TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nutrição Aplicada à Enfermagem

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

NOME

Alessandra Maria Ribeiro

RA

8074851307

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Nutrição Aplicada à Enfermagem, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (Fernanda Castaldi Litcanov.)

Anhanguera Educacional

2015

Introdução

Muitos pacientes que são internados podem na maioria dos casos apresentarem também sintomas de desnutrição. A desnutrição é definida como o desequilíbrio nutricional que ocorre em indivíduos que se alimentam de forma incorreta. A alimentação incorreta pode ocorrer por causa de dietas radicais, má absorção de nutrientes, falta de alimentação diversificada (rica em nutrientes), alimentos em más condições de serem ingeridos.

 

É Primordial que o profissional da área enfermagem saiba identificar sintomas de desnutrição para que em uma eventual ausência do profissional da nutrição, possa tomar ações preventivas sobre o paciente fazendo que o mesmo ao ser internado inicie o processo de reestabelecimento nutricional.

Para realizar este trabalho foram necessários a realização de alguns passos, onde se constitui em avaliar as condições fisiológicas, biológicas e psicológicas do paciente e após a confirmado a desnutrição, foi necessário da inicio ao processo de reestabelecimento nutricional onde foram administrados os medicamentos e a alimentação adequada. Após normalização do paciente, no momento em que o mesmo for ter alta, foi necessário realiar o estudo sobre as orientações a serem passadas aos pacientes sobre o guia de alimentação saudável.

Ao avaliar o paciente foi vericiado que o mesmo possuia IMC por volta de 21,22 esta dentre os parêmetros de normalidade, porém apresentava a conjuntiva pálida (o ideal seria brilhante, úmidas e membranas rosadas), queda de cabelo e deformação central da unha(dentro da normalidade ela é uniforme, arredondada e lisa. Estas deficiências suspeitas são predominantes da ausência de ferro e a falta de proteínas.

Após a verificação das deficiências suspeitas foi aplicado o formulário para verificação do estado nutricional utilizando os critérios da Mini Nutricional Assessment (MNA-SF) e foi constatado que o paciente estava desnutrida. Segue formulário preenchido em anexo.

Após comprovado que o paciente estava em estado de desnutição, o mesmo passou por administração de medicamentos e alimentação para que o mesmo normaliza-se. Ao normalizar o mesmo recebeu alta onde foi passado as seguintes orientações para que o mesmo se mante-se nutrido:

 - Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

 - Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

 - Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

 - Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

 - Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (462.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com