TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALEITAMENTO MATERNO – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM ATRAVÉS DA PROMOCÃO A SAÚDE.

Por:   •  31/8/2015  •  Artigo  •  5.264 Palavras (22 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

FACULDADE CAMPO GRANDE

CURSO DE ENFERMAGEM

ALEITAMENTO MATERNO – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM ATRAVÉS DA PROMOCÃO A SAÚDE.

CAMPO GRANDE

2015

[pic 2]

FACULDADE CAMPO GRANDE

CURSO DE ENFERMAGEM

ALEITAMENTO MATERNO – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM ATRAVÉS DA PROMOCÃO A SAÚDE.

Autores

GONCALVES, Karina Ávila

Orientadores

CAMPO GRANDE

                                                                    2015

SUMÁRIO

RESUMO

03

ABSTRACT

03

1

INTRODUÇÃO...........................................................................................

04

2

OBJETIVOS.................................................................................................

06

2.1

Objetivos Gerais.........................................................................................

06

2.2

Objetivos Específicos.................................................................................

06

3

REVISÃO DE LITERATURA......................................................................

07

4

 MATERIAIS E MÉTODOS.............................................…………………...

13

5

RESULTADOS  e DISCUSSÕES…………………………………………….

14

6

CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................

15

7

REFERÊNCIAS…………………………………………………………………

17

RESUMO

O leite materno é um alimento vivo, completo e natural, adequado para quase todos os recém-nascidos, salvo raras exceções. A amamentação é um comportamento humano complexo que contribui para a diminuição dos índices de morbidade e mortalidade infantil. É uma das maneiras mais eficientes de atender os aspectos nutricionais, imunológicos e psicológicos da criança em seu primeiro ano de vida. Um ato cujo sucesso depende de fatores históricos, sociais, culturais e psicológicos da puérpera e do compromisso e conhecimento técnico-científico dos profissionais de saúde envolvidos na promoção, incentivo e apoio ao aleitamento materno. Como o enfermeiro é o profissional que mais estreitamente se relaciona com a mulher durante o ciclo gravídico-puerperal e tem importante papel, devendo informar, preparar a mãe para a prática do aleitamento materno. Este trabalho visa descrever a importância da assistência de enfermagem para o alcance do sucesso no aleitamento materno, bem como a necessidade e importância da amamentação com orientações básicas a puérpera, para eu seja exercida a promoção à saúde.

Palavras-Chaves: Aleitamento materno; Assistência da enfermagem; promoção à saúde.

ABSTRACT

Breast milk is a living, natural and complete food, suitable for almost all newborns, with rare exceptions. Breastfeeding is a complex human behavior that contributes to the reduction of morbidity and mortality. It is one of the most efficient ways to meet the nutritional, immunological and psychological aspects of the child in its first year of life. An act whose success depends on historical, social, cultural and psychological puerperal woman and commitment and technical-scientific knowledge of health professionals involved in the promotion, encouragement and support of breastfeeding. As the nurse is the professional who most closely relates to the woman during pregnancy and childbirth and has an important role, and inform, prepare the mother for the practice of breastfeeding. This paper aims to describe the importance of nursing care to achieve success in breastfeeding, and the need and importance of breastfeeding postpartum women with basic guidelines, for me is carried out on health promotion.

Keywords: Breastfeeding; Nursing care; health promotion.

1 INTRODUÇÃO

O aleitamento materno é considerado mundialmente importante, pois o leite materno é um alimento completo e necessário principalmente nos primeiros seis meses de vida, pois ele possibilita a formação de uma ligação afetiva entre a mãe e o recém nascido, através do contato físico facilitando a união entre eles. O recém nascido pode começar a mamar logo após o nascimento, ainda na sala de parto, trazendo grandes vantagens, pois o leite materno é livre de impurezas, fresco, disponível na temperatura ideal e facilmente digerido pela criança.

Este trabalho procura ressaltar a importância das ações de enfermagem, com orientação materna referentes as vantagens da amamentação, identificando os principais fatores que contribuem nesse processo apontando todas as vantagens que o aleitamento materno proporciona, descrevendo a importância que a assistência de enfermagem tem através da promoção a saúde, tanto na gestação quanto ao período puerperal.

O aleitamento materno é importante para o crescimento e desenvolvimento da criança, o ministério da saúde preconiza o aleitamento materno até os seis meses de vida, podendo ser mantido até o segundo ano de vida sendo complementado com outros alimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)   pdf (261 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com