TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA EM ADULTOS: O ESTRESSE DO ENFERMEIRO DURANTE O ATENDIMENTO

Por:   •  1/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.351 Palavras (22 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 22

PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA EM ADULTOS: O ESTRESSE DO ENFERMEIRO DURANTE O ATENDIMENTO

RESUMO

Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, como método pos-sível de avaliar o conhecimento pro¬duzido em pesquisas prévias, destacando conceitos, procedimentos, resultados, discussões e conclusões re¬levantes para seu trabalho. A revisão da literatura tem relevante papel no co¬nhecimento e na discussão de realidades, de ações e programas. Destaca-se ainda pela capacidade de per¬cepção de determinados aspectos, à medida que se co¬nhece diferentes contextos e realidades a respeito do tema que está sendo abordado. Diante dos dados obtidos na revisão de literatura entende-se que ausência de batimentos cardíacos indica a cessação da circulação sistêmica, ou seja, ausência de pulso e a mes-ma é causada também por arritmias como a FV, ou TV. Com o atendimento baseado no SBV, realizado nos primeiros quatro minutos; e em até oito minutos, SAV pode se observar o aumento da sobrevida das pessoas, submetidas à reanimação cardiopulmonar e cerebral. Este tipo de atendimento é considerado o mais difícil na área de enfermagem, portanto é fator de estresse tal ocorrência onde os profissionais devem ser articulados e bem treinados para agirem com excelência. Descritores: parada cardiorrespiratória- PCR- estresse- enfermeiro- enfermagem.

ABSTRACT

This is a bibliographic review as pos-sible method of assessing the knowledge pro¬duzido in previous research, highlighting concepts, procedures, results, discussion and conclusions re¬levantes for their work. The literature review has important role in co¬nhecimento and discussion of realities, actions and programs. Note also the per¬cepção capacity of certain aspects, as it co¬nhece different contexts and realities about the topic being discussed. On the data obtained in the literature review it is understood that the absence of heart beat ments indicates the termination of the systemic circulation, ie no pulse and the same is also caused by arr-hythmias such as VF or VT. With the picked-ment based on SBV, held in the first four minutes; and up to eight minutes SAV can be observed increased survival of people undergoing cardi-opulmonary resuscitation and ce-rebral. This type of care is consi-dered the most difficult in the nursing field, so it stressor such an occurrence where professionals should be articulated and well trained to act with excellence. Keywords: cardiorrespiratória- PCR-stop stress-enfermeiro- nurs-ing.

INTRODUÇÃO

A partir do século XVIII acreditava-se que a morte por parada cardiorrespirató-ria (PCR) era um evento irreversível e as tentativas de reanimação eram vistas como blasfêmia. A humanidade finalmente começou a acreditar que fosse possível a reanimação cardíaca por meio de manobras efetivas para tal. Porém, apenas nos últimos 50 anos as técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP) tornarem-se cientificamente evidentes e de prática clínica (SILVA, 2010).

No Brasil, mais de 1/3 das mortes são decorrentes de causas cardiovascula-res, que perfazem 300.000 casos anuais. Já nos Estados Unidos, estimam-se 250.000 mortes súbitas de causa coronariana por ano (LADEIRA, 2013).

A PCR diz respeito à ausência de batimentos cardíacos, que indica a cessa-ção da circulação sistêmica, identificada pela inconsciência, apneia ou respiração agônica e ausência de pulso. Uma das principais causas que induz a PCR nos adultos são doenças coronárias causando arritmias como a fibrilação ventricular (FV), ou taquicardia ventricular (TV). Com o atendimento baseado no Suporte Básico de Vida (SBV) ou Basic Life Support (BLS) realizado nos primeiros quatro minutos; e em até oito minutos, o Suporte Avançado de Vida (SVA) ou Advanced Cardiac Life Supoort (ACLS), observa-se o aumento da sobrevida das pessoas, submetidas à RCP e cerebral (VOLPATO, 2014).

O SBV consiste no pilar do atendimento ao paciente em PCR, é realizado em várias etapas, de forma a intervir, sendo rápido e eficaz. O êxito das manobras ado-tadas depende fundamentalmente do reconhecimento de cada etapa. As etapas se constituem desde o reconhecimento da PCR até as medidas de reanimação que têm como função promover a circulação sanguínea, com decorrente oxigenação de órgãos vitais e restabelecimento das funções cardíacas. Os aspectos fundamentais do SBV incluem reconhecimento imediato da parada cardíaca e acionamento do serviço de emergência (MENEZES, 2013).

Para os profissionais da saúde, a PCR pode deve ser caracterizada como emergências frequentes em unidades de pronto socorro, ou seja, a “rapidez e a efi-cácia das intervenções adotadas são cruciais para que haja melhor resultado no atendimento de qualquer situação de emergência, sobretudo em casos de PCR (LADEIRA, 2013)”.

Entre os principais profissionais da área da saúde, pode-se destacar a atua-ção do enfermeiro na PCR, o que corrobora com a citação de BEZERRA (2012) de que este profissional atua em urgência e emergência e que diariamente, deparam-se com situações que exigem condutas rápidas que, em alguns momentos, deman-dam ações simultâneas sem prévios planejamentos, de preferência com um auto-controle para prestar assistência ao paciente, a fim de não cometer erros (BEZERRA, 2012).

Os efeitos do estresse gerado no ambiente de trabalho sobre a saúde do tra-balhador têm merecido destaque crescente tanto por parte dos pesquisadores e do sistema de saúde (AVELINO, 2013).

O profissional enfermeiro lida constantemente com o estresse devido à convivência com risco iminente de morte de um paciente que está sob seus cuidados, a complexidade dos cuidados prestados, mais aos fatores pessoais, têm relação frequente com o desencadeamento do estresse como uma resposta fisiológica e psicológica, complexa e dinâmica do organismo, desencadeada quando o indivíduo depara-se com estressores, podendo gerar doenças físicas e psíquicas (BEZERRA, 2012).

Dessa forma, a presente pesquisa pretende munir os profissionais enfermei-ros de conhecimentos para melhor atendimento assistencial e urgente aos pacien-tes. De posse desses conhecimentos os profissionais poderão ter o estresse próprio do trabalho minimizado.

A justificativa de estudo encontra-se embasada nas diversas situações em que se encontra a equipe de enfermagem frente à PCR.

Desta forma, se fez necessária a realização desta pesquisa, objetivando identificar as principais dificuldades enfrentadas pela equipe da enfermagem no atendimento a PCR (Freitas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com