TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Historico da Enfermagem

Por:   •  26/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.735 Palavras (7 Páginas)  •  2.051 Visualizações

Página 1 de 7

UNIDADE I

1- O Cristianismo é um marco na evolução de cuidados em saúde. Uma das características dos cristãos é o cuidado indiscriminado, ou seja, dedicar-se igualmente a todos. A construção de casa e hospitais para doentes é outra marca. Temos como herança desta época:

I. Santas Casas de Misericórdia.

II. Beneficências Portuguesas.

III. Hospitais especializados.

IV. Ambulatórios.

[pic 1]

a.

Todas estão corretas.

[pic 2]

b.

Apenas as alternativas I e IV estão corretas.

[pic 3]

c.

Apenas as alternativas III e IV.

[pic 4]

d.

Nenhuma afirmação está correta.

[pic 5]

e.

As afirmativas I e II estão corretas.

2- A atenção à saúde, hoje, requer uma mudança na concepção de mundo e na forma de utilizar o conhecimento em relação às práticas de saúde, voltando o seu enfoque especialmente para a promoção da saúde.

Podemos diferenciar o olhar epidemiológico do olhar antropológico, como:

a.

Na abordagem contemporânea sobre o adoecer ainda há o predomínio da dimensão biológica em detrimento das dimensões psíquicas e sociais, provocando uma redução na configuração do campo da saúde. Olhar antropológico.

[pic 6]

b.

Os modelos de saúde, doença e cuidado resultam da história social e são herdados culturalmente, não podendo ser reduzidos à experiência individual, mas envolvem a coletividade, seus valores e costumes, de maneira que quando um indivíduo adoece, toda a família se envolve. Modelo Epidemiológico.

[pic 7]

c.

Para se desvendar as causas, faz-se necessário conhecer as condições concretas e a história relacionadas à existência do ser humano. Olhar epidemiológico.

[pic 8]

d.

As crenças e as práticas de cuidado em saúde nascem e se desenvolvem no contexto social, influenciam-se mutuamente e fazem parte da dinâmica que proporciona a adaptação do ser humano ao seu entorno através da cultura. Modelo epidemiológico.

[pic 9]

e.

Avaliar a assistência prestada aos usuários nos serviços de saúde, verificar o perfil socioeconômico e de morbidade da população, analisar as condições de saúde do trabalhador,fornecendo subsídios para intervenções mais efetivas no processo saúde/doença, entre outros. Visão antropológica.

3- Florence Nightingale é considerada a fundadora da Enfermagem moderna em todo o mundo, obtendo projeção maior a partir de sua participação como voluntária na Guerra da Crimeia, em 1854, quando com 38 mulheres (irmãs anglicanas e católicas) organizou um hospital de 4.000 soldados internos, baixando a mortalidade local de 40% para 2%. Com o prêmio recebido do governo inglês por este trabalho, fundou a primeira escola de enfermagem no Hospital St. Thomas, em Londres, em 24 de junho de 1860.

Sobre a escola fundada por Florence, pode-se afirmar que:

a.

Os fundamentos que nortearam a criação da escola de enfermagem foram originados exclusivamente de suas experiências anteriores à guerra.

b.

A organização do Instituto de Diaconisas, instituído pelo pastor luterano Theodor Fliedner e sua esposa Frederika muito se assemelhava àquela preconizada pelas Irmãs de Caridade de São Vicente de Paulo, estando tão preocupados em formar o caráter de suas alunas quanto em ministrar-lhes conhecimentos específicos de enfermagem.

c.

Florence estabelece vastas exigências de caráter moral e espírito religioso feitas às candidatas, a distribuição e controle do tempo destinado ao trabalho hospitalar, curso e folgas, bem como a admissão de alunas de classes sociais diferenciadas. As de classe elevada (lady nurses) podem ser comparadas às Senhoras da Confraria, que eram preparadas para o trabalho manual, o cuidado direto, a obediência e a submissão e as de nível socioeconômico inferior (nurses) que podem ser comparadas às irmãs de caridade provenientes das aldeias, que eram mais preparadas para as atividades de supervisão, direção e organização do trabalho em geral.

d.

A educação aristocrática de Florence lhe permitiu ter acesso a vários idiomas, matemática, religião, filosofia e seu estágio de três meses no Instituto de Diaconisas de Kaiserswerth, na Alemanha, onde aprendeu os primeiros passos da disciplina da enfermagem (regras e horários rígidos, religiosidade, divisão do ensino por classes sociais), tiveram grande influência na proposta da escola.

e.

Tinha por base o preparo de enfermeiras para visitas domiciliárias a doentes pobres e o preparo de profissionais para o ensino de enfermagem preventiva, exclusivamente.

4- Leia as afirmações a seguir e relacione as a um momento histórico.

1. Ainda na Antiguidade, acreditava-se que as doenças poderiam ser causadas por elementos naturais ou sobrenaturais. Nesse período, a compreensão das doenças era através da filosofia religiosa.

2. Para os gregos, fatores externos ocasionavam as doenças. Então, para alcançar a harmonia perfeita do corpo humano, deveriam ser consideradas as estações do ano, as características do vento e da água.

3. Do fim do século XVIII ao início do século XX, a medicina social foi capaz de criar as condições de salubridade adequadas à nova sociedade e de abrir espaço para que a prática médica individual viesse gradativamente a ocupar o lugar central nas práticas de saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (131.2 Kb)   docx (67.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com