TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nutrição Aplicada à Enfermagem

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

NOME

Jessie Ariadini Vilas Boas

RA

7061538491

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Nutrição Aplicada à Enfermagem, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora Helen Figueiredo Fumagalli.

Anhanguera Educacional

2015

1. INTRODUÇÃO

Conhecida também como Terapia Clínica Nutricional (TCN), a dietoterapia foi desenvolvida para proporcionar aos pacientes, portadores de doença específicas, um quadro favorável para a sua recuperação, levando em consideração a questão nutricional singular para cada doença, como, por exemplo, a limitação do uso de sal e alimentos industrializados para pacientes com Hipertensão Arterial ou do açúcar para os diabéticos. A alimentação desempenha papel importante em diversos aspectos da saúde das pessoas, prevenindo e até retardado o aparecimento de doenças, auxiliando nas funções vitais do corpo, assim como no crescimento e desenvolvimento saudável, podendo ser um aliado de destaque no combate à enfermidades. No caso em questão, a dietoterapia é um método viável para a melhora no quadro de saúde do paciente, proporcionando a este, condições propicias à sua recuperação. Para isso, foram selecionadas orientações com base em alimentos recomendados para o estado clínico analisado e visando sempre a beneficiação do paciente e a melhora do seu quadro de saúde.

2. DESENVOLVIMENTO

Em resposta ao “Passo 1”, primeiramente a recomendação que deve ser feita é a continuação das dietas tanto de restrição de carboidratos simples, já que esses alimentos podem ocasionar o aumento de glicemia e deveriam ser trocados por fibras além de frutas frescas, vegetais e leguminosas, os quais, exercem papel de destaque na absorção de carboidratos, como também da restrição a alimentos gordurosos, industrializados e excesso de sal para ajuda no controle da dislipidemia e hipertensão arterial. Além disso, para controlar o quadro de diabetes, deve ser orientado ao paciente que faça sua dieta fracionadas durante o dia, para combater o aumento ou diminuição excessiva da glicose, em cinco a seis refeições diárias e em pequenas porções, porém, com alimentos variados e evitando doces, como bolos, chocolates e sobremesas ou qualquer outra refeições com açúcar. É de extrema importância o papel do enfermeiro nesse momento para auxiliar no cumprimento dessas orientações já que o paciente tem dificuldade em realizar essa atividade.

Em resposta ao “passo 2”, para se ter sucesso e ajudar o paciente no controle da hipertensão arterial é preciso que o enfermeiro oriente o mesmo para que evite comer alimentos com gordura saturada e colesterol, assim como aqueles que possuem alto teor de sal e condimentos como alimentos industrializados e em conserva, e realizar suas refeições baseadas em frutas de todos os tipos, laticínios com baixo teor de gordura, a exemplo o leite desnatado, hortaliças, minerais e fibras (leguminosas e arroz integral). Se seguido dessa maneira, a dieta propicia uma diminuição de ate 14% o desenvolvimento de outro quadro hipertenso, promovendo também o emagrecimento saldável e reduzindo, assim, o risco de ataques cardiovasculares, de acordo com uma pesquisa específica. Como medida coadjuvante é necessário que o paciente não faça o uso de bebidas alcoólicas e evite o tabagismo, além do controle do peso através das medidas já citadas acima e também auxiliar tudo isso com a prática de exercícios físicos, de preferencia aeróbicos, com frequência de cinco vezes por semana e duração de 30 minutos ao dia, para manter boa saúde cardiovascular e aumentar a qualidade de vida.

Em resposta ao “passo 3”, os níveis séricos de colesterol e triglicerídeos  se elevam em função do consumo alimentar aumentado de colesterol, de carboidratos, de ácidos graxos saturados, de ácidos graxos trans e de excessiva quantidade de calorias, por isso é importante recomendar ao paciente que evite esse tipo de alimentos gordurosos, que tenha sempre em mente que a melhor solução para seu problema deve começar com a alimentação equilibrada, consumo de laticínios em geral na forma desnatada, evitando a integral, além de alimentos que contenham Ômega 3, como peixes e sementes, também fibras, frutas variadas, diminuir ou evitar comer carne gordurosa, diminuir os carboidratos simples e alimentos fritos como salgados fritos, bata frita, entre outros. Para o auxílio da dietoterapia é indicado também algumas orientações adjacentes como o uso de soja ou de seus derivados, suplementação com fitosterol, pois observam-se efeitos na diminuição do colesterol, especialmente LDL-c, ocasionados por fitosteróis. O consumo diário de aproximadamente dois gramas de fitosteróis sob a forma de margarinas enriquecidas pode reduzir a absorção de colesterol em aproximadamente 30% a 40%, o que resulta em uma redução média no LDL-c de 8,8%. Assim também é recomendado alimentos que contenham substancias antioxidantes como aveia, óleo de oliva e linhaça, além de frutas cítricas, já que alimentos ricos em vitamina C e E auxiliam na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (110.4 Kb)   docx (178.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com