TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM FORMAÇÃO DE AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL (ASB)

Por:   •  1/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.050 Palavras (9 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 9

PROJETO CURSO AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL


UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – ULBRA TORRES

CURSO DA ÁREA DA SAÚDE E BEM ESTAR SOCIAL

EDUCAÇÃO PERMANENTE EM

FORMAÇÃO DE AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL (ASB)

Torres/Osório - RS


1 INTRODUÇÃO

 A Odontologia, em todos os seus contextos e durante um longo período de tempo, negligenciou a formação dos profissionais auxiliares. Este descaso foi dos diversos setores do Estado. A falta de políticas educacionais profissionalizantes nos níveis elementar e médio, a não criação de legislação regulamentadora para o exercício destas profissões, apesar da formação ter sido regulamentada, a não utilização, de forma mais intensa, destes recursos na implementação de ações e serviços na área de saúde bucal colaboraram para que se chegasse à situação atual, de absoluta carência destes profissionais. Encontra-se hoje, em grande parte dos municípios brasileiros, a insólita situação de não se poder estruturar as equipes de saúde bucal pela falta de profissionais auxiliares. Isto acarreta, em conseqüência, um agravamento das condições de saúde bucal e geral de boa parcela da população, especialmente usuária do SUS.

A próxima edição do curso de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB)- a ULBRA Campus Torres já ministrou 3 edições do curso no período 2009/2010 - será realizada novamente no município de Torres, visto as instalações dos equipamentos estarem localizadas neste município, mais precisamente na Ulbra Campus Torres.

Outrossim, há uma preocupação cada vez maior com a humanização do atendimento no SUS, no sentido de uma melhor acolhida do paciente em geral, resgatando cláusulas pétreas do SUS e também da Constituição Brasileira de 1988.

 

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Formar um profissional essencialmente humanista e capacitado para a prestação de serviços na área da saúde com conhecimentos e habilidades específicas ao desempenho das funções de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB).

Estimular e capacitar os alunos um espírito humanista, com ênfase na excelência no atendimento da clientela, desconstruindo o estigma do atendimento atual.

2.2 Objetivos Específicos

  • Complementar a educação do nível fundamental formando profissionais para o mercado de trabalho na área de saúde bucal capazes de participar efetiva e eficientemente nos programas de saúde coletiva, no PSF (Programa de Saúde da Família) e nas Unidades Básicas de Saúde(UBS)
  • Preparar recursos humanos para desenvolver ações educativas e preventivas em Odontologia nos níveis individual, familiar e coletivo.
  • Habilitar o aluno a exercer todas as atividades definidas na sua área de competência profissional.
  • Proporcionar ao aluno situações de ensino/aprendizagem objetivando sua atenção em equipes multiprofissionais e multidisciplinares.
  • Desenvolver no aluno uma consciência ética e humana nas relações com a equipe de saúde e, especialmente, com a clientela.
  • Estimular, durante a formação, o treinamento em serviços visando desenvolver no aluno a capacidade de apreensão e integração à realidade.


3 JUSTIFICATIVA

O atual momento da Odontologia como uma profissão de saúde requer uma participação multiprofissional em decorrência da crescente demanda por atenção à saúde bucal. Os programas governamentais prioritários, especialmente o Programa Saúde da Família-PSF, indica esta necessidade quando condiciona, para a inclusão da Equipe de Saúde Bucal na sua estratégia de implantação, a incorporação de recursos humanos auxiliares em Odontologia; nestes, se enquadram os Auxiliares de Saúde Bucal (ASB)

4 CORPO DOCENTE                                                                                                                                                                                                                              

Nome

Formação

Titulação

CTPS

SUS/S/N

Adriana Bueno da Silva Roma

Ciência da Computação

Mestre

076799/24

N

Naiara Larentis

Dentista

       Doutora

S

Marlene

Letras

62921/408

N

Guilherme Pessoa Cerveira

Dentista

Mestre

72315/57

S

Irene Fanny Ritzel

Dentista

Mestre (Serviço social)

04347/15

S

João Antônio da Cunha Fialho

Dentista

Mestrando

87166/13

S

Luis Cláudio Cardona Alves

Médico

Especialista

2673793/1-0

S

Ricardo Dias de Pinho

Dentista

Especialista

42602/15

S

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (159.5 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com