TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Quando o Morcego Doar Sangue

Por:   •  29/11/2016  •  Resenha  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  1.032 Visualizações

Página 1 de 2

A letra escrita por Cosme Diniz e Rosemberg em 1991, cantada por Bezerra da Silva traz uma crítica a forma de fazer política no país. Um samba de 25 anos que permanece atual no cenário político brasileiro. Além de “Quando o Morcego Doar Sangue”, existem outras diversas músicas daquela época que podem ser cantadas e compreendidas nos dias de hoje. Como por exemplo: Inútil” de Roger Moreira, “Que país é esse?” de Renato Russo, “Cowboy Fora da Lei” de Raul Seixas, “Brasil” de Cazuza, entre tantos outros sucessos.

Não é de hoje que os políticos são rejeitados pela população, fato é o Impeachment que uma presidente sofreu há um mês no país. “Para tirar o Brasil dessa baderna. Só quando o morcego doar sangue. E o Saci cruzar as pernas”. A letra ironiza que é impossível existir políticos honestos, não é curioso que as pessoas identifiquem política com a politicagem, o ato de agir de acordo com interesses pessoais.

Mesmo com o voto obrigatório, apesar da “democracia”, são muitos os votos brancos e nulos nas urnas. Em Itu por exemplo, nas eleições municipais do último domingo, 27.318 mil pessoas deixaram de votar e 9.811 mil pessoas anularam seus votos.  Para uma cidade com 122 mil eleitores significa uma forma de protesto com a insatisfação dos representantes que estão hoje à frente do poder público.

Os políticos deveriam defender o bem comum e lutar por melhorias em suas cidades, estados e no país. Mas, muitos deles defendem apenas interesses próprios e dos grupos econômicos que os financiam. Quantos deles se elegem com o discurso à favor do povo? “Promessa de um Brasil novo”. De qualquer forma sabemos que o maior interesse é se reeleger e continuar a “ganhar a vida” de dinheiro “fácil”. Sendo mais vantajoso cortar uma verba de educação e saúde do que diminuir do próprio salário. “Quem governa o país é muito feliz”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com