TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Análise do filme Batismo de Sangue

Por:   •  16/11/2021  •  Resenha  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

Análise do filme Batismo de Sangue.

BELO HORIZONTE

2017

Batismo de Sangue é um filme brasileiro, que teve como diretor Helvécio Ratton e foi lançado em 2007 no Brasil. O filme é no livro de Frei Beto, este filme relata alguns dramas enfrentados por alguns seminaristas no final da década de 60, quando eles decidem apoiar grupos de esquerda que combatiam a ditadura militar que era vigente no Brasil.

A experiência de oposição à ditadura, as prisões dos freis e as torturas sofridas são demonstrada no filme com grande intensidade. Uma época de atrocidades, onde teve como resultado, conforme mostra no filme, principalmente para Tito, que não consegue resistir às pressões das torturas e do exílio e acaba tirando a própria vida.

Tito, Beto, Oswaldo, Fernando e Ivo, os seminaristas e também idealistas, decidem, baseados na doutrina cristã e nos ideais que acreditavam ser melhor para todos, lutar contra o regime que, oprimia o povo e era conivente com a desigualdade, a fome e todas as injustiças que estavam sendo cometidas na época.

Em uma das primeiras cenas, Tito, que também era estudante, saia de sua aula e entrava em uma reunião de estudantes, onde os estudantes decidiam sobre o congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), onde eles estavam fazendo uma votação sobre o presidente da entidade. Na cena dele indo para essa reunião, podemos ver vários cartazes e também pichações marcando datas de reuniões para estudantes e palavras contra o regime militar.

Apesar de todas as proibições e ameaças do governo, jovens estudantes do Brasil todo continuavam se reunindo e recebendo informações deste órgão, representante de seus interesses e principal representante dos jovens na luta contra a ditadura.

A maneira com que os estudantes são tratados nas prisões do filme mostra como era violência da repressão.  O filme mostra também frei Betto, que além de dominicano trabalhava em um jornal. Os jornais eram meios de resistência à ditadura, e alguns jornalistas publicavam notícias contrárias ao regime. Betto representa no filme um exemplo de como os jornalistas conseguiam resistir a esta pressão e usar as informações obtidas no jornal a seu favor. É o que acontece quando ele, através de notícias recebidas na redação, consegue evitar que um colega seja preso de caia nas mãos do DOPS.

Frente ao endurecimento do regime e das prisões de pessoas mais próximas a eles, os cinco seminaristas são obrigados a se separar. Aos poucos, os que não conseguem sair do país são presos – no meio da noite ou na rua, sem qualquer aviso prévio e sem dar informações aos parentes e amigos, que ficam sem notícias alguma do que está sendo feito dos presos políticos. Junto com as prisões, começam as torturas. O filme mostra também o lado psicológico dos torturados. Por mais que estes queiram resistir, a tortura é forte demais e eles acabam cedendo às pressões. Apesar dos nomes falsos e de todas as medidas de segurança tomadas, um a um, eles vão caindo nas mãos da repressão.

Dentro da prisão, cada um resiste também como pode e se apóia no que melhor conseguir. É neste sentido que os freis, já presos, celebram uma missa. Cercados por um contexto em que os torturadores tentam desacreditá-los de tudo que foi importante para eles, em um lugar em que muitos perdem a fé e a esperança no que estão fazendo, rezar uma missa e relembrar tudo o que os trouxe até ali é dar força a si mesmos e aos outros, é uma maneira de resistir à pressão e reafirmar sua rebeldia.

 A sociedade parecia se importar com a causa defendida pelos seminaristas. Muitas cenas que mostram como não foi toda a sociedade que se movimentou na luta contra o regime militar. Alguns, como o colega jornalista de Betto, têm medo da repressão. Outros a favor do regime, pois dependiam dele ou se beneficiavam. Mas a maioria não se importa com o contexto político que acontece ao seu redor. É o que evidencia a cena que anuncia a morte de Marighela: apesar da importante notícia que passa na televisão, a única pessoa que parece realmente se importar é Betto, pois o resto do restaurante continua sua conversa sossegada sobre a vida ou o futebol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com