TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE PARASITOLOGICA DE SANGUE

Por:   •  13/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  978 Visualizações

Página 1 de 3

Analise parasitológica de sangue

1.0 Introdução

Análise parasitológica de sangue é uma técnica que permite a separação de células em meio liquido. Consiste em espalhar um fragmento de tecido (sangue), ou de uma colônia sobre uma lâmina de vidro, o que provoca a dissociação de alguns elementos celulares e a sua aderência ao vidro. Forma-se assim uma fina camada de células, facilitando sua observação.

Esse método é usado na observação de sangue e outros  líquidos orgânicos, em que se coloca uma gota do liquido (sangue), sobre uma lâmina, e com ajuda de outra lâmina, se espalham bem o material coletado, depois de seco, o material pode ser corado  e fixado, confeccionando assim um esfregaço.

A confecção do esfregaço sanguíneo é o ponto crucial para a realização de um hemograma confiável e por isso sua padronização deve ser a principal exigência, para a sua realização é necessário utilizar uma lâmina limpa, outra lâmina distensora também limpa, o esfregaço ideal deve ser livre de falhas e paradas, não muito espesso, nem fino demais e sem falhas na cauda.

2.0 Objetivo

A prática realizada teve como objetivo a confecção e posterior visualização de lâminas contendo ou não parasitas, utilizando-se do método ESFREGAÇO SANGUÍNEO, por ser um método simples, preciso, rápido e de baixo custo.

OBSERVAÇÃO

  • Para ver um parasito vivo deve-se utilizar uma amostra de sangue, fazendo o esfregaço sanguíneo em camada delgada utilizando uma gota de sangue;
  • Para ver ovos, trofozoítos deve-se utilizar amostras de fezes.

  1. Material e Método

MATERIAL

  • Lanceta ou agulha de injeção;
  • Papel filtro;
  • Álcool para sepcia;
  • Laminas lavadas com álcool e secas;
  • Amostra de sangue.

MÉTODO

A pratica foi realizada no dia 02/06/2015, no laboratório de parasitologia do IESM – Instituto de Ensino Superior Múltiplo, com os alunos do bloco II de enfermagem (P-1), Sobre a coordenação da Dra. Mara Ramel, com os seguintes passos:

  1. Limpeza da lâmina com pisseta contendo álcool e papel filtro (deve-se limpar com álcool e secar com papel filtro);
  2. Técnica do esfregaço sanguíneo (analise parasitológica do sangue), utilizando-se aqui de uma lanceta estéril para a coleta da amostra do sangue (gota);
  3. Deixa correr, depois volta em camada delgada, é importante que a amostra seja fina, pois do contrario fica célula sobre célula, levando a uma interpretação errônea;
  4. Secagem natural da lâmina deixando-a inclinada sobre o papel toalha;
  5. Para corar Guinfa, quando o esfregaço está pouco, faz coração por imersão;
  6. Lava-se em um filete de água e deixa secar naturalmente.
  7. Observação ao microscópio para verificar a presença ou não de parasitas
  1. Resultado

Aprendizagem e aplicabilidade do método.

  1. Conclusão

Conclui-se que a analise parasitológica de sangue é, sem duvidas um dos métodos mais utilizados em exames mais simples como hemogramas, podendo ser realizada em laboratórios contendo toda aparelhagem necessária, e também pode ser realizada de uma forma mais simples pelo método de predileção, bastante utilizado em campo, principalmente quando as equipes de enfermagem se dirigem a locais menos favorecidos, é um método bastante eficaz, simples, não exigindo grandes custos, através do esfregaço sanguíneo realizado de forma correta, ou seja, seguindo todos os passos, da pra verificar a presença do parasita, caso este exista na corrente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com