TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DE ENFERMAGEM

Por:   •  30/5/2019  •  Dissertação  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 3

TEORIA DE ENFERMAGEM

Teoria geral dos Sistemas / Ser humano unitário – MARTHA ROGERS

Martha Elizabeth Rogers nasceu em Dallas, Texas, em 1914, vindo a falecer em Nova Iorque, em março de 1994, com 80 anos. Graduou-se enfermeira em 1937 com especialização na área de saúde coletiva, contribuiu ao longo de sua vida com periódicos de enfermagem, publicou livros e ministrou diversas palestras sobre enfermagem e saúde.

INTRODUÇÃO

Estudar a Ciência do ser Humano Unitário de Rogers é um ato fascinante e complexo pela forma como a teorista conduz seu modelo teórico.

Este trabalho fará uma breve abordagem relacionada à teoria de Martha Rogers baseando-se na definição de enfermagem e conceitos teorizados por ela.

PRECEITOS E BASES

Rogers acreditava que devemos conhecer a história da humanidade e da enfermagem para podermos apender a evoluir, criando novas técnicas e aperfeiçoando as práticas existentes.

A enfermagem deve ser humanista e humanitária (dedicada a preocupação compassiva, a prevenção da doença e reabilitação dos enfermos e incapacitados), que o ser humano está em constante troca com o meio ambiente e que o individuo é um todo unificado.

Com base em conhecimento de várias áreas desenvolveu em 1970 sua teoria o que ela denominou de sistema aberto para a enfermagem baseando-se na teoria geral dos sistemas.

A teoria de Rogers contem 5 grandes pressupostos e a partir deles criou-se alguns princípios para serem usados na enfermagem, porém a complexidade pode ser uma limitação ao uso desta teoria. Contêm 4 blocos constituintes.

Quais são esses pressupostos?

OS PRESSUPOSTOS DE ROGERS

1º - O ser humano é um todo unificado, possuindo uma integralidade individual e manifestando características que são mais diferentes que a soma das partes.

O indivíduo é indivisível e totalmente integrado ao ambiente sem que possa ser reduzido simplesmente a órgãos e células, interagindo com o universo, energias e o seu meio circundante.

2º - O indivíduo e o ambiente estão continuamente trocando matéria e energia um com o outro.

O ambiente pode ser definido como um campo de energia irredutível, pandimensional, e integrante do ser humano e amos trocam energias.

3º - O processo de vida dos seres humanos evolui irreversível e unidirecionalmente ao longo de uma sequência de espaço e tempo.

O indivíduo não pode voltar a ser algo que previamente fora.

4º - Os padrões identificam os seres humanos e refletem sua totalidade inovadora.

A identificação dos indivíduos e o reflexo de sua totalidade são padrões de vida, permitindo e o ritmo e o dinamismo.

5º - O indivíduo é caracterizado pela capacidade de abstração, visualização, linguagem e pensamentos, sensações e criação.

De todas as formas de vida na terra apenas os humanos são seres pensantes, conscientes, criativos que se expressam, percebem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com