TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Enfermagem no Trabalho

Por:   •  22/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.691 Palavras (7 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        3

CONSIDERAÇÕES FINAIS        4

REFERÊNCIAS        11

INTRODUÇÃO

Se você acha que o jornal da escola está rapidamente se tornando extinto e antiquado, repense. Um jornal escolar pode atuar como parte integrante da melhoria da qualidade da educação em sua instituição. O jornal escolar oferece uma plataforma para os alunos expressarem suas ideias e criatividade. Ajuda a desenvolver suas habilidades de pensamento crítico. Além disso, pode ser instrumental na construção de relacionamento entre pares, enquanto molda suas perspectivas, opinião e identidade.

Como instituição educacional, é sua responsabilidade fornecer a seus alunos um ambiente saudável e de qualidade que ajude a desenvolver suas habilidades essenciais. Um jornal interno é um dos meios que as escolas devem oferecer aos alunos para garantir os mais altos padrões de educação, tanto acadêmico quanto extracurricular.

Neste estudo vamos ajudar a Diretora Lucia e a pedagoga Valéria a criarem um jornal em formato digital para divulgas as informações da escola.  

DESENVOLVIMENTO

O papel da gestão participativa e as mídias como ferramenta de auxílio no processo de divulgação

Os esforços para aproveitar as tecnologias de comunicação e informação para fins de desenvolvimento planejado vêm acontecendo há pelo menos quatro décadas. As terminologias e metodologias utilizadas para descrever esta área de trabalho são muitas e variadas: comunicação de desenvolvimento, comunicação de apoio ao desenvolvimento, comunicação de apoio a projetos, informação-educação-comunicação (IEC), educação por extensão, comunicação social e assim por diante. (LIBÂNEO, 2001).

A maioria dessas primeiras abordagens para a comunicação de desenvolvimento baseava-se em um modelo de comunicação de transmissão, em que as informações passavam dos remetentes para os destinatários. Como disse um profissional de comunicação de desenvolvimento, “A comunicação de desenvolvimento permaneceu amplamente uma estratégia de marketing unidirecional e monólogo”. (MARTINS, MACHADO, 2016)

Durante os últimos dez anos, houve uma mudança gradual dessa visão hierárquica de cima para baixo da comunicação para uma compreensão mais profunda da comunicação como um processo bidirecional interativo e participativo.

Essa mudança na percepção sobre a natureza do processo de comunicação, juntamente com a expansão dramática da democracia nos últimos tempos, estão trabalhando em favor de uma tomada de decisão mais participativa no nível local e da comunicação como parte do processo.

Simultaneamente, alguns profissionais de comunicação para o desenvolvimento promoveram o conceito de participação comunitária como um processo educacional no qual as comunidades, com a ajuda de animadores ou facilitadores, identificam seus problemas e necessidades e se tornam agentes de seu próprio desenvolvimento.

O foco em conceitos de desenvolvimento participativo e processos de animação comunitária proporcionou um forte impulso para a evolução de abordagens participativas para a comunicação de desenvolvimento. Há agora um reconhecimento crescente entre os praticantes e planejadores do desenvolvimento que a comunicação participativa é a “abordagem mais promissora para diminuir a dependência, construir a autoconfiança e a autossuficiência das pessoas”.

Apesar do sucesso de uma série de projetos de comunicação participativa em países em desenvolvimento, ainda há muito a ser feito por meio de pesquisas sobre questões complexas relacionadas à operacionalização de conceitos de comunicação participativa.

A comunicação de desenvolvimento participativo tem uma abordagem diferente. Sugere uma mudança de enfoque, passando de informar as pessoas com vistas a mudar seus comportamentos ou atitudes para facilitar o intercâmbio entre as várias partes interessadas. Essas trocas ajudam as partes interessadas a resolver um problema comum ou implementar uma iniciativa de desenvolvimento conjunto.,

O processo de tomada de decisão como um percurso essencial nas práticas educativas, os gestores devem planejar encontros para debates acerca das metas a serem implementadas na instituição educacional

A comunicação de desenvolvimento participativo é um processo sistemático que utiliza técnicas participativas e meios de comunicação (como rádio, jornais, TV, mídias sociais) para capacitar as comunidades a participarem do processo de desenvolvimento, capacitá-las a assumir a liderança em suas atividades e usar o aprendizado gerado para melhorar seus meios de subsistência. O objetivo da comunicação de desenvolvimento participativo é buscar mudanças sociais sustentáveis, envolvendo e capacitando as partes interessadas relevantes. No centro da comunicação de desenvolvimento participativo e de outras abordagens participativas de pesquisa e desenvolvimento estão a participação e o empoderamento significativo das pessoas.

O gestor escolar em sua atuação tem uma importante função a exercer, sua postura precisa assegurar que à escola seja um espaço democrático e participativo no contexto contemporâneo.

Também é necessário explorar mais os vínculos conceituais entre a comunicação para o desenvolvimento participativo, a educação básica não formal de base, a educação popular e a aprendizagem de adultos.

As questões inter-relacionadas não podem, é claro, ser exploradas adequadamente no vácuo ou discutidas puramente em abstrato, dada a realidade operacional de que a comunicação participativa para o desenvolvimento é um processo que se desdobra em cada situação e contexto cultural únicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (114.2 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com