TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE ASPECTOS ERGONÔMICOS DE MOTORISTAS DO TRANSPORTE URBANO

Por:   •  3/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.318 Palavras (18 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 18

  CARACTERIZAÇÃO DO ABSENTEÍSMO RELACIONADO À SAÚDE EM MOTORISTAS DE TRANSPORTE COLETIVO

ABSENTEEISM CHARACTERISTICS RELATED HEALTH ISSUE

ON DRIVERS

OF A BUS SERVICE COMPANY

Josilaine Pereira Gonçalves

Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – Unileste. josygoncalves2008@gmail.com

Endereço para correspondência

Josilaine Pereira Gonçalves.

Rua Tarumã n° 55 Bairro Jardim Monte Carlo, Telêmaco Borba, PR – CEP 84266.564 Fone: (42) 99123 - 6815 josygoncalves2008@gmail.com

RESUMO

Os motoristas de transporte coletivo exercem um trabalho relevante no dia a dia dos brasileiros, contribuem sobremaneira para a vida social e econômica das famílias. Todavia, estes trabalhadores estão susceptíveis a diversas condições que podem desencadear agravos à saúde e consequentemente o absenteísmo que traz repercussões para o trabalhador, empresa e sociedade. A pesquisa objetivou caracterizar o absenteísmo e patologias associadas dos motoristas de ônibus de uma empresa de transporte coletivo do Vale do Aço – MG ocorridos no ano de 2014. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, de natureza documental. A coleta de dados ocorreu através do levantamento dos atestados médicos e/ou registros de licenças médicas que os motoristas obtiveram no ano de 2014. Foram encontrados e analisados 161 atestados médicos no ano pesquisado. A primeira causa de afastamento dos motoristas foram as disfunções osteomusculares representadas por 21,7%, seguida das infecções de vias aéreas com 14,9% e as infecções gastrointestinais com 12,4%. Quanto ao tempo de afastamento prevaleceu em 90,1% no período de um a nove dias. A pesquisa evidenciou a necessidade de implantação de estratégias de promoção da saúde para os motoristas para que o número de absenteísmo possa ser reduzido e beneficie a saúde do trabalhador e sua qualidade vida, bem como sua produtividade e desempenho profissional.

PALAVRAS - CHAVE: Absenteísmo. Saúde do trabalhador. Transportes.

ABSTRACT

The bus drivers execute an important work in Brazilians daily lives. They contribute greatly to the social and economic lives of many families. However, these workers are susceptible to a number of conditions that can trigger health problems and consequently absenteeism that brings repercussions for workers, business and society. This research aimed to characterize absenteeism and associated pathologies towards the drivers of a bus transportation company in Vale do Aço – MG, which took place in the year of 2014. This is a quantitative approach research of document nature. The data were collected through a survey of medical certificates and/or medical leave records that drivers obtained in the year of 2014. 161 medical certificates were found and analyzed in the surveyed year. The first cause of drivers medical clearance were musculoskeletal disorders represented by 21.7% of sick leaves, followed by 14.9% of respiratory tract infections and 12.4% of gastrointestinal infections. The clearance time prevailed in 90.1% of medical certificates within the period of one to nine days. The research highlighted the need to implement health promotion strategies for drivers and disease prevention so that the number of absenteeism can be reduced and benefits the worker's health and their life quality as well as their productivity and job performance.

KEYWORDS: Absenteeism. Worker's health. Transportation.

INTRODUÇÃO

Considerado como um grande problema, tanto nas organizações públicas quanto na privada, o absenteísmo é definido como ausência do empregado ao trabalho, ou seja, a soma dos períodos em que os empregados encontram-se ausentes no trabalho. É divido em absenteísmo voluntário, por motivos particulares, por patologia ocupacional; absenteísmo legal como gestação, doação de sangue e serviço militar e absenteísmo compulsório (SILVA; MARZIALE, 2000). Relaciona-se ainda com outros fatores como a insatisfação com o trabalho, a falta de motivação ou condições de trabalho (YORIO; CARNEIRO, 2012).

O tipo de atividade profissional e as condições laborais podem implicar em riscos para a saúde do trabalhador. Dentre as classes profissionais do país, temos os motoristas de transporte coletivo urbano que prestam um serviço fundamental no cotidiano dos brasileiros, porém suas atividades os expõem a riscos e doenças ocupacionais.

A rotina laboral do motorista de coletivo urbano é permeada por diversas situações e condições que comprometem a saúde, como a fadiga, a longa permanência na posição sentada, os movimentos repetitivos, a exposição às vibrações e ruídos, as condições climáticas, a violência urbana e o assédio de passageiros que contribuem diretamente para um possível quadro de adoecimento típico destes profissionais e consequentes aumentos do índice de absenteísmo (REIS et al., 2005).

Estes fatores agem diretamente sobre a saúde física e psíquica do colaborador, e em conjunto com outros fatores que englobam as condições do trânsito, congestionamentos e hábitos comportamentais, potencializam os acidentes de trânsito, de trajeto e doenças ocupacionais (IGNÁCIO; OLIVEIRA, 2011). Para Costa et al. (2003) o motorista está sujeito a um trabalho extenuante, comprometendo a sua saúde, mas também a segurança do passageiro e pedestre.

Os motoristas de ônibus apresentam maiores taxas de mortalidade, morbidade e absenteísmo se comparados a trabalhadores de outras profissões, com destaque para problemas cardiovasculares, gastrointestinais e musculoesqueléticos (MOURA NETO; SILVA, 2012).

Um relatório técnico epidemiológico do Ministério do Trabalho e Emprego fornece uma lista dos agravos à saúde que são decorrentes da atividade transporte coletivo e rodoviário de pessoas, sendo comum as doenças ocasionadas pelo ruído como a Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR), as doenças ocasionadas por vibrações, como a osteonecrose, as lesões articulares, a síndrome vertiginosa (labirintite), a otite média sub aguda e a otite média crônica, a hipoacúsia por lesão coclear irreversível, as afecções osteoarticulares, a radicalgia por hérnia discal, a bursite olecraniana ou acromial, as tendinites, as tenossinovites, a periartrite, e doenças emocionais, tais como depressão, síndrome do pânico e transtornos de ansiedade (BRASIL, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (148.6 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com