TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AFECÇÕES NUTRICIONAIS: UM OLHAR SOBRE AS PRINCIPAIS DOENÇAS OCASIONADAS POR DISTÚRBIOS DE NUTRIÇÃO

Por:   •  15/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.420 Palavras (14 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

FACULDADE MARIA MILZA

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

RENATA SILVA SILVEIRA

AFECÇÕES NUTRICIONAIS: UM OLHAR SOBRE AS PRINCIPAIS DOENÇAS OCASIONADAS POR DISTÚRBIOS DE NUTRIÇÃO

GOVERNADOR MANGABEIRA-BA

2017

RENATA SILVA SILVEIRA[pic 3]

AFECÇÕES NUTRICIONAIS: UM OLHAR SOBRE AS PRINCIPAIS DOENÇAS OCASIONADAS POR DISTÚRBIOS DE NUTRIÇÃO

        

Trabalho apresentado na Faculdade Maria Milza, no Curso de Bacharelado em Enfermagem, na disciplina de Saúde do Adulto I, ministrada pelo Prof.º Neílton Fiuza, como requisito para obtenção de nota do semestre 2017.1

GOVERNADOR MANGABEIRA-BA

2017

SUMÁRIO [pic 4]

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 04

2 REVISÃO DE LITERATURA..................................................................................05

2.1 A DESNUTRIÇÃO: Conhecendo os problemas associados a falta de nutrientes

no organismo humano...............................................................................................05

2.2 TRANSTORNOS DE ALIMENTAÇÃO: Anorexia e Bulimia nervosa...................07

2.3 OBESIDADE: um facilitador de outras patologias...............................................10

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................12

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

        O estado nutricional adequado é o reflexo do equilíbrio entre a ingestão balanceada de alimentos e o consumo de energia necessário para manter as funções diárias do organismo. Sempre que existir algum fator que interfira em qualquer uma das etapas desse equilíbrio, os riscos do indivíduo desenvolver desnutrição são eminentes.

Os transtornos alimentares são vistos como patologias que agridem os planos psíquicos e somáticos. As alterações da forma de se alimentar podem ter forte consequência sobre a saúde geral dos indivíduos (CLAUDINO e ZANELLA, 2005).

Os transtornos do comportamento alimentar referemse a toda e qualquer circunstância que suponha uma disfunção no comportamento alimentar do indivíduo (DOMÍNGUEZ E RODRÍGUEZ, 2005). 

A etiologia dos transtornos alimentares é multifatorial, formado de predisposições genéticas, socioculturais e vulnerabilidades biológicas e psicológicas. Entre os fatores predisponentes estão histórias de transtorno alimentar e/ou de humor na família, relações familiares no ambiente familiar, o contexto sociocultural, onde se caracteriza a extrema valorização pelo corpo magro e traços de personalidade pessoal (MORGAN e NEGRÃO, 2002).

Assim, Brasil (2006) afirma que as doenças e agravos não transmissíveis vêm aumentando e, no Brasil, são a principal causa de óbitos em adultos, sendo a obesidade um dos fatores de maior risco para o adoecimento neste grupo.

Os transtornos alimentares são multideterminados e resultam da interação entre fatores biológicos, culturais, sociais e psicológicos. Segundo Gorgati et al. (2002), tais aspectos determinam as dimensões necessárias para o diagnóstico e o tratamento dos transtornos alimentares. A complexidade da condição clínica exige uma abordagem integral e multiprofissional.

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 A DESNUTRIÇÃO: Conhecendo os problemas associados a falta de nutrientes no organismo humano

         Mesmo diante de todos os avanços ocorridos no campo da saúde e do desenvolvimento humano, a desnutrição ainda é vista como um relevante agravo de saúde pública, podendo ser identificada em todos os países, de forma mais exacerbada nas nações em desenvolvimento. Os casos de desnutrição, em suas diferentes etiologias e faixa etária são importantes indicadores para avaliar a qualidade de vida de uma população.

Neste sentido, Monteiro (2000) traz em seus estudo que os distúrbios do estado de saúde e nutrição podem ser ocasionados por múltiplas condições, dentre elas, as deficiências alimentares e as infecções de repetição advindas das condições gerais de vida e do acesso às necessidades básicas como alimentos, moradia, saneamento básico e assistência à saúde.

Levando em consideração os fatores sociais para desencadeamento da desnutrição, Monte (2000) afirma que apesar da redução mundial da prevalência dos casos de desnutrição, a mesma continua a ser um dos mais importantes problemas de saúde pública principalmente nos países mais pobres, devido a sua magnitude e consequências desastrosas para o crescimento, o desenvolvimento e a sobrevivência das crianças.  E, mais que um problema de saúde pública, a desnutrição, por ser de natureza multifatorial, passou a ser vista como um grave problema social.

Dentre os principais fatores de risco associados ao desenvolvimento de desnutrição comunitária pode-se citar a falta de recursos financeiros para adquirir os alimentos, tanto em quantidade como em qualidade. Outro fator é o desconhecimento sobre a importância da alimentação balanceada e adequada, principalmente com a cultura das comidas pré-preparadas e rápidas.

A diminuição da ingestão de alimentos é crucial no desenvolvimento da desnutrição relacionada à doença. Entre as causas é possível destacar o papel das substâncias que atuam no sistema nervoso central. Como exemplos podemos citar a liberação de citocinas por tumores malignos, a obstrução da orofaringe e do trato gastrointestinal alto por lesões inflamatórias e tumorais, os fatores emocionais como depressão e doenças psiquiátricas e, a dor (BRASIL, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (170.9 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com