TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação tem remédio

Por:   •  11/12/2017  •  Resenha  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 3

Comunicação tem remédio

A comunicação nas relações interpessoais em saúde.

A comunicação e a essencial para nossas vidas nosso dia a dia. Nos comunicamos através de gestos, olhares, toques, e o principal com a fala. A comunicação é um processo de compreender, compartilhar mensagens enviadas e recebidas, podendo ser verbal por meio da linguagem escrita e falada, e não verbal por manifestação de gestos, expressões faciais, a postura corporal.

A comunicação e algo básico para se viver, se relacionar e conviver com outros indivíduos. E se bem aplicada e essencial na área da saúde, o profissional da saúde usando corretamente essa importante ferramenta, ele poderá compreender o paciente, e ter empatia por ele. Podendo então induzir o paciente a expressar claramente o que ele esta sentindo, fazendo sentir se seguro ao falar o que esta passando e sentindo. E não e somente essencial para lidar com o paciente, mas com a família e com toda equipe. Essa comunicação bem estabelecida pode ajudar na melhora do paciente, e manter essa comunicação e essencial para diagnosticar a melhora do quadro clinico do paciente.

Devemos observar também a qualidade da mensagem transmitida e o entendimento de seu conteúdo, muitas das vezes deixamos a desejar, comprometendo significativamente as relações interpessoais e os resultados organizacionais, que no caso de um ambiente hospitalar, não pode haver erros de nenhuma espécie. Por isso a autora do livro nos dita formas de Expressão, Clarificação e Validação na Comunicação verbal. Que pode ser de grande ajuda sem contar outras dicas e formas de comunicação falada que ela cita. Já a comunicação escrita é uma ferramenta indispensável para qualquer profissional. A comunicação escrita ajuda o profissional a desempenhar seu papel na função que exerce. O exemplo citado no livro e o prontuário do paciente que não pode haver erros e deve esta clara para toda equipe do hospital, pois e um meio de trocar informações sobre o paciente em questão, que possibilita avaliar seu quadro clinico e o tratamento adequado do paciente.

Devemos também observar a comunicação não verbal do paciente, como comunicação não verbal entende-se também todos os tipos de simbologia textuais, como placas, gestos, aparências, cores, desenhos, entre outras imagens que agem como transmissoras de informações, emoções e sensações. Podemos observar os gestos dos pacientes, suas caras e bocas literalmente (dor, tristeza, vergonha, raiva) sua postura, os sons que o paciente emite. Ou seja, o não-verbal e a demonstração dos sentimentos da pessoa por meio da face e do paraverbal. E expressão dessas emoções mesmo que elas não sejam necessariamente verbalizadas.

A um esquema que exemplifica o modelo de interação humana que foi desenvolvido por Luft e Ingham, A janela de Johari, que tem como objetivo auxiliar no entendimento da comunicação interpessoal e nos relacionamentos com um grupo. O esquema contem quatro quadrantes mostrando o processo de percepção de um individuo em relação a sim mesmo e aos outros. O Quadrante Eu aberto 1 consiste naquilo que é de nosso conhecimento e dos demais; o Quadrante Eu Cego 2 consiste naquilo que os demais percebem em nossa personalidade, e não nos damos conta; o Quadrante Eu Secreto 3 consiste naquilo que sabemos que somos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com