TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Índios e Novos Tempos

Por:   •  20/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

Buscando se adaptar aos novos tempos e novos espaços, atividades físicas devem fazer parte do processo na busca por uma melhor qualidade de vida para suas sobrevivências mantendo seus costumes e suas tradições.

Inserir a Educação Física sem interferir na cultura indígena pode parecer um desafio, mesmo que brincadeiras, danças lutas e cantos já façam parte da cultura indígena, assim como a pesca para seu consumo próprio. Sabendo disso, buscaria trabalhar uma prática pedagógica sem fugir da tradição. Nessas aldeias, sabemos da presença de alguns profissionais, professores, que também se fazem muito importante no auxilio em busca de uma boa comunicação com os índios, afinal esse poderia ser um desafio encontrado ao trabalhar uma prática pedagógica com eles.

Algumas das brincadeiras que poderiam ser trabalhadas seriam brincadeiras como: tiro ao alvo, arco e flecha, que é algo muito presente em suas culturas, e jogos que usassem de objetos que poderiam ser fabricados por eles mesmos, assim como jogos com petecas. Natação em rios, também muito presente diariamente na suas cultura, corrida, cabo de guerra, luta corporal, futebol e futebol de cabeça (nas suas culturas conhecido como “xikunahity”), arremeço de peso, arremeço de lança e arremeço de zarabatana, também são exemplos presentes em suas culturas. Conforme a Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, artigo 78 que diz que é necessário proporcionar aos índios, suas comunidades e povos, a recuperação de suas memórias históricas, a reafirmação de suas identidades étnicas e valorização de suas línguas e ciências, sendo assim, essa a importância de trabalhar jogos que  além de divertidos, fazem parte de sua tradição.

Sabemos da presença na maior parte dos grupos indígenas, da obesidade, sedentarismo muitas vezes motivada pela limitação de território. Esse aumento expressivo da obesidade, sedentarismo na comunidade indígena é preocupante, visto que seus hábitos culturais estão sendo transformados devido ao acesso de alimentos industrializados e o descuido das autoridades com a saúde do indígena, além da perca cultural por haver misturas de etnias, também por esse motivo a importância de reforçar atividades físicas culturais à eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com