TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Enfermagem no Trabalho

Por:   •  29/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.302 Palavras (10 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO  semi-PRESENCIAL ead  polo tucuruí

enfermagem

LEYDIANE KELLE GOMES

                                     WILLAMES AMINTAS

ENFERMAGEM E TRABALHO

[pic 4]

TUCURUÍ-PA

2018

leydiane kelle gomes

willames amintas

ENFERMAGEM E TRABALHO

Trabalho apresentado ao Curso Enfermagem  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas Enfermagem e Trabalho, Microbiologia ,Habilidades e Funfamentos Semiologicos.

Orientador: Prof. Alexandra

                                                          TUCURUÍ-PA

                                                                  2018

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÂO        3
  2.  TRABALHO ENFERMAGEM        4
  3. CONCLUSÃO        9
  4. REFERÊNCIAS        10


  1. INTRODUÇÂO

O presente trabalho aborda sobre paciente K.S.R, 28 anos, sexo masculino que procurou pronto- atendimento proximo de sua residencia, com queixas de febres alta repentina,tosse intensa,dor nas articulaçoes e nos musculos, falta de apetite,obstruçao nasal,espirros,falta de ar,cefaleia intensa,nauseas,episodios de vomito e mal star geral.O paciente  foi atentido pela enfermira Paloma que realizou o exmae fisico identificando, entre outros achados, Hipertrmia (38,5°) e dispenia. Em seguida, o paciente pssou por avaliaçao medica que determinou hipotese de H1N1  devidoum surto decorrente na regiao.portanto foi realizada uma coleta de exames laboratorias, incluindo cultura com swab nasal, sendo encaminhando para analise laboratorial. Como medida preventiva o isolamento aereo foi imediatamente iniciado, e a comissao de controle de infeççao Hospitalar ( CCIH) foi acionada para que orientaçoes para o paciente e a familia. A enfermeira Roseli, responsavel pela CCIH, prencheu a ficha de investigaçao para suspeita de  H1N1, o tratamento medicamentoso foi iniciado, novos exames foram solicitados e o paciente permaneceu internado para acompamhamento e proseguimento  da terapeutica adotada.

Portanto será abordado medidas de precuaçao , classifcação de ambiente com base de infeçoes,com  enfase nas boas praticas de saude, na dieta, no exercicio , no repouso e na higiene pesoal,monitorando  e pesquisando esposiçoes a infecçoes potencialmente perigosas, alem de surto de infecçoes entre profissionais. Outro ponto importante é biossegurança, pois se trata de uma doença infectocontagiosa, os profissionais que estao em contato com paciente diagnosticados ou suspeita de H1N1 devem utilizar equipamentos de proteçao individual para evitar o contagio, estabelecido pela NR 6  que é norma reguladora  do  Epis além da norma N° 32         que é uma legislaçao do minesterio do trbalho e emprego que estabelece medidas para proteger a segurança e a saude dos trabalhadores de saude.

Outro ponto a ser abordado é Exame fisico junto com anamnese etapas de extrema importancia para planejamento do cuidado do enfermeiro. E por fim, os tipo de infeççao e medidas necessaria para tratamento e preocauçao pra esses tipo de agente etilogico causador da gripe H1N1.

  1. TRABALHO ENFERMAGEM

O paciente K.S.R, permanence em isolamento aereo,entretanto medidas de precauçao por goticulas e areossois precisa ser adotada, pois transmissao por goticulas e transmitivel por tosse,espirro ou ao conversar, nesse caso o paciente com caso de suspeita ou caso confirmado deve ficar em quarto privativo, limitar transporte e usar mascara cirurgica.portanto a contaminaçao por esta via e bem curta porem ocorre muito comumente. Já por aerrossois é transmitindo em paciente com infeccao suspeita ou reconhecida , que sejam transmitidas pelo ar, as quais ficam no ar e são transmitida por longa distancia.

O virus H1N1  é transmitido por vias aereas,  no entanto o paciente se enquadra na classificaçoes de aerossois, pois o quarto deve ser privativo ou em enfermarias que tenha paciente com suspeita da mesma doença, no caso de hospitais que se usa apenas enfermarias deve ser respeitado o espaço de distancia de cada leito, que é no minimo de 1m.

A limpeza da unidade tem como objetivo remover mecanicamente o acumulo de materias organica, reduzindo assim o numero de microrganismos presentes, pode ser dois tipos limpeza concorrente e terminal.

A limpeza concorrente é realizada diariamente, após arrumaçao de cama,para remoçao de poeiras que se acumulam durante o dia nos mobiliarias,normalmente é utilizado pano umido e é serviços é realizado pela equipe de enfermagem. Em caso de limpeza terminal é feita em todo mobiliario do quarto do paciente inclusive teto e piso. Em alguns hospitais essa limpeza é realizada pelos profissionais de enfermagem em outros, pelo serviço de higienizaçao desde que seja devidamente treinados. Portanto o quarto do paciente deve ser higienizado por produtos quimicos, na escolha do desinfetante  deve ser util pra matar e retardar o crescimento dos patogenos sem lesionar material ou a pessoa que esta sendo tratado.  Alem do que sugere-se o uso de desinfetantes composto clorados pois segundo manual de limpeza hospitalar esse agente é considerado produtos de alto nivel e são encontrado de formas liquidas de cloro inorganico, representado pelo hipoclorito de sodio.

Pelo fato do paciente esta em um quarto isolado por suspeita de uma doenca infectocontagiosa, os profissionais da  saude devem ser prevenir com equipamentos de proteçao individual e a NR- 6  regulamenta  o uso deste equipamento  e considera-se  todo dispositivo e produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteçao de riscos suscetiveis de ameaçar a saude no trabalho. Entretanto a norma regulamentadora nº 32 (NR-32) respalda e torna obrigatoria para os profissionais da area da saude,  trata da proteçao a saude do trabalho e em estabelecimentos de saude, ela regulamenta as medidas de proteçao para os trabalhadores de saude, como açoes de capacitaçoes adequadas e vacinaçoes preventiva. Alem do mais o empregador tem as obrigaçoes de utilizar o epis para finalidade que se destina, alem de fazer o  uso e manter o equipamento em boas condiçoes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com