TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção Textual de Prática de Campo Fundamentos Técnicos de Enfermagem

Por:   •  10/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3]

Curso bacharelado em enfermagem

Patryck Saulo Correia

Produção Textual de Prática de Campo

Fundamentos Técnicos de Enfermagem

Macaúbas

2022

[pic 4]

Patryck Saulo Correia

Produção Textual de Prática de Campo

Produção Textual de Prática de Campo (PTI) apresentado ao Curso de Enfermagem como requisito parcial de aprovação na disciplina: Fundamentos Técnicos de Enfermagem.

Preceptor:

Polo: Macaúbas

Macaúbas

2022


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO: APROXIMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA        5

2.1. Conhecimento de Campo, acompanhamentos supervisionados e Procedimentos realizados        5

2.2. Discussão de caso: Paciente alcoólatra        5

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

4.        FICHA DE FREQUÊNCIA        8

5.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9

6.        APÊNDICE        9


  1. INTRODUÇÃO

Apresentamos relatório de Estágio Supervisionado, realizado no HAAS (Hospital Antenor Alves da Silva) na cidade de Macaúbas – BA, nos setores: Clínica Médica e Cirúrgica (masculina e feminia), Obstetrícia, Clínica Pediátrica, Ambulatório, no período de 18/07/2022 a 29/07/2022.

O Estágio Curricular Supervisionado em enfermagem consiste em um instrumento que aproxima a academia e o serviço de saúda, sendo fundamental para a formação do profissional enfermeiro, é nesse período que o aluno utilizará os conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer da graduação e aliando à prática, poderá fortalecer sua habilidades e competências, contando com participação ativa de profissionais,universidade e comunidade. (RIGOBELLO et as., 2018).

        

Durante o período, viemos a conhecer os atendimentos que o campo oferece, sendo esses: atendimento ambulatorial, internação, cirurgias, exames laboratirais, exames de eletrocardiogramas, ultrassonografias, exames oftamológicos, exames pediátricos, teste do pezinho e do olhinho do recém – nascido.

Além do HAAS, que oferece um nível terciário de complexidade de atendimento, a cidade possui UBSs circundando a cidade e UPA 24 horas, que vem a oferecerem níveis de atendimentos primários  e secundários, respectivamente. Por conta disso, existe uma boa articulação e comunicação entre esses locais, além de transferências de acordo a regulação do SUREM (Sistema de Regulação e Urgência) , caso necessário.

Atenção aluno. Se atentar para: Descrever a importância das atividades desenvolvidas durante a prática de campo em sua vivência acadêmica.

  1. DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO: APROXIMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA

  1. Conhecimento de Campo, acompanhamentos supervisionados e Procedimentos realizados

Estágio realizado na Unidade Hospitalar HAAS (Hospital Antenor Alves da Silva), em Macaúbas – BA, onde o grupo se organizou em oito estagiários, sendo, a orientação do preceptor, em duplas para alguns procedimentos, tendo boa aceitação e acolhimento dos profissionais presentes durante o período em questão.

Tivemos a oportunidade de conhecer a rotina de trabalho da unidade, como: visitas aos pacientes internos, leitura dos prontuários com treinamentos desde a admissão até a evolução de enfermagem, sinais vitais, exame físico, anamnese, administração de medicamentos, curativos, banho no leito de paciente, passagem de sondas de demora, bolsa de transfusão sanguínea, punção venosa, ausculta de batimentos cardiofetais do bebê, glicemia capilar, acompanhamento de pacientes em pré e pós operatórios. Pudemos observar também, o fluxo de pessoas e a rotina estabelecida para cada área que o paciente irá se consultar no ambulatório, como também recebemos orientação e observamos como fazer o ECG (Eletrocardiograma).

Todo esse relato foi sob orientação e supervisão do preceptor.

O enfermeiro, enquanto profissional encarregado em garantir a segurança e a integridade do paciente, deve valorizar sistematização do cuidado, uma vez que esta traz inúmeros benefícios ao cliente a ao profissional de enfermagem. (SOARES et. al., 2015).

No dia 28 de Julho de 2022, às 15:00min, observamos um procedimento de passagem de sonda de demora  de número 16, com sucesso, realizado pelo preceptor, em paciente portador de AVE, com intuito de prevenção de úlcera de decúbito, esvaziar a bexiga e controlar o volume de urina e promovendo conforto ao usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (324.8 Kb)   docx (154.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com