TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem

Por:   •  5/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 2

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

GRADUAÇÃO BACHARELADO EM ENFERMAGEM

PORTFÓLIO

Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem

CRUZEIRO DO SUL

2019

PORTFÓLIO

Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem

Portfolio descritivo apresentado ao Curso de Graduação Bacharelado de Enfermagem do Centro Universitário Claretiano, a ser utilizado como diretrizes para obtenção de aprovação no trabalho de conclusão do 3° semestre da disciplina de Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem.

Orientador (a): Prof. (a) Esp.

CRUZEIRO DO SUL

2019

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO        5

2.1.        QUESTÃO 1.        5

2.2.        QUESTÃO 2,3.        5

  1. INTRODUÇÃO

      Sr. José, 68 anos, viúvo, 3 filhos, possui como antecedentes pessoais infarto há 10 anos, e antecedentes familiares Mãe (diabética) e Pai (falecido em virtude de câncer no esôfago). Internado na clínica para tratamento de Acidente Vascular Encefálico Isquêmico, há 3 dias. Vindo da Unidade de Terapia Intensiva, onde permaneceu entubado por 2 dias. Consciente, aparentemente desorientado e dislálico. Apresenta respiração espontânea, dispneico, cateter com O2 à 5 litros/min, reflexo de tosse diminuído, com presença de secreção, necessitando de aspiração. Cateter venoso central em veia jugular interna E, com curativo oclusivo, limpo e seco, infundindo SF 0,9%, à 43 ml/h, em bomba de infusão, e medicações conforme prescrição médica. Na verificação dos sinais vitais obteve-se como resultados: T = 37,5oC (axilar), PA = 120 x 80 mm/Hg, R = 23 mov./min, FC = 120 bpm, verificada em artéria radial D, rítmico e amplitude normal. Sonda nasoentérica em narina D, para alimentação a cada 3 horas, por não apresentar boas condições de mastigação e deglutição. Diurese presente em fralda, em pequena quantidade (+/++++). Não deambula, movimenta-se no leito com dificuldade, apresenta hemiplegia E. Higiene oral satisfatória, higiene corporal em condições insatisfatórias. Banho realizado em leito uma vez por dia, ou quando necessário. Pele ressecada e desidratada. Área da região sacral apresenta rubor e calor, com integridade tecidual preservadas. Edema em membro inferior e superior E.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1.  QUESTÃO 1.

TABELA

SINAIS VITAIS

DADOS DO PACIENTE

DADOS NORMAIS

FREQUENCIA CARDÍACA (PULSO)

120 bpm

60 á 100 bpm

PRESSÃO ARTERIAL (PA)

120 x 80 mmHg

NORMAL

TEMPERATURA

37,5 ºC

NORMAL

RESPIRAÇÃO

23 mpm

12 á 100 mpm

  1.  QUESTÃO 2,3.

      O paciente depois de um infarto, continua acamado no leito, não deambulando, com comprometimento de ulceras por pressão na região sacral, necessitando de mudanças de decúbito pelo menos a cada duas horas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com