um ponto e o direito de sacar e os seus jogadores efetuam uma rotação, deslocando-se uma posição no sentido dos ponteiros do relógio.

O jogador pode encostar-se à rede (desde que não interfira no andamento do jogo), exceto na borda superior, caso isso ocorra o ponto será para o outro time. O mesmo jogador não pode dar 2 ou mais toques seguidos na bola, exceção no caso do toque de Bloqueio.

HISTÓRIA DO VOLEIBOL

O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George nos EUA. O objetivo de Morgan, que trabalhava na "Associação Cristã de Moços", era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões. Inicialmente jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol, chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball. O criador do voleibol faleceu em 27 de dezembro de 1942 aos 72 anos de idade.

Em 1947 foi fundada a Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Dois anos mais tarde foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol. Na ocasião só houve o evento masculino. E apenas em 1952, o evento foi estendido também ao voleibol feminino. No ano de 1964 o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, tendo-se mantido até os dias de hoje.

Hoje o voleibol tem um extenso calendário de eventos internacionais, sendo um dos esportes mais praticados e assistidos em todo o mundo.

INTRODUZIDO NO BRASIL

A Confederação Brasileira de ‘’Volley-Ball’’ foi criada em 1954, com o objetivo de difundir e desenvolver o esporte por meio de cursos e "escolinhas". Dez anos depois, o voleibol brasileiro marcou presença na Olímpiada de Tóquio, quando o esporte fez sua estreia nos Jogos.

A grande virada do voleibol brasileiro tem como marco inicial a ano de 1975, quando Carlos Arthur Nuzman assumiu a presidência da CBV. Sob a bandeira da organização, Nuzman lutou para que o Brasil sediasse os mundiais masculino e feminino da categoria juvenil em 1977. Apostando na ideia de que marketing e esporte podem caminhar lado a lado, o dirigente atraiu a atenção das empresas para o voleibol.

Atualmente o Brasil tem o campeonato nacional mais forte do mundo- a Superliga -, que conta com a participação de estrelas como Marcelo Negrão, Tande, Fernanda Venturini e Ana Moser. O vôlei é o esporte mais jogado no país depois do futebol, sendo que, em cidades como Belo Horizonte e Brasília, o velho esporte bretão fica com o vice-campeonato.

INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS

ÁREA DE JOGO: A área de jogo compreende o terreno de jogo e a zona livre. Deverá ser retangular e simétrica.

DIMENSÕES: O terreno de jogo é um retângulo de 18 m x 9 m, circundado por uma zona livre com um mínimo de 3 m de largura em todos os lados.

O espaço livre de jogo é o espaço situado acima da área de jogo e livre de qualquer obstáculo com um mínimo de 7 m de altura, medido a partir da superfície de jogo.

ALTURA DA REDE:

 Homens 2,43m

 Mulheres 2,24m

 Imagem 1 em anexo.

Zona de ataque: Posições 2, 3 e 4

Só jogadores da zona de ataque podem bloquear e atacar.

Os atacantes podem finalizar a jogada normalmente também da zona de defesa.

Zona de defesa: Posições 5, 6 e 1

- Na defesa, o jogador só poderá completar um ataque se saltar antes da linha de ataque.

- O defensor, pode executar um toque na zona de ataque desde que a bola não esteja acima do nível superior da rede.

Posições antes do saque: Posições: Anti-horário Rodízio: Horário.

 Imagem 2 em anexo.

RODIZIO:

Durante o decorrer do jogo, os atletas são obrigados a realizar uma troca de posições, denominada rodízio. O rodízio é realizado no sentido horário e acontece todas as vezes que a equipe que recebeu o saque recupera a posse de bola, ganhando o direito de efetuar o saque. O rodízio tem por finalidade fazer com que todos os jogadores passem por todas as posições dentro da quadra.

 Imagem 3 em anexo.

FUNDAMENTOS

SAQUE:

• Atrás da linha de fundo.

• O jogador da posição 1 tem até 8 segundos para sacar.

• Não é permitido, bloquear ou atacar o saque acima da rede.

• O saque tornou-se o primeiro ataque de qualquer equipe de vôlei.

Ação de colocar a bola em jogo, arremessando ela e batendo no ar para conseguir passar por acima da rede até chegar ao campo contrário, desde qualquer ponto atrás da linha de fundo.

Tipos de saques:

• SAQUE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com