TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Parasitologia

Por:   •  15/5/2018  •  Dissertação  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução a Parasitologia

É a ciência que estuda os parasitas, que são organismos que vivem em associação com outro organismo (hospedeiro), mas essa associação geralmente leva o hospedeiro a ter problemas de saúde, pois os parasitas se alimentam de nutrientes e alguns até mesmo de sangue do local onde se encontram no hospedeiro, para que eles possam sobreviver. Alguns parasitas trazem prejuízos para seu hospedeiro, mais existem outros que conseguem viver dentro de outro organismo sem causa-lo nenhum mal, o hospedeiro não consegue viver sem o parasita. Um ajuda o outro a sobreviver.

A diversidade de possíveis objetos de pesquisa, associada à questão médica de transmissão de doenças, faz com que o parasitologista dialogue frequentemente com outras disciplinas, como Biologia Celular, Bioquímica, Biologia Molecular, Imunologia, Genética, Evolução e Ecologia.
O surgimento da PARASITOLOGIA como ciência tem seus primeiros registros no século XVII, quando o pesquisador Anton van Leeuwenhoek observou giárdias em suas próprias fezes. Contudo, somente no século XIX houve avanço significativo neste campo, com a identificação e o estudo dos ciclos de vida dos parasitas causadores da malária, da amebíase e da tripanossomíase.

Os exemplos mais comuns de parasitoses são: Helmintoses, como por exemplo: esquistossomose, teníase, cisticercose, ascaridíase, entre outras; Protozooses, como por exemplo: amebíase, toxoplasmose, giardíase, entre outras; Ectoparasitoses, como por exemplo: pediculose, acaríase, entre outros.

Para nos prevenir de parasitos devemos fazer uma boa higiene, manter a casa limpa, principalmente os banheiros, lavar bem as mãos antes das refeições, beber água filtrada, evitar andar descalço, lavar e cozinhar bem os alimentos e manter as unhas limpas e cortadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com