TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA E PARASITOLÓGICA DE HORTALIÇAS COMERCIALIZADAS EM FEIRAS - LIVRES E SUPERMERCADOS DO MUNICÍPIO DE ERECHIM, RS

Trabalho Escolar: ANÁLISE MICROBIOLÓGICA E PARASITOLÓGICA DE HORTALIÇAS COMERCIALIZADAS EM FEIRAS - LIVRES E SUPERMERCADOS DO MUNICÍPIO DE ERECHIM, RS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE POTIGUAR

ESCOLA DE HOSPITALIDADE

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA

DISCIPLINA: CONTROLE HIGIÊNICO SANITÁRIO

PROF.: Dra. PRISCILA VANINI DANTAS DE MEDEIROS QUEIROGA

ALUNO: SIMONE CARLOS MARTINS

ESTUDO DE CASO

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA E PARASITOLÓGICA DE HORTALIÇAS COMERCIALIZADAS EM FEIRAS – LIVRES E SUPERMERCADOS DO MUNICÍPIO DE ERECHIM, RS

• OBJETIVO

A elaboração desse trabalho científico teve por objetivo analisar e quantificar a presença de bactérias indicadoras de contaminação fecal (termotolerantes) e avaliar a presença de parasitas intestinais do homem. Ou seja, ela buscou analisar, através de alimentos naturais, os vegetais, os quais serão consumidos cru, qual o grau de contaminação existente nesses alimentos, desde o plantio até a mesa do consumidor, que passa por diversos meios de contaminação.

• INTRODUÇÃO

A análise foi motivada pelo fato de alimentos, aparentemente limpos e inofensivos, serem transmissores e prováveis causadores de algumas doenças transmitidas por alimentos. Por estarem sempre expostos a qualquer tipo e/ou meio de contaminação, esses alimentos devem ser extremamente bem produzidos.

Tudo começa desde o plantio, a partir do momento em que eles são cultivados, onde deve ser observado se o solo não está, ou não pode ser contaminado, através de esgoto, animais, fezes humanas e até mesmo a água que os irriga pode está contaminada, se não for de boa procedência, ou não tiver sido bem tratada. Passando também pelos próprios seres humanos, produtores e clientes, que constantemente manuseiam esses alimentos, podendo estar com as mãos contaminadas.

• METODOLOGIA

O método de análise do estudo consistiu em pegar amostras de alface (Lactuca sativa L.) e agrião (Nasturtium officinale R. Br.) em uma feira local e em dois supermercados, denominados como estabelecimentos A e B.

As amostras foram acondicionadas individualmente em suas embalagens originais existentes nos estabelecimentos, sem contato manual, mantidos sob-refrigeração por no máximo, 24 horas. Para isso, foram coletadas 04 amostras em cada local, totalizando 24 amostras, sendo 12 de alface e 12 de agrião.

Essa metodologia foi bem aplicada, mas deveria ser coletados números maiores de amostras, para uma boa análise, além de que esses alimentos são ingeridos crus, o que deve ser bastante observado quanto a sua higiene.

Em seguida foram feita as análises bacteriológicas (presença de coliformes totais e termotolerantes) e parasitológicas (presença de helmintos e protozoários) nas hortaliças.

Foi utilizada uma técnica bastante eficaz, chamada NMP (Número Mias Provável) com a fermentação da lactose, por meio do processo dos tubos múltiplos, com duas fases distintas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com