TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Farmacologia da Dor e Inflamação

Por:   •  11/4/2017  •  Seminário  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  2.141 Visualizações

Página 1 de 5

Farmacologia da Dor e Inflamação

Alterações causadas pela dor:

Aumento da: tensão muscular, PA, Consumo de oxigênio ...

Tipos de dor

A. Dor aguda: estímulo nocivo excessivo, originando sensação intensa e desagradável;

 B. Dor crônica: dor que dura por mais tempo que a lesão tecidual desencadeante;

 C. Hiperalgesia: maior intensidade de dor associado a um estímulo nocivo leve.

D. Dor neuropática: dor crônica provocada por danos nos neurônios nociceptivos (derrame, esclerose múltipla), com fraca resposta aos analgésicos opióides.

Tratamento da dor e inflamação

Geralmente, a dor leve e moderada é tratada com os fármacos anti-inflamatórios não esteróides denominados como AINEs (por exemplo, cefaléia, dismenorréia, dor articular e/ou muscular);

 A dor aguda intensa (devido a queimaduras, pós-operatórias, fraturas ósseas, câncer, artrite grave) é tratada com derivados da morfina, denominados opióides . As doenças auto-imunes são tratadas com anti-inflamatórios esteróides (corticóides).

 A dor neuropática crônica (por exemplo, devido a amputação de extremidades) que não responde aos opióides é tratada com fármacos antidepressivos;  Devido a possibilidade de efeitos adversos dos fármacos anti inflamatórios, inicialmente, deve-se considerar as opções não farmacológicas para o tratamento de problemas músculo esqueléticos comuns, como a perda de peso (para pacientes que se encontram acima do peso), a fisioterapia e medidas psicológicas.

Mediadores da Inflamação

1 Aminoácido descarxilados: incluem a histamina e serotonina

2cPolipeptideo : incluem angiotensinas e cinias

3 Eicosanoides :incluem prostaglandina (PG), leucotrienos (LT) e tromboxanos(TX)

[pic 1][pic 2][pic 3]

Mecanismo de Ação AINE

[pic 4]

A Membrana sofre uma lesão na membrana ,tem um composto chamado de acido aracdonio , ele será ativado ,quando tem um dano a enzima que faz o acido araquidônico ser liberado é a fosfolipase A2, permite a liberação do Acido araquidônico presente na membrana ,sozinho ele não tem efeito ,então ele se liga em uma enzima chamado de cicloxigenase ,,vai se ligar no sitio ativo da cicloxigenase. Quando ele se liga vai ativar os eicosanoides que são mediadores da inflamação.  

Mecanismo de ação (Anti Inflamatório )

[pic 5]

Os AINES eles vao atuar sobre a enzima não deixando o A. aracdonico atuar na Cox , ele inibe a Cox ,dessa forma inibe a inflamaçaõ atua no meio da casacata

Os AIE como corticoide ele atua inibindo na fosforolipase A2, dessa forma o A. Aracdonico não vai ser liberado , ela atua na 1°via da cascata o efeito é rapido

Anti-inflamatórios não esteróides

Derivados do ácido salicílico  Ácido acetilsalicílico (AAS) = Aspirina®;  Usos: Anti-inflamatório (antipirético,analgésico), diminui a agregação plaquetária .

Aspirina age no TAx2 é seletivo  Cox1, Aspirina de 100mg tem o maior efeito sobre a inibição do TAX2, efeito anticoagulante.

Aspirina de 500mg , ela causa inibição de  PG e TAX2 não seletivo  , alteração tanto no no Trato grastro intestinal quanto ao efeito coagulante , somente quando é seletivo para o Cox1 (combate uma inflamação)

Aspirina é único AINES de ligação Irreversíveis

Paracetamol ou acetaminofeno: Tylenol®

Apresenta fraca ação anti-inflamatória porque em tecidos periféricos tem menor efeito sobre a cicloxigenase,  o paracetamol só causa intoxicação quando ingerido em excesso, ou seja, se forem consumidos mais de 3 ou 4 gramas diários quando é tomado em dose alta  esse metabólico tóxico se acumula no fígado, ele consome uma molécula muito importante chamada glutadiona, que tem como função impedir que radicais livres se concentrem nas células hepáticas. O Aceticisteina retira o metabolismo toxico do fígado

[pic 6]

Anti-inflamatórios esteroides

São também utilizados no tratamento do choque, de doenças neurológicas, da síndrome nefrótica, de alguns tipos de neoplasias, profilaxia e tratamento de rejeição de órgão em transplante.  A terapêutica sistêmica deve ser feita durante o menor tempo possível e com doses mínimas possíveis, e, devem ser administrados de manhã e em dias alternados, não devendo ser suspensos bruscamente sempre que a terapêutica tenha sido prolongada para mais de três semanas.  As vias de administração dependem da natureza da doença e da condição do paciente e podem administrados por via oral, parenteral, tópica, oftálmica, inalatória e retal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (525.6 Kb)   docx (658.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com