TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gravidez na adolescência

Por:   •  9/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.271 Palavras (10 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 10

     CENTRO NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL CNQP [pic 1]

PROFESSOR: AILTON CAVALCANTE MACHADO

DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA I

 

 

 

 

 

 

 

ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NA CIDADE DE MANAUS-AM

 

 

 

 

 

MANAUS – AM  

CENTRO NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL CNQP

PROFESSOR: AILTON CAVALCANTE MACHADO

DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA I

 

 

ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NA CIDADE DE MANAUS-AM

 

 

 

ATIVIDADE

 

A pesquisa apresentada à Centro nacional de qualificação profissional CNQP, como requisito de composição de nota parcial da Disciplina de Metodologia da pesquisa I, ministrada pelo Profº. Ailton Cavalcante Machado.

 

 

         DISCENTES:  Pensilvânia Teixeira de Souza

                                               

                     

MANAUS – AM  

Estratégia para redução da gravidez na adolescência na cidade de Manaus-AM

Objetivo

Reduzir significativamente o número de adolescentes com gravidez precoce na cidade de Manaus através de políticas de saúde públicas em escolas, fornecendo conhecimento sobre o assuntos e seus métodos de prevenção.

Objetivos específicos

  • Estimular as políticas de saúde pública ser mais presentes nas escolas.
  • Aborda assuntos que envolve sexualidade com melhor transparências nas escolas de nível médio.
  • Promover um melhor entendimento para os adolescente sobre seu corpo.
  • Conscientizar jovens e adolescentes sobre os vários métodos contraceptivos existente.

Justificativa

A gravidez precoce ocasiona vários desafios na vida da adolescente devido sua imaturidade física, psicológica e mental, condições essa que aumentam consideravelmente os ricos de complicações gestacionais, essa complicações podem se agravar sem o acompanhamento do pré-natal. A adolescente gravida também sofre preconceito social, o que faz muitas vezes abandonar seus estudos, afetando sua qualidade de vida, oportunidade de emprego e consequentemente não tem uma vida estabilizada psicologicamente e nem financeiramente (LIRA; DEMENSTEIN, 2004).

A relevância dessa pesquisa implicará na necessidade de mudanças nas políticas da saúde pública, fazendo necessário mudanças que atingiram jovens e adolescentes de escolas públicas que são privados de conhecimentos básicos sobre sexualidade e métodos contraceptivos.

Uma pesquisa realizada pelo o IBGE em 2010 a 2014 mostrou o acréscimo no número de adolescentes entre 15 a 19 anos que tiveram filhos. O aumento foi bastante significativo, 30,6%, com 6.537 em 2010 e 8.536 em 2014. E esse número vem crescendo a cada ano e a principal causa é a falta de informação, falta de programas de saúde que cheguem até esses adolescentes, programas que em outros países estão sendo bem eficaz.

A construção de uma intervenção educativa irá contribuir para a prevenção da gravidez em adolescentes. A contribuição prática do plano de ação centra-se na proposta de intervenção educativa com ações preventivas para adolescentes, a família e a escola. As ações foram definidas considerando-se os fatores predisponentes que afetam este problema de saúde e direcionadas para a execução pela equipe de saúde. O que se visa é uma atitude responsável na promoção da prevenção da gravidez na adolescência, na área de abrangência da UBSs na cidade de Manaus, Amazonas.

Problema

A gravidez precoce cresce a cada ano no amazonas, geralmente a mesma traz problemas para a gestante. Durante o parto o risco de falecimento da mãe e elevado, além disso os bebês tem 50% de chances de morrer no pré-natal. Além das complicações de saúde existem os problemas psicológicos e sociais que dificultam ainda mais a vida da adolescente gestante (JUNIOR ET AL 2004).

Há evidências de que gestantes adolescentes podem sofrer mais intercorrências médicas durante gravidez e mesmo após esse evento que gestantes de outras faixas etárias. Algumas complicações como tentativas de abortamento, anemia, desnutrição, sobrepeso, hipertensão, pré-eclâmpsia, desproporção céfalo-pélvica, hipertensão e depressão pós-parto estão associadas à experiência de gravidez na adolescência (BELARMINO, MOURA, OLIVEIRA, & FREITAS, 2009; FREITAS & BOTEGA, 2002; FURLAN E COLS., 2003; MICHELAZZO E COLS., 2004; SILVEIRA, OLIVEIRA, & FERNANDES, 2004; YZALLE E COLS., 2002). Além disso, a gestação em adolescentes pode estar relacionada a comportamentos de risco como, por exemplo, a utilização de álcool e drogas ou mesmo a precária realização de acompanhamento pré-natal durante a gravidez (CAPUTO & BORDIN, 2007; CHALEM E COLS., 2007; GAMA, SZWARCWALD, & LEAL, 2002; KASSAR, LIMA, ALBUQUERQUE, BARBIERI, & GURGEL, 2006).

Questões Norteadoras

Apesar de que, quantitativamente, o fenômeno possa até não estar aumentando (ou mesmo estar diminuindo), ele trouxe à tona algumas questões importantes: é a gravidez uma experiência esperada ou desejada na adolescência? O que ela revela? Quais suas consequências? O interesse pelo assunto é decorrência, em boa parte, do aumento das preocupações que tem havido em torno das questões que envolvem a adolescência, que não se define apenas a partir de critérios etários ou biológicos (OLIVEIRA, 2008).

Metodologia

A metodologia utilizada para responder a pergunta central do trabalho será um método comparativo sobre questões da influência da saúde pública na redução da gravidez na adolescência de cidades mais desenvolvidas e relação a cidade de Manaus. Para isso, será necessário o uso de referências bibliográficas de estudos já publicados. Esse trabalho se divide em três parte: 1º contextualiza a gravidez na adolescência, sua consequência e sua causa; 2º mostra a realidade da cidade de Manaus e relação a saúde pública e suas principais falhas e relação ao tema; 3º conclui-se o trabalho fazendo uma comparação entre a cidade de Manaus entre outras cidade mais desenvolvida e relação a gravidez na adolescência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (168.3 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com