TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Complexidade na Sala de Aula da Educação Superior

Por:   •  12/5/2020  •  Seminário  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

a) 1º Passo: repense criticamente sua atividade profissional como docente universitário(a), com base nos conteúdos estudados nesta unidade, respondendo: qual é a sua forma de ser docente? Baseado(a) nos princípios da complexidade, o que você muda ou mudaria em sua forma de atuação docente?

b) 2º Passo: proponha um projeto pessoal de atuação docente na Educação Superior, respondendo: como você trabalharia os princípios/guias da complexidade no cotidiano de uma sala de aula e em benefício do processo de aprendizagem de estudantes universitários?

c) 3º Passo: elabore um breve texto (máximo 20 linhas) dissertativo, respondendo aos questionamentos descritos nos Passos 1 e 2.

Ainda não atuo como docente, porém com os aprendizados concebidos durante o estudo desta unidade sem dúvida alguma  na minha futura atuação como docente irei tratar e continuar a ruptura com o paradigma cartesiano, sabendo-se que o mesmo não tem proporcionado uma efetiva resolução dos problemas na realidade que vivemos hoje no contexto que importa de ciências sociais e humanas e os da educação em nível superior.

Lecionarei focado e direcionado no olhar multidimensional unificando assim como um todo e deixando para traz a fragmentação que impede lançar um olhar diferente para realidade estabelecendo assim como citado por Morin uma interdependia entre o objeto do conhecimento e seu contexto sendo assim estabelecendo a seguintes relações citadas pelo autor: Entre as partes e o todo, entre as partes entre si e entre o todo e as partes, o que sem dúvidas na minha opinião resultará em uma forma mutua de aprendizagem e aproveitamento do conhecimento.

Seguindo na ideia do projeto além da troca mutua de conhecimento o docente será o facilitador e participará de todo o processo lado a lado com o aluno, viabilizando debates, rodas de discussões, resoluções de problemas além da aplicação na pratica e no cotidiano dos mesmos sempre que possível, deixando para traz a fragmentação dos problemas e o método de “decoreba” como já discutido diversas vezes nas outras unidades decorridas neste curso de pós-graduação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (312.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com