TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA

Por:   •  25/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ACADEMICA: THAÍS MARQUES LIMA LOBO – RA: 8062963

CURSO:  ENFERMAGEM (BACHARELADO)

DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA

PROFESSOR: TIAGO TADEU CONTIERO

Boa Vista

2018

A cultura é compreendida como a totalidade dos padrões apreendidos e desenvolvidos pelo ser humano, é um componente ativo na vida do ser humano, e que não existe nenhuma pessoa no mundo que não possua uma cultura, pois cada um de nós somos propagadores e criadores de culturas, a cultura faz parte do nosso intimo, se observarmos veremos que a manifestamos de varias maneiras. Darcy Ribeiro (1972): afirma que: “[...] cultura é a herança social de uma comunidade humana, representada pelo acervo c0-participado de modos padronizados de adaptação à natureza para o provimento da subsistência, de normas e instituições reguladoras das reações sociais e de corpos de saber, de valores e de crenças com que explicam sua experiência, exprimem sua criatividade artística e se motivam para ação”.

Darcy Ribeiro nos mostra que mesmo que a cultura seja um produto da ação humana ela é regulada pelas instituições que lapidam a ideia que se manifestam através de interesses ou valores, crenças, cultura é um conjunto de saberes que vem de gerações.

Quando falamos de cultura e educação podemos dizer que são dois fenômenos que esta ligados, elas juntas tornam-se elementos socializadores, fazendo com que o pensamento dos educandos e educadores seja modificado. No momento em que os educadores adotam a cultura como aliada, eles estão permitindo que cada pessoa se sinta participante do processo educacional, pois cada um começa a ver que nem tudo é como dizem ser, mais a cada descoberta o aluno ira se socializando com os demais colegas. Por isso é possível incorporar a cultura no processo de aprendizagem, mais desde que haja meios, ideias e preparo para lidar com estes novos desafios.

A cultura deve estar presente no ambiente escolar, pois na minha concepção ela faz parte do ensino aprendizagem, além de socializar, fornece ideias para uma aprendizagem mais eficiente.


BIBLIOGRAFIA

PORTAL EDUCAÇÃO.  A importância da cultura no processo de aprendizagem. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/a-importancia-da-cultura-no-processo-de-/30158 . Acesso em: 04 junho 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com