TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTI NEO

Por:   •  7/9/2016  •  Artigo  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 4

A DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DE ENFERMEIRAS NEONATOLOGISTAS [pic 1]

E UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL TIPO III

NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

                                                    Marcelo de Freitas Oliveira [1]

RESUMO

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI NEO) é uma estrutura que presta cuidado integral ao recém-nascido grave ou potencialmente grave, especializada e com instalações físicas, equipamentos e recursos humanos. A UTI NEO é classificada conforme sua complexidade como tipo I, II e III. A unidade tipo III necessita de enfermeiro-coordenador com especialidade em neonatologia para o processo de gestão da unidade referente. Nesse contexto, o objetivo do presente artigo visou verificar a distribuição geográfica de enfermeiros neonatologistas e Unidades de Terapia Intensiva tipo III e suas atribuições. O estudo tratou de uma pesquisa quantitativa, exploratória e de caráter secundário. Diante dos resultados, verificou-se a carência de Unidades de Terapia Intensiva do tipo III e de profissionais especializados na área nas regiões sul, norte e oeste.  Somente na região de Porto Alegre e metrópole, encontrou-se profissionais e Unidades de Neonatologia tipo III, o que ocasiona uma barreira do acesso de enfermeiros de outras regiões, devido ao alto custo do processo de formação na área e o tempo de duração.

Descritores: Neonatologia, Enfermagem de Cuidados Críticos e Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.

INTRODUÇÃO

O Cadastro Nacional de Estabelecimento (CNES) é a base para operacionalizar os Sistemas de Informação em Saúde, sendo estes imprescindíveis para um gerenciamento eficaz e eficiente. O CNES visa disponibilizar informações das atuais condições de infraestrutura de funcionamento dos estabelecimentos de saúde em todas as esferas, ou seja, Federal, Estadual e Municipal¹.

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI NEO) é uma estrutura que presta cuidado integral ao recém-nascido grave ou potencialmente grave, especializadas, contendo instalações físicas, equipamentos e recursos humanos. A UTI NEO é classificada conforme sua complexidade como tipo I, II e III. A unidade tipo III necessita de enfermeiro-coordenador com especialidade em neonatologia para o processo de gestão da unidade referente².

A enfermeira com especialidade em neonatologia é qualificada para dar assistência ao recém-nascido de risco com necessidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva, bem como à família do mesmo.  De igual modo, conta com subsídios para um efetivo processo de gestão das unidades neonatais, visando à assistência imediata ao recém-nascido em todo processo de cuidado3

Diante do exposto, o presente artigo tem como objetivo verificar a distribuição geográfica de enfermeiros neonatologista, sua competência perante a especialidade nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal do tipo III no Estado do Rio Grande do Sul.

METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa quantitativa e exploratório, sendo a fonte de extração dos materiais de caráter secundário. A extração de dados ocorreu no Cadastro Nacional de Estabelecimento (CNES)1, Cadastro Brasileiro de Ocupação (CBO) e consulta de Portarias do Ministério da Saúde2,4.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A enfermeira neonatologista, coordenadora da UTI tipo III, tem como qualificação a execução de muitas funções, no entanto, destaca-se, com merecimento, a execução de ações de planejamento da Unidade de Terapia Intensiva, e o monitoramento e supervisão do profissional técnico de enfermagem e dos enfermeiros assistenciais de cada turno4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (206.5 Kb)   docx (951 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com