TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biografia de Marjory Gordon

Por:   •  27/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  2.883 Visualizações

Página 1 de 5

Biografia de Marjory Gordon

Marjory Gordon era americana, professora e teórica conhecida pela criação dos Padrões Funcionais de Enfermagem em meados dos anos 70, que funciona como base para o trabalho de enfermagem.

Gordon foi a primeira presidente do NANDA (North American Nursing Diagnosis Association) que é referencia mundial em diagnósticos de enfermagem. Seus livros foram traduzidos para mais de 10 línguas e seu trabalho reconhecido mundialmente, em 2009 ela foi nomeada "Living Legend" pela Academia Americana de Enfermagem a qual concede esse premio somente para os enfermeiros com contribuições excepcionais para a área.

Também contribui fielmente para a criação de uma linguagem de enfermagem padronizada e para criação da terminologia de enfermagem.

Marjory nasceu no dia 20 de maio de 1911 e faleceu no dia 29 de abril de 2015.

Antecedentes da criação dos Padrões Funcionais

Marjory Gordon criou os padrões pelos anos 70, com o intuito de ensinar seus alunos da Escola de Enfermagem de Boston a valorizar os pacientes, preservando a singularidade e ética. Os padrões visam olhar o ser humano de uma maneira holística, englobando todos os possíveis fatores que fazem parte de sua vida e ainda atentar para a comunidade no geral.

Busca compreender os padrões de comportamento, mais comuns entre todas as pessoas, que influenciam a saúde, qualidade de vida e a realização do potencial humano.

Padrões funcionais

Marjory criou 11 padrões funcionais de cuidado para facilitar o trabalho da equipe de enfermagem. Segundo Gordon (1994) você não pode entender um padrão de saúde sem o conhecimento dos outros padrões.

São os seguintes padrões:

- Padrão de percepção e controle de saúde: Este padrão descreve como o individuo está em relação a saúde e bem-estar. Incluem os hábitos higiênicos, vacinas, estilo de vida, práticas de promoção à saúde e prevenção de riscos.

- Padrão metabólico-nutricional: Descreve o padrão diário de consumo de alimentos e líquidos ingeridos pelo paciente, e ainda problemas com a alimentação. Inclui saber sobre o apetite, restrições alimentares, dieta, ganho ou perda de peso, peso atual.

- Padrão de Eliminação: Verifica os padrões de eliminação ao nível do intestino, bexiga e pele.

- Padrão de atividade e exercício: Este padrão descreve sobre a capacidade do individuo realizar atividades físicas e de lazer. Busca conhecer a autonomia do individuo em realizar uma atividade que gaste energia. Inclui a prática de atividades recreativas, lazer, fatores que interferem e atividades de vida diária.

- Padrão de sono e repouso: Descreve os padrões de sono, repouso e relaxamento. Levam em consideração as horas dormidas do individuo, insônia e descanso.

- Padrão cognição\perceptivo: Descreve-se o padrão sensório-perceptual e cognitivo do individuo. Observa-se a adequação das funções visuais, auditivas, gustativas, táteis e olfativas.

- Padrão de autoconceito e auto percepção: Descreva o padrão de conceitos e percepção de si mesmo. Inclui as atitudes do indivíduo, em direção à sua imagem e identidade corporais, e em direção ao seu senso geral de valor.

- Padrão de relacionamentos: Este padrão inclui o papel ou o papel social desempenhado pelo indivíduo na família, no trabalho, etc., bem como nas responsabilidades que devem assumir devido a isso. Será importante, ao avaliar esse padrão, a existência de problemas nas relações familiares e / ou sociais.

- Padrão de sexualidade e reprodução: Descreve os padrões de satisfação ou insatisfação com a sexualidade, e também descreve o padrão reprodutivo e tudo relacionado a ele.

- Padrão de adaptação e tolerância: Ele descreve o padrão geral de adaptação e eficácia em termos de tolerância ao estresse. Inclui reserva individual ou a capacidade de resistir a ameaças para a integridade de alguém, maneiras de gerenciar o estresse, sistemas familiares ou outros sistemas de suporte e capacidade percebida para controlar e gerenciar situações.

- Padrão de valores e crenças: Ele descreve os padrões de valores, objetivos e crenças (incluindo os espirituais) que orientam as escolhas e opções de vida do indivíduo. Inclui o que é percebido como importante na vida e a percepção de conflito em valores, crenças e expectativas relacionadas à saúde.

Aplicação prática da teoria

Foi tirado um artigo do site scielo, no qual os padrões funcionais de saúde foram levados até uma escola de rede pública no Rio Grande do Norte.

O estudo objetivou identificar, nos escolares de uma escola da rede pública de Natal-RN, alterações dos padrões de papel e relacionamento, de resposta e tolerância ao estresse e de crença e valor, além de identificar a frequência dos rótulos de diagnósticos de enfermagem encontrados nesses três padrões. Trata-se de um estudo descritivo-transversal quantitativo, com estudantes do 5º ao 9º ano, constituindo uma amostra de 276 sujeitos, realizado entre fevereiro e março de 2011. Um instrumento baseado nos Padrões Funcionais de Saúde foi utilizado para a coleta de dados, os quais foram analisados através da estatística descritiva com distribuição em frequências absolutas e relativas, e discutidas com base na literatura. Os rótulos diagnósticos de enfermagem mais comuns foram: processos familiares disfuncionais; risco de violência direcionada a outros e risco de religiosidade prejudicada. A união entre saúde e educação é essencial, permitindo ao enfermeiro que atua no ambiente escolar promover a saúde dos estudantes, identificando problemas e formulando diagnósticos, para realizar a assistência adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com