TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Epidemiologia Na Enfermagem

Por:   •  21/9/2021  •  Resenha  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ANNA LÉIA

EPIDEMIOLOGIA

ARAGUARI-MG
SETEMBRO-2021

 

ANNA LÉIA

EPIDEMIOLOGIA

Trabalho acadêmico apresentado na disciplina de Labie, ministrado pela Professora Jaqueline Pontes Batista, no curso de Enfermagem do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos.

 ARAGUARI-MG

SETEMBRO-2021

DEFINIÇÃO DE EPIDEMIOLOGIA

  • Conceitos primordiais de epidemiologia

De acordo com Almeida & Rouquayrol (2002), entende-se epidemiologia como a ciência que estuda a distribuição e determinantes sobre os problemas de saúde, como seus fenômenos e processos que estão associados nas populações humanas. Ainda de acordo com os autores, trata-se também de uma ciência básica que envolve a saúde coletiva, tendo assim a sua principal ciência de informação de saúde. A epidemiologia, segundo os autores, tende a estudar a saúde, todavia na prática se relaciona pela ausência de saúde sob as suas formas de doenças e agravos, podemos entender estes dois últimos conceitos definidos como diagnóstico clínico.

  • Áreas de atuação da epidemiologia

Almeida Filho & Rouquayrol (2002) cita algumas áreas de atuações da epidemiologia, com o objetivo de explicar mais sobre a saúde e o adoecimento humano:

- Modelo biomédico, onde pode-se observar que temos a saúde de forma clara como a ocorrência de doença, e está também como desajuste ou falha orgânica que é ocasionada devido a reação a um estímulo, onde sua ação o organismo se encontra exposto;

- Modelo processual, onde de acordo com os autores, trabalha-se com os conceitos de processo saúde-doença ou história natural da doença;

- Modelo sistêmico, que, segundo Roberts (1978) é considerado "sistema" um conjunto de elementos que de tal forma, relaciona0se com uma mudança de qualquer elemento, onde provoca mudança no estado dos demais elementos, e, de acordo com Roberts, quando se envolve humanos neste processo, costuma ser designado ao ecossistema. Podemos perceber que este modelo sistêmico é útil para entender e analisar também o processo saúde-doença do sujeito.

  • Fatores de Risco

Almeida Filho & Rouquayrol (2002) traz como conceito de fator de risco os componentes que podem levar a doença, ou que podem contribuir para o risco de adoecimento e a manutenção dos agravos à saúde, levando em conta que os fatores dependem de determinados modelos.

  • Definição de Fator de Risco

Entende-se como risco na epidemiologia, de acordo com Almeida Filho & Rouquayrol (2002), a probabilidade de ocorrências de um dano.

  • Identificação das origens dos Fatores de Risco

Ao que se relaciona a identificação das origens dos fatores de risco, Almeida Filho & Rouquayrol (2002) trabalha com alguns modelos de fatores, que os quais serão definidos a seguir:

- Modelo biológico, onde é o termo que é mais utilizado para que se possa definir os causadores das doenças não infecciosas;

- Modelo processual, que temos como características o período pré-patogênico, onde se engloba os agentes e determinantes;

- Modelo sistêmico, onde de acordo com os autores, significa que qualquer fator que tende a compor o sistema dinâmico que o problema de saúde vem a ocorrer em toda sua evolução.

É importante ressaltar que os autores falam sobre o fator, onde é dito que "Um fator nunca é suficiente para o aparecimento da doença, mas está depende de vários determinantes".

HISTÓRIA DA EPIDEMIOLOGIA

O termo Epidemiologia, segundo Najera (1983), havia sido cunhado por Juan de Villalba, em 1802, mais no sentido de um histórico das epidemias espanholas. Em 1950, organizase na Inglaterra a London Epidemiological Society, fundada por jovens médicos simpatizantes das idéias médico-sociais. Porém o notável trabalho de William Farr, que em 1839 criara um registro anual de mortalidade e morbidade para a Inglaterra e País de Gales, marca a institucionalização da Estatística Médica (1983).

TERMOS MAIS UTILIZADOS EM SAÚDE PÚBLICA

  • Mortalidade

Ao que se relaciona com mortalidade, podemos notar que é dada como uma variável característica das comunidades dos seres vivos, ou seja, se refere ao conjuntos de indivíduos que morreram em dado intervalo de tempo. Segundo os autores, é representado o risco ou a probabilidade que qualquer sujeito na população de poder vir a morrer ou de morrer dado em decorrência a alguma determinada doença.

  • Morbidade

A morbidade, de acordo com os autores, é conhecida como a variável é características da comunidade dos seres vivos, onde se refere ao conjunto de indivíduos que adquirem doenças em algum dado intervalo de tempo. Podemos notar que a morbidade tende a demonstrar o comportamento das doenças e do agravo ao que cerne a saúde da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (183.8 Kb)   docx (47.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com