TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo : A palavra Mandala tem origem no sânscrito, língua da Índia antiga, e significa “círculo”

Por:   •  8/11/2017  •  Resenha  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 3

A palavra Mandala tem origem no sânscrito, língua da Índia antiga, e significa “círculo”. Pode ser vista etimologicamente como a composição da expressão manda que significa “essência” e da expressão la que significa “conteúdo” podendo ser entendida como o “círculo ou esfera da consciência” ou ainda como “o que contém a essência”. Refere-se a uma figura geométrica em que o círculo está circunscrito por outro círculo ou quadrado. em algumas tradições religiosas é tida como a “imagem do mundo” ou como a manifestação do Divino no espaço. Com as próprias palavras de Jung: “A palavra sânscrita Mandala significa “círculo” no sentido habitual da palavra. No âmbito dos costumes religiosos e da Psicologia, designa imagens circulares que são desenhadas, pintadas, configuradas plasticamente, ou danças.” (Os arquétipos e o inconsciente coletivo).

Da conceituação da Mandala, pode ser compreendida simbolicamente como círculo mágico e na psicologia de Jung é uma representação da totalidade psíquica e do arquétipo self. O centro da mandala na psicologia junguiana no movimento em que tudo dele irradia pode ser vista como a expressão da totalidade da psique, por sua vez, o movimento para o centro em que tudo converge pode ser vista como a expressão da individuação que é a busca de si mesmo. Sua figura pode ser utilizada para harmonização psíquica e para auxiliar a meditação profunda. Pode ser também uma representação do próprio universo e em seu interior estão abrigadas todas as forças da natureza e a própria criação.

A Mandala tradicional hinduísta faz parte do ritual de orientação e do espaço sagrado central, que são: o altar e o templo. Ela é a passagem de um estado para outro, ou seja, do material ao espiritual. Seu centro é uma entidade; sua periferia é a perfeição. Instrumento visual para a concentração ou meditação que conduz à realização das formas sobrenaturais que se encontram. As mandalas tântricas é uma das mais importantes da Índia, pois mostra as leis que governam o Cosmos, as quais estão submetidos tanto os homens como a natureza em si mesma. Essas figurações concêntricas das mandalas são imagens dos dois aspectos que são complementares e idênticos à realidade: o aspecto da razão original, que é inata nos seres humanos (e que utiliza imagens e idéias do Mundo material, ilusório) e o aspecto do conhecimento terminal produzido pelos exercícios físicos e mentais que são adquiridos pelos Budas (Iluminados) e que se fundem uns com os outros, na intuição do estado da mais alta felicidade possível, chamado Nirvana. Admite-se que esse estado mental é de grande liberdade e espontaneidade interior em que a mente humana goza de tranquilidade suprema, pureza e estabilidade.
Jung descobriu que as mandalas na tradição budista tibetana derivam do conhecimento religioso dos lamas. Essa expressão, lama, significa guru, na tradição hinduísta, mestre. Nesse sentido, os lamas consideram a verdadeira mandala uma imagem interior que, gradualmente, é construída nos momentos de equilíbrio psíquico perturbado ou quando um pensamento não pode ser encontrado e deve ser procurado, porque não está contido na doutrina sagrada. A mandala tradicional hinduísta faz parte do ritual de orientação e do espaço sagrado central -  o altar e o templo. É o símbolo espacial da presença divina, no centro do mundo. A pesquisadora Monalisa Dibo, da PUC-SP, afirma que a Mandala tântrica é uma das mais importantes da Índia, pois mostra as leis que governam o Cosmos, às quais estão submetidos tanto os homens quanto a natureza em si mesma. O objeto é pintado ou desenhado como suporte para meditação, assim como riscado no chão para os ritos de iniciação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com