TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2005 A 2010

Por:   •  29/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.949 Palavras (20 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – AQUI VOCÊ PODE

CURSO DE ENFERMAGEM

PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2005 A 2010

MANAUS – AM

2022

JANAINA DA SILVA SERRA – MATRÍCULA 1111111

JANAINA DA SILVA SERRA – MATRÍCULA 1111111

JANAINA DA SILVA SERRA – MATRÍCULA 1111111

JANAINA DA SILVA SERRA – MATRÍCULA 1111111

JANAINA DA SILVA SERRA – MATRÍCULA 1111111

PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2005 A 2010

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Bacharelado em Enfermagem, da Universidade Paulista – UNIP, como requisito parcial para a obtenção do título de Enfermeiro.

Orientadora: Profª. Msc. Pabloena da Silva Pereira

MANAUS –AM

2022

TEMA: Câncer de Colo de Útero

TITULO: Prevenção ao Câncer de Colo de Útero: Uma Revisão Bibliográfica 2005 à 2010

  1. PROBLEMÁTICA

Por que o alto indicie de mulheres que não se previnem contra o câncer de colo de útero no Brasil e principalmente no Amazonas?

  1. HIPÓTESES
  • O que os autores dizem sobre o conhecimento sobre o câncer de colo de útero?
  • Quais as medidas que os autores relatam para prevenção do Câncer de Colo de Útero?

  1. INTRODUÇÃO

Trata-se de uma revisão bibliográfica sobre a prevenção ao Câncer de Colo de Útero, com intuito de analisa como está atualmente o câncer de colo de útero no Brasil e especialmente no Amazonas. O câncer de colo de útero é uma doença que atualmente vem sendo intensamente divulgada pra prevenção de adolescente e para mulheres que já praticam relações sexuais por meio do exame de preventivo.

“O câncer de colo de útero, também chamado de cervical, demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), por isso é importante a sua realização periódica. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos” (INCA, 2013).

O interesse pelo assunto dado, pois é uma patologia que bastante preocupa a população feminina e sendo que a prevenção do câncer se dá de inicio orientando e divulgando como as mulheres atualmente devem fazer para não ser acometidas por esta patologia.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (2010) no Brasil, o câncer do colo do útero é a terceira neoplasia maligna que acomete as mulheres, apenas superado pelos cânceres de pele não melanoma e da mama. Foram estimados cerca de dezoito mil novos casos para os anos de 2012 e 2013. Sua frequência é variável conforme a região e implica em que ocupe as seguintes posições no país: norte – primeira; centro-oeste e nordeste – segunda; sudeste – terceira e no sul a quarta. considerando-se somente a população feminina que está em segundo lugar e representa cerca de 15 % de todos os tipos de câncer.

O estudo se justifica pelo interesse de prevenção de mortalidade de mulheres por câncer de colo de útero, e tem como objetivo geral: analisar bibliografias sobre a prevenção do câncer de colo de útero, e os objetivos específicos: identificar quantos autores de enfermagem faz referencia ao câncer de colo de útero e que medidas os autores que relatam para prevenção do câncer colo de útero.  

  1. OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

Analisar bibliografias sobre a prevenção ao câncer de colo de útero.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar quantos autores de enfermagem faz referencia ao Câncer de Colo de Útero.
  • Que medidas os autores relatam para amenizar os altos indicie de câncer de colo de útero.

  1. JUSTIFICATIVA

O câncer de colo de útero tem se tornado um grande vilão da atualidade para as mulheres, e  se justifica para destacar a prevenção dessa doença para mulheres que ainda tem a chance de não adquirirem.

A enfermagem tem um papel importante para com essas mulheres pois, sob orientações poderão ter noção de fazendo o preventivo, exames ginecológicos são importantes, para detecção precoce dessa doença.

Contudo, sabemos que é um tema preocupante, mais que podemos ter bons resultados se tiver um alcance grande de mulheres sobre a prevenção de câncer do colo de útero.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

6.1 MAGNITUDE DO CÂNCER

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima, a partir do ano 2020, o diagnóstico de 15 milhões de novos casos anuais de câncer de todos os tipos, no mundo. Com a aplicação do conhecimento científico atual, cerca de um quarto de todos os cânceres poderia ser evitado e a terça parte deles curada. Porém, 70% desses tumores ocorrem em países com poucos recursos para o controle da doença. Neste contexto, o câncer de colo do útero, por ser passível de prevenção, tem a sua ocorrência diretamente vinculada ao grau de desenvolvimento do país.

O câncer de colo do útero é o terceiro câncer mais comum no mundo. Estima-se que são diagnosticados mais de 471.000 casos novos anuais.  Nos países desenvolvidos, tem sido observada uma redução na incidência e mortalidade da doença nos últimos 50 anos, devido, principalmente, a programas de rastreamento sistemáticos em população de risco. Nestes países, as taxas médias de incidência anuais padronizadas por idade são baixas, com valores inferiores a 14 casos para cada 100.000 mulheres (INCA, 2005).

6.2 O VÍRUS DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO

O Papiloma Vírus Humano (HPV), é uma grande família de pequenos vírus (estruturas acelular que só efetuam suas atividades no interior de células vivas) medindo aproximadamente 52 a 55nm (nanômetro) de diâmetro e 8Kb (kilobases), não envelopados (não possui membrana lipídica que envolve a estrutura viral), que se replicam no epitélio escamoso da pele ou da mucosa (GONZALEZ-LOSA et. al., 2008). Atualmente mais de 16 tipos de HPV são considerados de alto risco para câncer de colo de útero (BADANO et. al., 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (164.3 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com