TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA ENFERMAGEM

Por:   •  29/6/2016  •  Dissertação  •  2.566 Palavras (11 Páginas)  •  1.054 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

 FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA ENFERMAGEM

DEPARTAMENTO DE MEDICINA E ENFERMAGEM

PROJETO DE PESQUISA

TEORIA DE IMOGENE KING

Geovani Bhering – 89922

Isabel Rodrigues – 89937

Karina Cassiano – 89936

Luciene Dias – 89934

Natali Speridão – 89923

Nazaré Catharina – 82301

Tamires Dias - 89944

Viçosa

2016

SUMÁRIO

1.        TÍTULO        

2.        INTRODUÇÃO        

2.1 Imogene King        

    2.1.1 Teoria de Imogene King ..............................................................3

2.2   Obesidade        

3.        Formulação do problema        

4.        Justificativa do tema        

5.        Objetivo geral        

5.1 Objetivos específicos        7

6. Hipótese................................................................................................8

7.        METODOLOGIA        

7.1 Universo ou população        

7.2 Amostra        

7.3 Técnicas e Instrumentos        9

7.4 Quando Aplicar        9

8.        Referências bibliográficas        .......10

  1. TÍTULO

ALCANCE DA TEORIA DE KING JUNTO A FAMÍLIAS DE PESSOAS PORTADORAS DE OBSIDADE.

  1. INTRODUÇÃO

2.1 Imogene King

Imogene King nasceu em 31 de janeiro de 1923, em West Point, Iowa nos Estados Unidos. Em 1946, completou sua graduação na Escola de Enfermagem do Hospital St. Jonh em St. Louis, Missouri. Em 1948, se tornou bacharel em Ciência da Educação em Enfermagem, tendo conquistado o título de mestre em enfermagem em 1957.

 Imogene desenvolveu diversos trabalhos, dentre eles o de consultora em atividades educacionais, administrativas e hospitalares. Também atuou na área da enfermagem médico-cirúrgica de adultos. Além disso, foi diretora na Escola de Enfermagem de Ohio e subdiretora de enfermagem em St. John Hospital School.

 Nos anos 70 que sua teoria foi desenvolvida, marcando a história da enfermagem e um período em que os enfermeiros buscavam seu papel e conhecimentos científicos suficientes para a prática da enfermagem.

 Um momento marcante da trajetória de Imogene King, foi o lançamento do seu primeiro livro "Toward a theory for nursing: general concepts of Buman Behvior" em 1971,escrito ao longo dos anos de 1961 e 1966.Em 1981,seu segundo livro foi publicado, intitulado como "A theory of nursing systems concepts process".

 Sua carreira profissional continua tomando novos rumos, conquistando em 1980, o título de doutor Honorário pela Universidade de Illinois. Em 1981, ano em que também publicou seu segundo livro, termina seu doutorado na Universidade de Colúmbia, em Nova York. Também realizou na época, estudos de pós-doutorado em desenho de pesquisa, estatística e computadores.

 Imogene King faleceu em 24 de dezembro de 2007 na cidade de São Petesburgo, Flórida.

2.1.1 Teoria de Imogine King

A Teoria de Objetivos e Metas, traz como um dos seus pilares mais importantes a interação entre o enfermeiro e o cliente, que será fundamental para o estabelecimento e alcance de metas de saúde. Juntos, o enfermeiro e cliente, estabelecem objetivos e meios para alcançar essas metas criadas, propiciando ao cliente, o desenvolvimento de suas potencialidades.

Nessa relação com seu cliente/paciente, o enfermeiro deve manter sua postura profissional, diante dos desafios enfrentados na educação e dimensão da prática de enfermagem. A enfermagem, frente as suas responsabilidades, deve tomar decisões baseadas em seu conhecimento e habilidades, mas sem deixar de lado a autonomia do cliente.

A teoria relata três sistemas dinâmicos de interação nos fenômenos da enfermagem:

1.Sistemas pessoais (individuais): Tem enfoque na pessoa, vendo o ser humano como um todo, como um sistema pessoal, onde é necessária a percepção feita pelo enfermeiro das particularidades daquele cliente, características que são somente suas, daquele ser. Relacionando imagem corporal, espaço e tempo, será possível atingir o crescimento, desenvolvimento e aprendizado do cliente;

2.Sistemas interpessoais: Envolve a interação entre duplas, trios, grupos pequenos, onde Imogene ressalta que deve haver uma comunicação, transação entre as pessoas e que cada um deve exercer seu papel no grupo, se tornando um elemento importante. Essa interação também envolve cliente e ambiente, relação que ao invés de gerar estresse, deve manter o equilíbrio com a troca de energias;

3.Sitema social: Relacionada a grupos religiosos, família, sistema educacional, sistema de trabalho e grupos de amigos, onde diante de tantas visões diferentes, o enfermeiro deve prezar pela organização, autoridade, poder, estudo, tomada de decisão e controle sobre o grupo:

O enfermeiro deve ter uma visão dos seus clientes como seres sociais, conscientes, racionais e perceptivos, que orientados por ação e tempo, criam seus objetivos. Assim, devem adotar uma postura de percepção das características e peculiaridades daquele indivíduo, se comunicando com ele e estabelecendo interação entre enfermeiro e cliente. Dessa forma, serão criadas transações que levarão a obtenção das metas estabelecidas. Através de obtenção dessas metas, será possível atingir a eficiência na Assistência de Enfermagem, gerando a satisfação do cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (175.1 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com